Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- C  I  N  E  M  A  -
C R Í T I C A

01 / NOVEMBRO / 2007
ATUALIZAÇÕES QUINZENAIS

Para ler colunas anteriores, Clique aqui


Caminho Para Guantânamo (The Road to Guantanamo), de Michael Winterbottom, 2006 - A história de três jovens que foram presos no Afeganistão e enviados para prisão na base americana de Guantânamo foi levada ao cinema pelo diretor britânico Michael Winterbottom.

            O filme é narrado em tom de docudrama em que os três jovens contam sua história, ao tempo que a história é representada na tela por elenco desconhecido e eficiente que conseguem mostrar na tela o processo de descoberta vivido na prisão.

            Um filme essencial e contemporâneo que discute temas que não se presta a soluções fáceis e respostas simplistas.

Cotação: ****

 

 

Transylvania, de Tony Gatlif, 2006, França - A historia de Zangarina (Ásia Argento) que vai em busca de seu grande amor e pai do filho que espera o cigano, Milan (Marco Castoldi) e descobre a Europa ocidental e os hábitos dos ciganos romenos.

            O filme narra o processo de loucura que toma conta de Zangarina após a rejeição e como ela se junta ao negociante Tchangalo (Bruno Unel) durante a viagem com direito a sessão de exorcismo e de um urso interromper uma cena de sexo.

            O diretor Gatlif mantém o talento na condução de road movies já demonstrada em “Exílios” (2004), mas se recente do talento e empatia de Romain Duris, protagonista daquele filme, e o filme não consegue decolar em toda sua pretensão.

            Um filme difícil que poderá agradar pela possibilidade de descobrir valores e aspectos culturais muito próprios das regiões visitadas pelos protagonistas.

Cotação: ***

Lourival Sobral              
Colunista de cinema           


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI