Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- C  I  N  E  M  A  -
C R Í T I C A

01 / DEZEMBRO / 2007
ATUALIZAÇÕES QUINZENAIS

Para ler colunas anteriores, Clique aqui


Valente (The Brave One), de Neil Jordan, 2007 - Erica Bain (Jodie Foster) é uma radialista que perde seu noivo quando o casal é atacado por um grupo de malfeitores e, aos poucos, vai se tornando numa vingadora que mata criminosos durante a noite.

            O filme explora o processo de transformação da protagonista e o envolvimento com o policial que investiga o caso e que está em conflito com os limites éticos impostos aos mantenedores da lei.

            Além do grande desempenho de Foster, o filme vale pela crueza com a qual traz as questões que resvalam no politicamente incorreto, pois as soluções dadas pelos personagens não são exatamente aquelas mais palatáveis.

            O diretor Neil Jordan consegue se expressar bem, mesmo saindo do seu habitat irlandês, onde realizou seus melhores trabalhos e consegue imprimir ritmo de filme de ação a um projeto encomendado.

Cotação: ***

1408, de Mikael Hafström, 2007  - Mike Enslin (John Cusack) é um escritor que costuma falar em seus trabalhos de locais em que acontecem fatos paranormais.

            Certa vez, recebe correspondência sobre um quarto de hotel situado em Nova York em que durante anos aconteceram inúmeras mortes e que agora a gerência o mantém fechado.

            A contragosto do gerente (Samuel L. Jackson), Michael hospeda-se e começa a vivenciar episódios que contrariam o seu ceticismo com o sobrenatural e que o levam a uma interação com seus próprios problemas pessoais.

            Um thriller realmente assustador em que John Cusack tem atuação muito acima da média, sob a condução precisa do diretor sueco Hafstrom que conseguiu construir uma trama realmente assustadora.

Cotação; *** ½ 

Lourival Sobral              
Colunista de cinema           


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI