Área Cultural

Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal


- E D I T O R I A L -
16 / DEZEMBRO / 2007

ESPORTES - Formula 1: Renault anuncia Nelsinho Piquet como piloto oficial em 2008 - A Renault confirmou oficialmente, por volta de 15h no horário europeu do último dia 10, que Fernando Alonso é o bom filho da história. O espanhol retorna à casa onde levantou as taças de 2005 e 2006, ajudando a montadora a conquistar também seus dois primeiros títulos de Construtores da história. Também, e finalmente, Nelsinho Piquet ascende à condição de titular, confirmando o que eu já havia falado aqui no Portal Brasil antes de qualquer site ou meio de comunicação.

            Na leva de anúncios de pilotos, é Romain Grosjean, campeão da F-3 Européia, francês, quem vai ocupar a vaga de piloto de testes da equipe, tirando as chances do brasileiro Lucas Di Grassi, vice-campeão da GP2 em 2007 e piloto que faz parte do programa de pilotos da Renault.

            No comunicado à imprensa, Flavio Briatore afirnou que "Fernando e Nelsinho vão formar uma das melhores duplas de 2008. Estamos muito satisfeitos em ter Fernando de volta ao time onde ele alcançou seus maiores sucessos. Suas capacidades como piloto e líder são bem conhecidas, e estamos ansiosos por ter uma parceria forte".

            O chefe da escuderia também falou, sempre disposto a alfinetar a McLaren, que "Alonso conhece bem o time e como nós operamos. Ele vai se sentir confortável desde o começo nesse ambiente".

            Sobre Nelsinho, o dirigente o definiu como "um dos mais promissores talentos no automobilismo, passou um ano aprendendo como nosso test-driver e conhecendo o time. Ele está pronto para subir de nível", disse Briatore.

TECNOLOGIA - ComprasNet e Siasg agora são monitorados - O Serpro instalou, desde o dia 4 de dezembro, uma Sala de Comando para acompanhar e monitorar o Portal de Compras do Governo Federal - ComprasNet e o Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais - Siasg. Essa é uma ação preventiva da Empresa para se antecipar à ocorrência de possíveis problemas nos sistemas, uma vez que no final do ano registra-se um maior número de acessos.

            Até o presente momento, registrou-se picos de aproximadamente 10 mil acessos simultâneos ao ComprasNet e a previsão é que estes números cheguem a 18 mil, nos dias que antecedem o prazo final para o empenho das compras de governo.

            Na última sexta-feira, 1.119 pregões eletrônicos estavam em operação. Diante do aumento de operações, a Sala de Comando procura garantir a máxima disponibilidade da aplicação, já que monitora simultaneamente a infra-estrutura de produção dos serviços, além da própria aplicação.

            Para tanto, utiliza-se a ferramenta IP Monitor, que permite a monitoração de todos os serviços de produção, homologação, treinamento e banco de dados. A ferramenta atua como um semáforo, indicando o desempenho dos processos com cores: verde, amarelo e vermelho. Quando o programa indica amarelo, a Empresa tem 15 minutos para acionar os responsáveis, antes que o usuário perceba o problema. De acordo com a gerência da Sala, até agora não foi identificada nenhuma ocorrência de falha tanto no ComprasNet como no Siasg.

            A Sala de Comando é sazonal e atua em momentos críticos para a monitoração dos sistemas. Para Ricardo Jucá, gestor do ComprasNet, a importância desta Sala é evitar qualquer problema que implique em prejuízos para o usuário final e para a Administração Pública. “Nossa intenção é atuar de forma pró-ativa, para que o usuário final não perceba qualquer indisponibilidade e para não prejudicar a participação de proponentes - futuros fornecedores - nas licitações em processo de abertura, que deve ser igualitária”, afirma Jucá.

            A Sala de Comando está localizada em Brasília e é monitorada pelas áreas de rede, infra-estrutura, gerência de serviços, desenvolvimento e relacionamento do Serpro. Para o 1º semestre de 2008, o Serpro prevê que os sistemas ComprasNet e Siasg passem a integrar os serviços de gerenciamento integrado, quando serão monitorados presencialmente 24 horas por dia. O benefício que a monitoração viabiliza é o controle de falhas em recursos computacionais, identificando, com exatidão, o impacto da falha no serviço, e tornando possível o processo estruturado para atuação preventiva, pró-ativa e reativa, com integração das áreas especialistas do Serpro.

            Além disso, em 2007, o ComprasNet teve um aumento significativo em sua capacidade de armazenamento. A Empresa disponibilizou mais dois servidores para a solução, melhorando sua performance com o upgrade realizado nos equipamentos até então existentes.

POLÍTICA I - Projeto de Lei procura racionalizar o sistema recursal no TST - A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou ontem três das quatro emendas do Senado ao Projeto de Lei 4732/04, do Poder Executivo, que restringe a possibilidade de recursos de revista, meio pelo qual o Tribunal Superior do Trabalho (TST) uniformiza sua jurisprudência, balizando decisões divergentes. O objetivo é racionalizar o sistema recursal na Justiça do Trabalho e torná-la mais rápida.

            As três emendas são de redação e não alteram a essência do projeto. O relator, deputado Gerson Peres (PP-PA), manifestou-se pela constitucionalidade, juridicidade e pela boa técnica legislativa da proposta.

Limites
           
           
De acordo com o texto aprovado, a parte derrotada em processos trabalhistas na segunda instância - correspondente aos tribunais regionais do Trabalho sediados nos estados e no Distrito Federal - só poderá recorrer ao TST, em Brasília, se o valor da causa for igual ou superior a 60 salários mínimos (R$ 22,8 mil), sem exceções.

            A única emenda do Senado que promovia alteração substancial no projeto - e que foi rejeitada pela comissão - permitia recursos para causas inferiores a 60 salários mínimos se fosse contrariada súmula do TST ou no caso de violação direta da Constituição Federal.

            Atualmente, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) permite recurso de revista nas causas abaixo de 40 salários mínimos (R$ 15,2 mil) somente se a decisão do tribunal regional contrariar súmula do TST ou, de maneira clara e direta, dispositivo da Constituição.

POLÍTICA II - Substitutivo fixa normas para divisão de competências em relação ao meio ambiente - A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aprovou no último dia 5 substitutivo ao Projeto de Lei Complementar (PLP) 12/03, do deputado Sarney Filho (PV-MA), que fixa normas para a divisão de competências e para a cooperação entre União, estados e municípios (as ações previstas para os estados e municípios valem também para o Distrito Federal) em relação ao meio ambiente. O objetivo é evitar que a ausência de atribuições específicas cause sobreposição de ações dos entes federados ou impeça a tomada de ações, o que causaria prejuízos ao meio ambiente.

            O substitutivo foi elaborado pelo relator, deputado Nilson Pinto (PSDB-PA) e também trata das normas de licenciamento ambiental para a implantação de novos empreendimentos. O texto do relator incorpora dispositivos de duas propostas apesnadas: o PLP 388/07, do Poder Executivo, que integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC); e o PLP 127/07, do deputado Eliseu Padilha (PMDB-RS).

            O relator afirmou que o texto vai assegurar uma base para que os entes federados atuem de forma descentralizada e, ao mesmo tempo, coordenada. "A lei garantirá mais eficiência e menor número de conflitos na formulação e implementação da política ambiental", disse.

            Nilson Pinto lembrou que o substitutivo também inclui modificações propostas pela Comissão de Agricultura, onde o projeto já foi aprovado, e sugestões colhidas em debates com representantes dos entes federativos, do setor produtivo e da sociedade civil. O projeto regulamenta o artigo 23 da Constituição.

Licenciamento ambiental

            De acordo com o substitutivo, os empreendimentos e atividades serão licenciados ou autorizados, ambientalmente, por um único ente federativo. Os outros entes, porém, poderão se manifestar, mas sua posição não será obrigatória.

            O substitutivo estabelece que, no caso das Áreas de Proteção Ambiental (APAs), não caberá ao ente instituidor definir os critérios de autorização para supressão e manejo de vegetação. Nesses casos, o ente federativo responsável será definido por resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).

DIVERSÃO - Quiz Brasil - O Quiz Brasil está instalado num moderno escritório, com servidor dedicado e acesso exclusivo, tudo isso resultando em maior estabilidade, confiabilidade e velocidade de acesso.
O site do "superdownloads" continua disponibilizando o Quiz Brasil para downloads e, desde 04.01.2007, até 15.12.2007 já haviam sido feitos 2.738 downloads (97 nessa quinzena) - www.superdownloads.com.br (link direto abaixo). Estamos desenvolvendo estudos para firmar parcerias de forma a tornar o Quiz ainda mais divertido e emocionante. O Quiz Brasil tem a maior base de dados de jogos de Quiz do Brasil!!

            Dando continuidade ao histórico do jogo segue abaixo um resumo com alguns dados do mesmo, lembrando que o forum continua firme e forte:

Orkut: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=24875694
Forum
: http://quizbrasil.6.forumer.com/index.php

Download e instruções gerais no site do Portal Brasil: Clique aqui
Download no site Superdownloads: Clique aqui

Abaixo apresentamos uma tabela onde se demonstra o crescimento do QuizBrasil, lançado em 28.11.2004, no decorrer desse período:

Dia Perguntas disponíveis Crescimento (*) Jogadores cadastrados Crescimento (*)
16 / dezembro / 2007 65.908 + 4,65% 855 + 22,66%
01 / dezembro / 2007 62.977 + 8,82% 697 + 34,81%
16 / novembro / 2007 57.871 + 6,83% 517 + 35,69%
01 / novembro / 2007 54.152 + 20,74% 381 Zerado em 16.10.07
16 / outubro / 2007 44.850 Revisado 989 Revisado
01 / outubro / 2007 87.021 + 0,98% 2.053 + 9,26%
16 / setembro / 2007 86.174 + 0,28% 1.879 Revisado
01 / setembro / 2007 85.931 + 1,25% 2.109 + 9,90%
16 / agosto / 2007 84.863 + 0,84% 1.919 Revisado
01 / agosto / 2007 84.154 + 1,04% 2.471 + 5,46%
16 / julho / 2007 83.284 + 0,28% 2.343 + 3,50%
01 / julho / 2007 83.052 Em manutenção 2.261 Em manutenção
16 / junho / 2007 83.052 Em manutenção 2.261 Em manutenção
01 / junho / 2007 83.052 + 1,82% 2.261 Revisado
16 / maio / 2007 81.564 + 1,69% 2.368 + 4,73%
01 / maio / 2007 80.208 + 1,34% 2.261 Revisado
16 / abril / 2007 79.147 + 1,29% 2.347 + 3,39%
01 / abril / 2007 78.138 + 1,26% 2.270 Revisado
16 / março / 2007 77.165 + 0,15% 2.368 + 3,81%
01 / Março / 2007 77.047 + 0,55% 2.281 Revisado
16 / fevereiro / 2007 76.620 + 2,04% 2.353 + 6,18%
01 / fevereiro / 2007 75.084 + 0,84% 2.216 Revisado
16 / janeiro / 2007 74.455 + 1,09% 2.424 + 14,23%
01 / janeiro / 2007 73.652 + 0,46% 2.122 Revisado
16 / dezembro / 2006 73.309 + 10,83% 2.143 + 9,72%
01 / dezembro / 2006 66.145 + 1,85% 1.953 Revisado
16 / novembro / 2006 64.939 + 7,03% 1.970 + 10,36%
01 / novembro / 2006 60.669 + 8,07% 1.785 + 9,77%
16 / outubro / 2006 56.135 + 9,57% 1.626 Revisado
24 / setembro / 2006 51.231 + 0,36% 1.717 + 2,69%
17 / setembro / 2006 51.047 + 1,90% 1.672 + 2,45%
10 / setembro / 2006 50.094 + 2,50% 1.632 + 3,55%
03 / setembro / 2006 48.872 + 4,27% 1.576 Revisado
27 / agosto / 2006 46.868 + 1,38% 2.266 + 3,23%
20 / agosto / 2006 46.226 + 1,88% 2.195 + 1,76%
13 / agosto / 2006 45.372 + 4,84% 2.157 + 3,40%
06 / agosto / 2006 43.274 + 1,76% 2.086 + 1,16%
30 / julho / 2006 42.522 + 5,77% 2.062 + 3,87%
23 / julho / 2006 40.200 + 4,60% 1.985 + 2,47%
16 / julho / 2006 38.432 + 1,79% 1.937 + 0,78%
09 / julho / 2006 37.756 + 5,02% 1.922 + 4,17%
02 / julho / 2006 35.950 + 5,91% 1.845 + 3,65%
25 / junho / 2006 33.941 + 4,89% 1.780 + 2,06%
18 / junho / 2006 32.356 + 1,48% 1.744 + 0,81%
11 / junho / 2006 31.884 + 22,11% 1.730 + 4,46%
04 / junho / 2006 26.109 + 75,06% 1.656 + 4,08%
28 / maio / 2006 14.914 - 1.591 -
21 / maio / 2006 Em manutenção periódica
14 / maio / 2006 Em manutenção periódica
07 / maio/ 2006 Em manutenção periódica
30 / abril / 2006 49.162 + 3,05% 2.055 Revisado
23 / abril / 2006 47.704 + 5,06% 2.203 + 2,03%
16 / abril / 2006 45.404 + 3,59% 2.159 + 2,71%
09 / abril / 2006 43.827 + 6,56% 2.102 + 2,88%
02 / abril / 2006 41.129 + 117,77% 2.043 + 0,19%
26 / março / 2006 18.886 (*) (*) 2.039 + 3,50%
19 / março / 2006 191.648 + 0,41% 1.970 + 2,07%
12 / março / 2006 190.861 + 0,21% 1.930 + 5,75%
05 / março / 2006 190.461 + 0,24% 1.825 + 3,39%
26 / fevereiro / 2006 190.399 + 0,13% 1.765 + 1,84%
19 / fevereiro / 2006 190.138 + 0,34% 1.733 + 2,12%
12 / fevereiro / 2006 189.495 - 1.697 + 1,73%
05 / fevereiro / 2006 189.495 + 0,31% 1.668 Revisado
29 / janeiro / 2006 188.896 - 1.927 + 3,10%
22 / janeiro / 2006 188.896 + 0,05% 1.869 + 4,82%
15 / janeiro / 2006  188.802 - 1.783 + 2,64%
08 / janeiro / 2006 188.802 - 1.737 Revisado
01 / janeiro / 2006 188.802 - 2.020 + 1,10%
25 / dezembro / 2005 188.802 + 1,26% 1.998 + 5,10%
18 / dezembro / 2005 186.449 + 1,11% 1.901 + 4,10%
11 / dezembro / 2005 184.387 + 1,53% 1.826 + 1,84%
04 / dezembro / 2005 181.601 + 1,05% 1.793 Revisado
27 / novembro / 2005 179.708 + 1,46% 2.115 + 2,32%
20 / novembro / 2005 177.108 + 1,01% 2.067 + 1,17%
13 / novembro / 2005 175.335 + 0,74% 2.043 + 3,54%
06 / novembro / 2005 174.041 + 0,56% 1.973 Revisado
30 / outubro / 2005 173.069 + 0,73% 2.359 + 0,89%
23 / outubro / 2005 171.801 + 0,87% 2.338 + 2,05%
16 / outubro / 2005 170.311 + 0,92% 2.291 + 2,38%
09 / outubro / 2005 168.755 + 2,16% 2.238 Revisado
02 / outubro / 2005 165.172 Revisado 3.113 Revisado
07 / agosto / 2005 165.874 + 1,16% 3.568 + 1,65%
31 / julho / 2005 163.957 + 1,21% 3.510 + 1,12%
24 / julho / 2005 161.981 + 1,70% 3.471 + 2,14%
17 / julho / 2005 159.269 + 1,24% 3.398 + 1,94%
10 / julho / 2005 157.309 + 1,65% 3.332 - 10,74% (*)
03 / julho / 2005 154.744 + 1,51% 3.736 + 1,93%
26 / junho / 2005 152.437 + 0,76% 3.665 + 1,49%
19 / junho / 2005 151.283 + 0,80% 3.611 + 0,95%
12 / junho / 2005 150.072 +1,59% 3.577 + 1,53%
05 /junho / 2005 147.717 + 1,23% 3.523 - 6,37% (*)
29 / maio/ 2005 145.909 + 0,95% 3.763 + 1,51%
22 / maio / 2005 144.530 + 0,77% 3.707 + 1,36%
15 / maio / 2005 143.422 + 1,36% 3.657 + 1,21%
08 / maio / 2005 141.485 + 1,10% 3.613 + 2,90%
01 / maio / 2005 139.942 + 0,65% 3.511 + 1,82%
24 / abril / 2005 139.037 + 0,62% 3.448 + 3,69%
17 / abril / 2005 138.176 + 0,85% 3.325 + 2,11%
10 / abril / 2005 137.104 + 0,83% 3.256 + 1,90%
03 / abril / 2005 135.974 + 1,36% 3.195 + 5,02%
27 / março / 2005 134.145 + 1,15% 3.042 + 2,35%
20 / março / 2005 132.618 + 1,23% 2.972 + 3,33%
13 / março / 2005 131.004 + 1,77% 2.876 + 2,93%
06 / março / 2005 128.725 + 1,55% 2.794 + 3,82%
27 / fevereiro / 2005 126.749 + 1,98% 2.691 + 4,30%
20 / fevereiro / 2005 124.279 + 4,25% 2.580 + 3,78%
13 fevereiro / 2005 119.183 + 3,36% 2.486 + 5,60%
06 fevereiro / 2005 115.303 + 2,88% 2.354 + 5,41%
30 / janeiro / 2005 112.073 + 3,91% 2.223 + 7,30%
23 / janeiro / 2005 107.848 + 2,04% 2.081 + 6,82%
16 / janeiro / 2005 105.690 + 3,26% 1.948 + 5,48%
09 / janeiro / 2005 102.352 + 2,02% 1.838 + 8,50%
01 / janeiro / 2005 100.319 + 34,47% 1.694 + 7,69%
26 / dezembro / 2004 74.601 + 14,44% 1.573 + 11,24%
19 / dezembro / 2004 65.185 + 14,13% 1.414 + 15,71%
12 / dezembro / 2004 57.112 + 18,41% 1.222 + 13,78%
05 / dezembro / 2004 48.229 + 26,98% 1.074 + 25,02
28 / novembro / 2004 37.980 + 4,87% 859 + 46,83%
21 / novembro / 2004 36.225 - 585 -

Quinzena que vem tem mais....

Abraços,

Fernando Toscano       
Editor do Portal Brasil     

LEIA OUTRAS COLUNAS AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI