Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- I N T E L I G Ê N C I A      P O L Í T I C A -
01 de outubro de 2006

ELEIÇÕES 2006
Aqui se colhe o que se planta...

            O resultado do primeiro turno das eleições 2006 mostrou que o brasileiro está mais consciente para votar. Apesar de decepcionantes alguns resultados (como o retorno de Waldemar Costa Neto e outros envolvidos em escândalos) vou me atentar especialmente ao cargo para presidente da República. Inicialmente o Partido dos Trabalhadores (PT) não se preocupava com essas eleições - a reeleição de Lula era algo certo e indiscutível mas foram tantas trapalhadas que o rumo mudou completamente. Vamos a análise do passado, do presente e tentar prever o futuro próximo - segundo turno no dia 29 de outubro.

            Foram certamente muitos deslizes - a maioria inaceitáveis e muito graves. Por muito menos Fernando Collor de Mello foi retirado da presidência da República após impeachment - a meu ver um pouco exagerado, mas não vem ao caso nesse momento. Lula dizer-se inocente é deslealdade com a população "ignorante" (ignorante no sentido de falta de conhecimento de como funcionam as coisas ali no Palácio do Planalto). O presidente da República é o homem mais bem informado do Brasil!!! Andei fazendo levantamentos a respeito das eleições e obtive algumas informações interessantes. Não sei porque o presidente dos Estados Unidos, George Bush, tem interesse na reeleição de Lula. No dia das eleições ele inclusive tentou fazer uma ligação a Lula mas não obteve êxito. Sempre falaram que Fernando Henrique Cardoso (leia-se PSDB) iria "vender" o Brasil - realmente houve um excesso inexplicável de interesse na venda de multinacionais (até o Banco do Brasil foi cogitado em ser vendido!!!) e que ele atendia aos interesses dos americanos. O que se vê agora é o contrário. O governo Lula quitou a dívida de US$ 20 bilhões com o FMI e tem atendido regularmente diversos interesses dos norte-americanos. Com esse dinheiro muitos postos de saúde, hospitais, escolas, bibliotecas públicas e afins teriam sido construídos. Aproveitava-se o dinheiro barato do FMI e atendia às reais necessidades básicas da população carente. Mas Lula preferiu pagar a dívida ou invés de rolar a dívida e atender as necessidades de seu povo. Por tudo isso eu digo com segurança: quem defende o interesse dos estrangeiros, principalmente norte-americanos, é o governo Lula e o PT.

            Os principais dirigentes do partido PT estiveram envolvidos em escândalos (José Dirceu, Waldomiro Diniz, Antônio Palocci, José Mentor, tesoureiros, secretários, amigos...) além de diversos outros deputados e senadores de partidos coligados (amigos) do PT. Isso sem falar no "Valerioduto" (aliás por onde anda a "criança"? Protegido?). Por fim a "Máfia das Ambulâncias" e a compra de um dossiê falso contra José Alckmin por R$ 3 milhões em dinheiro sem origem e inexplicável até o momento. Foram denúncias de toda espécie, uma falta de vergonha, uma atrás da outra e o presidente Lula tem a cara de pau de dizer que não sabia de nada. Molecagem!!! Fico admirado em existir gente que ainda apóie o PT - só podem ser pessoas da mesma espécie ou que tenham interesses na continuidade desse desgoverno corrupto. Para piorar o presidente Lula passou mais tempo viajando do que administrando esse país.

            Fora Lula e Alckmin dois candidatos derrotados no 1º turno se sobressaem: Cristóvam Buarque (PDT) - que recebeu o meu voto - e Heloísa Helena (PSOL). Cristóvam, então ministro da educação do governo, Lula foi demitido por telefone quando estava em Portugal preparando o lançamento de um livro de sua autoria. Heloísa Helena foi expulsa do PT por não apoiar as falcatruas e armações do partido. Hoje eles passam a ser o "fiel da balança" pois os votos de ambos, juntos, se somados ao de Alckmin superam o de Lula (dados do 1º turno de 2006) e definem o então próximo presidente brasileiro.

            Há uma curiosidade grande em mim pelos dados apresentados pelo IBOPE. Completamente furados!!! Observe que o levantamento é errado e não é real, senão vejamos: O IBOPE apresenta resultados ao consultar um universo em torno de 2.000 pessoas (pouco mais, pouco menos) em diversas regiões do país. Mas isso está errado, por isso vem o furo!!! Se vão levantar dados num universo de 2.000 pessoas, que seja então proporcional por região; ora se Minas Gerais, por exemplo, tem 12% da população brasileira então desse universo pesquisado deve vir 12% de Minas Gerais (240) para que seja feita uma proporção exata e levar a resultados fidedignos e não apenas levantar dados de 2.000 pessoas sendo 100 de cada estado... ou 200 de São Paulo, 150 do Rio de Janeiro, etc. A proporção tem que ser exata, para que em estados onde se verifica grande diferença entre eleitores sejam consideradas essas proporcionalidades. Mesmo assim há erro grande pois em determinada região de um estado Lula tem 55% dos votos e em outra região desse mesmo estado ele tem 34% - o IBOPE continuará errando se utilizar essa metodologia. Espero que seja por erro de avaliação e não por interesses escusos...

            Analisando também tudo o que o governo Lula fez de bom, o que Alckmin e o PSDB fizeram de bom e de errado no passado próximo garanto a vocês que teremos uma grande surpresa no próximo dia 29. Considerando também os votos dos eleitores de Cristóvam e de Heloísa Helena, faço minha previsão: No período de 2007/2010 Geraldo Alckmin será o novo presidente do Brasil. Para o PT uma grande lição e para o presidente Lula um aprendizado de como se deve administrar um país, sem radicalismos, sem falsos moralismos e principalmente, sem deslealdades e com humildade que ele diz ter mas que não tem. Se nesse PT não há lealdade com os seus o que dirá com o povo brasileiro? Independentemente do que aconteça, como fiz antes, eu sou transparente: meu voto é de Geraldo Alckmin e do PSDB!!!

            Um abraço e até a próxima quinzena,

            FERNANDO TOSCANO
            Editor do Portal Brasil


CLIQUE AQUI E LEIA MAIS COLUNAS SOBRE POLÍTICA

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO SEU AUTOR
PROIBIDA A REPRODUÇÃO SEM AUTORIZAÇÃO PRÉVIA


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI