Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- C  I  N  E  M  A  -
C R Í T I C A

16 /  SETEMBRO / 2007
ATUALIZAÇÕES QUINZENAIS

Para ler colunas anteriores, Clique aqui


Um Minuto de Silêncio (Un Minuto de Silencio), de Roberto Maiocco, Argentina, 2005 - Ernesto (Eduardo Blanco) perde seu emprego de operário especializado em uma fábrica durante a crise econômica argentina e vai morar em um casebre perto de um lixão com sua família.

            Aos poucos, os serviços do Governo vão rareando e a informalidade vai tomando conta da vida da população, só lhe restando como meio de vida trabalhar como faz-tudo de um pároco local e voltar a trabalhar em circo como palhaço.

            Uma história simples que se vale da simpatia de Eduardo Blanco (de “Conversaciones com Mamá) que constrói o pai de família que busca manter a família unida e feliz mesmo com a série de eventos que vai diminuindo a capacidade financeira da família.

            Um filme que toca o coração do público, em que as pequenas emoções se revelam nas situações mais banais e que vai agradar quem se arriscar a assisti-lo.

Cotação: ***

Kes, de Ken Loach, 1969, Inglaterra - Billy (David Bradley) é um menino que vive com seu irmão mais velho e sua mãe numa cidade mineira inglesa e que se desdobra em treinar um falcão – Kes –, que se torna sua grande paixão.

            O filme mostra cenas da vida inglesa dos anos 60 no contexto em que vive a família de Billy, sempre com o viés social que marcaria a carreira do então estreante Ken Loach.

            Loach vale-se do talento do jovem ator Bradley que leva o filme nas costas com grande competência e emociona o público com seu amor pela ave e em outros momentos do filme em que tem que fazer frente à sua situação familiar e a opressão da vida escolar.

            Um roteiro seco que conta a história sem momentos dispensáveis e que constrói um pequeno clássico do cinema contemporâneo.

Cotação: **** 

Lourival Sobral              
Colunista de cinema           


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI