Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- C  I  N  E  M  A  -
C R Í T I C A

01 / ABRIL / 2007
ATUALIZAÇÕES QUINZENAIS

Para ler colunas anteriores, Clique aqui


The Painted Veil, de John Curran, 2006 - Um projeto pessoal de Edward Norton que conseguiu levar para tela grande a difícil adaptação do livro homônimo de Somerset Maugham que já tivera uma versão estrelada por Greta Garbo nos anos 30.

            Norton vive um pesquisador Walter que se embrenha no interior da China com sua esposa (Naomi Watts) para conter uma epidemia de cólera, pois descobrira o adultério dela com o personagem vivido por Liev Schreiber.

            O filme se passa na primeira onda revolucionária que ocorreu na China que descortinou um sentimento de repulsa aos estrangeiros e o casal acaba sendo vítima da situação política, ao tempo em que buscam restabelecer um mínimo de convivência pacífica.

            A dupla protagonista esbanja talento em cada cena, gravando a história com uma mistura de contenção e explosão que ocorrem sempre no momento devido, sempre conduzida com maestria pelo diretor John Curran.

            O filme ainda é perfeito na parte técnica, com trilha sonora adequada, fotografia e direção de artes que só realçam os valores artísticos de um pequeno filme que já nasce um clássico de época.

Cotação: **** ½

CLÁSSICOS NACIONAIS:
O Bom Burguês, de Oswaldo Caldeira, Brasil, 1983 -
A história de Lucas (José Wilker) que engendra um plano para retirar das entranhas do sistema bancário da ditadura militar o dinheiro para bancar os partidos na clandestinidade e a luta armada.

            Um filme que explora as possibilidades da classe média entre usufruir das benesses do dinheiro e a luta por ideais que justificaram ações armadas de jovens militantes nos anos setenta.

            Discute-se a vida no país em plena ditadura, com possibilidades de grandes ganhos financeiros para aqueles que detenham fração de influência dentro do sistema, em que a esquerda dividida lidava com temas como a luta armada, o machismo e as relações familiares dentro das organizações de então.

            A importância desse filme é demonstrar a possibilidade de descobrir um momento do Brasil e um outro momento do cinema nacional, em que circulam  na tela grandes nomes que fizeram a cena durante os anos oitenta: José Wilker, Beth Faria, Anselmo Vasconcelos, Christiane Torloni, Nelson Xavier e o saudoso Jardel Filho.

Cotação: ** ½ 

Lourival Sobral              
Colunista de cinema           


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI