Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- C  I  N  E  M  A  -
C R Í T I C A

16 / DEZEMBRO / 2007
ATUALIZAÇÕES QUINZENAIS

Para ler colunas anteriores, Clique aqui


O SOBREVIVENTEO Sobrevivente (Rescue Dawn), de Werner Herzog, 2006 - Werner Herzog leva para as telas a história do piloto alemão naturalizado norte-americano Dieter Dengler (Christian Bale) e, após ser abatido, passa a viver como prisioneiro num campo do Laos.

            Um filme sobre como sobreviver em condições adversas seja na prisão ou na selva, em que o ator Christian Bale se entrega ao personagem perdendo muitos quilos, além de transmitir os sentimentos que povoaram a alma do personagem central.

            O diretor alemão Werner Herzog já realizara um documentário sobre o piloto - Little Dieter Needs to Fly - e demonstra conhecer bem a história e põe a serviço do filme sua experiência de trabalho em condições adversas.

            Um filme sobre superação e relacionamento humano numa situação limite em que sentimentos primários são despertados, construído com grande talento na direção e elenco competente.

Cotação: *** ½

OS SENHORES DO CRIME - Na foto: Naomi WattsOs Senhores do Crime (Eastern Promises), de David Cronenberg, 2007 - Anna (Naomi Watts) e Nikolai (Viggo Mortensen) são de origem russa e acabam se cruzando no submundo londrino de tráfico de mulheres, quando uma jovem de 14 anos, ao morrer, dá a luz a uma criança.

            Anna tenta encontrar informações sobre a família da moça e acaba conhecendo Semyon (Armin Mueller-Stahl), chefão que comanda um restaurante de fachada e que vive a tentar evitar problemas de seu filho Kirill (Vincent Cassell) – homem violento e capaz de grandes atrocidades.

            Nikolai é o segurança de Kirill e parceiro em alguns crimes que sonha em ganhar força dentro da organização e que acaba por se apaixonar por Anna, fechando o círculo de relacionamento entre os personagens.

            David Cronenberg e a dupla protagonista retomam a parceria do ótimo “Uma História de Violência” com enorme qualidade de roteiro e interpretações.

Cotação: **** ½

Lourival Sobral              
Colunista de cinema           


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI