Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

C O L U N A     D E     E C O N O M I A
16 / MAIO / 2007

95% preferem a CPMF
Por Marcos Cintra (*)

NA COLUNA DE 01 deste mês, tentei mostrar que a guerra santa contra a CPMF nada mais é do que uma luta política sem sentido, tendo como principais contendores o governo e os partidos de oposição, capitaneados pelos Democratas. O debate se mostra contraditório e insincero de ambas as partes.

 

Ambas alegam que a CPMF é um tributo ineficiente, em cascata, mas ao mesmo tempo reivindicam os méritos pela criação de outros tributos igualmente cumulativos, como é o caso do Supersimples e da tributação sobre o lucro presumido. Esquecem que tributos como o ICMS, que se deseja federalizar, é parcialmente cumulativo quando a cadeia de débito e crédito se rompe, como ocorre rotineiramente no setor de serviços (que abarca 65% do PIB brasileiro) ou nas atividades rurais regidas em grande parte pelas relações informais de produção, ou quando os créditos dos exportadores viram pó, como ocorre no país.

 

Igualmente incoerente é a posição de ambos, que não se posicionam contra o ISS, um tributo cumulativo e que tem sido alvo da ganância arrecadatória do governo federal, que deseja incluí-lo em seu projeto de criação de um IVA estadual.

 

Esse debate parece confirmar a opinião do saudoso Roberto Campos (1917-2001), quando se referiu à intrigante distinção feita no Brasil entre dois tipos de cascata, uma benigna e outra maligna. A cascata maligna inclui tributos odiados como a CPMF e parte do PIS/Cofins. Contra eles são disparadas as mais violentas críticas. Já a cascata benigna diz respeito a tributos classificados como notáveis contribuições à ciência tributária. São eles o Simples e o IRPJ sobre o lucro presumido.

 

O que mais intriga, no entanto, é saber por que o governo luta por um tributo como a CPMF, que alega ser ruim, como afirmou recentemente o ministro Paulo Bernardo? Por que não a eliminam e compensam a arrecadação com aumento de tributos "bons" como o Imposto de Renda, o ICMS e a Cofins não-cumulativa?

 

O governo faz um discurso maroto. Sabe que a população é contra a CPMF, como é contra qualquer outro tributo. Ao mesmo tempo, faz de conta que considera o tributo um mal necessário, esperando com isso atenuar a rejeição que a defesa de qualquer imposto acarreta contra sua imagem.

 

Na tentativa de aferir a opinião dos contribuintes, fiz uma pergunta a meus leitores, que responderam o seguinte:

 

- 5% apenas preferem acabar com a CPMF e manter os demais tributos como se acham;

 

- 95% preferem que a CPMF continue, mas pedem a redução de outros tributos nestas proporções:

 

        - 20% desejam reduzir o IR das empresas de 25% para 11%;

 

        - 24% desejam reduzir o ICMS de 17% para 14%;

 

        - 29% desejam reduzir o INSS patronal de 20% para 4%; e

 

        - 22% desejam eliminar o IPI e reduzir a Cide-combustíveis em 50%.

 

Minhas expectativas foram confirmadas. Os contribuintes não consideram a CPMF um "mau" tributo, caso contrário seria o primeiro que eles gostariam de eliminar do sistema tributário nacional.

 

Esse resultado, quando comparado com as opiniões dos tecnocratas econômicos, nos leva a duas possíveis conclusões alternativas:

 

1) os contribuintes são imbecis e não sabem o que é bom para a economia nem para eles mesmos, ou

 

2) a tecnocracia econômica está muito distante da realidade, vivendo encastelada em suas torres de marfim e perdida em modelos teóricos divorciados da economia real.

 

 

(*) Marcos Cintra, 60 anos, doutor pela Universidade de Harvard, vice-presidente e professor-titular da Fundação Getúlio Vargas, é ex-deputado federal (1999/2003),
ex-Secretário Municipal de São Bernardo do Campo (SP) e autor de "A verdade sobre o imposto único" (LCTE, 2003).

Leia mais matérias de Economia: CLIQUE AQUI


PUBLICAÇÕES AUTORIZADAS EXPRESSAMENTE PELO DR. MARCOS CINTRA
A PROPRIEDADE INTELECTUAL DOS TEXTOS É DE SEU AUTOR


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI