Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- C  I  N  E  M  A  -
C R Í T I C A

16 / MARÇO / 2007
ATUALIZAÇÕES QUINZENAIS

Para ler colunas anteriores, Clique aqui


Em Segredo (Grbavica), de Jasmila Zbanic, 2006, Bósnia - O drama de Esma (Mirjana Karanovic) que vive com sua filha adolescente em Sarajevo e convive com os conflitos latentes que permanecem na sociedade local, mesmo após o final da Guerra da Bósnia.

            A jovem se imagina filha de um herói de guerra, mas que não consegue comprovar o falecimento deste e, com isso, usufruir a condição de órfã dele que lhe daria inúmeros benefícios, além de prestígio entre os colegas.

            Ao tempo que a verdadeira história do nascimento da menina é revelada, outras feridas locais são postas à mostra, construindo um painel da Bósnia atual que enternece e faz pensar.

            Uma produção séria, bem conduzida com um brilhante desempenho de Mirjana que merecia uma atenção maior do circuito de arte pela qualidade e importância em demonstrar a situação das mulheres e órfãs nos Bálcãs.

Cotação: ****

Um Certo Olhar (Snow Cake), de Marc Evans - Uma produção independente canadense que mostra o encontro de Alex Hughes (Alan Rickman) com a autista Linda (Sigourney Weaver) pela morte de Vivienne (Emily Hampshire), filha desta num acidente de trânsito.

            A relação se estabelece num nível acima da realidade, em que a dor de Alex pela perda de seu filho vê-se refletida no aparente desinteresse que Linda demonstra ao saber que perdera sua filha.

            Ao mesmo tempo, nasce uma terna relação entre a vizinha Maggie (Carrie Anne Moss) e Alex que desperta sensibilidade sublimada por uma prisão de três anos que só durante a trama é explicada.

            Um filme que discute as possibilidades do perdão frente acidentes da vida e à possibilidade de recomeçar, ainda que tenha que se lidar com a aparente desordem que envolve a convivência com alguém que habita um mundo próprio quase inacessível como Linda.

            O diretor Evans é sensível em tocar sua história e utiliza com perfeição sua dupla protagonista, ambos em momentos sublimes em suas carreiras que, infelizmente, não foram devidamente reconhecidos nas premiações anuais.

Cotação: *** ½ 

Lourival Sobral              
Colunista de cinema           


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI