Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- E D I T O R I A L -
16 / JANEIRO / 2007

POLÍTICA - Disputa por cargos na mesa diretora da Câmara Federal aumenta - A sucessão da cúpula da Câmara dos Deputados deve registrar intensa disputa pelos dois cargos de vice-presidente, quatro de secretários e outros quatro de suplentes da Mesa Diretora, além da presidência.. O secretário-geral da Mesa da Câmara, Mozart Vianna, explicou que a data e o horário limites para o registro de todas as candidaturas aos cargos da Mesa serão estabelecidos na véspera da eleição, que ocorrerá na próxima quinta-feira (1º). "O presidente Aldo Rebelo vai fazer uma reunião com os líderes partidários no dia 31, às 15 horas, para que os partidos possam fazer a escolha de qual cargo, pela ordem de tamanho dos partidos, vai caber a cada um. O horário limite para o registro das candidaturas será acertado pelo presidente com as lideranças", afirmou.

Blocos parlamentares

            Antes dessa reunião, as legendas interessadas em atuar conjuntamente na Câmara deverão oficializar a formação de blocos parlamentares. Só então a Secretaria-Geral da Mesa poderá definir a ordem do tamanho dos partidos e blocos, que servirá de base para a aplicação do critério da proporcionalidade na escolha dos cargos da Mesa Diretora.

            Mozart Vianna explica que a proporcionalidade só não é seguida à risca em relação à disputa para a Presidência da Câmara. "Desde a sucessão da Mesa de 1991, por uma decisão política acatada pelo Plenário, deixou-se que qualquer parlamentar concorra à Presidência, independentemente de o partido ter ou não a vaga de presidente. A decisão foi deixar o Plenário resolver quem seria o eleito", lembra. "Já nos demais cargos - a primeira vice-presidência, a segunda vice, as secretarias e as suplências -, na hora em que se decidir que tal vaga cabe a tal partido, somente podem concorrer deputados daquele partido", acrescenta.

1ª Secretaria
            O PMDB, por exemplo, será o dono da maior bancada da Câmara na próxima legislatura, mas abriu mão de concorrer à Presidência em favor do PT, segunda maior bancada da Casa. Os peemedebistas, que terão a preferência na escolha entre os demais cargos da Mesa, já manifestaram interesse pela 1ª Secretaria, responsável pelos serviços administrativos da Casa e pelo encaminhamento de requerimentos de informação a ministros.

            O deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR) decidiu se antecipar à indicação oficial do partido e registrou sua candidatura ao cargo, de forma avulsa, nesta quinta-feira. Serraglio aposta na credibilidade que conquistou na época em que foi relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Correios como argumento para que o PMDB confirme seu nome como candidato oficial na reunião da bancada, marcada para a próxima quarta-feira (31). "O pessoal quer saber se eu sou candidato ou não. Na pior das hipóteses, eu sou candidato avulso. Evidentemente, eu estou costurando um acordo e acho que a gente tem condições de fazer com que eu seja o nome do partido, mas, por enquanto, há muita segmentação interna. E eu pretendo ir para a luta", ressaltou. "Acima de tudo, eu acho que estou, modestamente, emprestando um nome que oferece credibilidade à Mesa e uma expectativa de recuperação da confiança externa na Casa."

            Outros partidos já começaram a discutir a escolha de nomes para ocupar os cargos a que tiverem direito na Mesa, pelo critério da proporcionalidade. O PSDB indicou o deputado Nárcio Rodrigues (MG). O deputado Inocêncio Oliveira (PL-PE) também está cotado para ocupar a vaga que couber ao Partido da República, que vai surgir da fusão de PL, Prona e PSC.


NEGÓCIOS - Exporta Fácil "facilita a vida" das pequenas empresas -
O serviço Exporta Fácil, dos Correios, vêm se consolidando como um meio simplificado de realizar exportações. Os principais beneficiados pelo produto são os micro e pequenos empresários, segundo o coordenador de Negócios da Diretoria Regional dos Correios no Rio de Janeiro, Ricardo Mota.

            Além de viabilizar negócios, englobando vendas, transferência de mercadorias e remessa de amostras para o Brasil e para o exterior, entre outras atividades, o Exporta Fácil facilita todo o contexto logístico para o exportador brasileiro, informou Mota. "Todos se beneficiam dessa solução, mas quem mais se beneficia são os micro e pequenos empresários".

            A principal vantagem que o serviço dos Correios dá ao empresariado é a simplificação do processo de exportação. Os Correios fazem toda a emissão da documentação necessária ao despacho aduaneiro, disse Mota. "Há uma plena parceria com a Secretaria da Receita Federal no que diz respeito aos processos de fiscalização aduaneira", observou, esclarecendo que através dos Correios o pequeno exportador entra no Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex), "desmistificando aquela antiga idéia de dificuldade para a exportação brasileira".

            O coordenador destacou outro fator positivo, que é a capilaridade dos Correios. "Nós estamos em todos os municípios do País. E, hoje, nós criamos essa facilidade física para esse pequeno exportador, inclusive o artesão que queira entrar no processo de exportação brasileira, que é a facilidade territorial por conta de termos hoje oito mil agências habilitadas a captar essa mercadoria para exportação", informou.

            Ele reiterou que a burocracia no serviço Exporta Fácil é bastante reduzida, limitando-se ao preenchimento de um formulário pelo cliente, pessoa física ou jurídica.

            "Essa redução foi uma ação do governo em que todos os órgãos participantes, operadores ou anuentes — como Receita Federal, Ministério da Agricultura e Ministério da Saúde — estão envolvidos na política de comércio exterior do governo federal. E acima de tudo cria essa facilidade legal", diz.
FONTE: DCI, 22 de janeiro de 2006

AVIAÇÃO - Aeroporto de Congonhas pode ser interditado a partir de 01 de fevereiro - A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) tem  até o próximo dia 31 de janeiro para prestar informações sobre a pista do aeroporto de Congonhas, em São Paulo. De acordo com a assessoria de imprensa da agência. A partir de quinta-feira, 01.02, assim que tiver em mãos as informações solicitadas, o juiz federal Ronald Carvalho Filho, da 22ª Vara Cível Federal, pode decidir pela interdição do aeroporto.

            A Anac e a Infraero respondem a uma ação civil proposta pelo Ministério Público Federal (MPF), que pede a suspensão de todas as operações de pouso e decolagem em Congonhas até que seja realizada a reforma da pista.

            O MPF argumenta que o estado atual da pista de Congonhas coloca em risco a vida de passageiros, tripulantes e moradores do entorno do aeroporto em virtude de constantes derrapagens. A causa dos incidentes é o sistema de drenagem da pista, ineficiente na opinião do Ministério Público.

            Mesmo depois de receber as informações da Anac, o juiz ainda pode solicitar mais documentos relativos ao caso para decidir se pedirá ou não a interdição do aeroporto.

DIVERSÃO - Quiz Brasil - O Quiz foi invadido na semana passada e, após muita dificuldade, foram retirados os spywares, vírus, cavalos de tróia, etc. Isso provavelmente foi causado por invejosos de sites concorrentes e já estamos acostumados à esse tipo de ação de pessoas sem escrúpulos há anos. Os prejudicados são os próprios jogadores que ficam sem o melhor jogo de "quiz" do Brasil. Após 6 (seis) dias conseguimos, no último domingo, 28.01.2007, estabilizar o servidor com segurança.

            Um dos destaques foi o crescimento do número de jogadores na última quinzena (quase 15%). Isso se deve, principalmente, à disponibilização do Portal Brasil para download, após análise e aprovação, no principal site de downloads do Brasil - www.superdownloads.com.br (link abaixo). Desde sua liberação (04.01 até hoje) foram 304 downloads. O Quiz Brasil ele está ligado no servidor titular , com backup em outro endereço, de forma a garantir a estabilidade e disponibilidade 24 horas por dia. Diversos brindes estão sendo distribuídos - veja lista no Quiz em "Mensagem do dia". Também os jogadores que somarem acima de 5.000 pontos no mês e os que mais tempo permaneceram no jogo serão premiados com sorteios de brindes exclusivos. Estamos desenvolvendo parcerias de forma a tornar o Quiz ainda mais divertido e emocionante. O Quiz Brasil tem a maior base de dados de jogos de quiz do Brasil!!!

            Dando continuidade ao histórico do jogo segue abaixo um resumo com alguns dados do mesmo, lembrando que o forum continua firme e forte:

Forum: http://quizbrasil.6.forumer.com/index.php
Download e instruções gerais no site do Portal Brasil: Clique aqui
Download no site Superdownloads: Clique aqui

      Para participar desse divertido desafio o download e as informações são obtidas nesse endereço: http://www.portalbrasil.net/quizbrasil/http://www.portalbrasil.net/download.htm.  
Abaixo apresentamos uma tabela onde se demonstra o crescimento do QuizBrasil, lançado em 28.11.2004, no decorrer desse período:

Dia Perguntas disponíveis Crescimento (*) Jogadores cadastrados Crescimento (*)
16 / janeiro / 2007 74.455 + 1,09% 2.424 + 14,23%
01 / janeiro / 2007 73.652 + 0,46% 2.122 Revisado
16 / dezembro / 2006 73.309 + 10,83% 2.143 + 9,72%
01 / dezembro / 2006 66.145 + 1,85% 1.953 Revisado
16 / novembro / 2006 64.939 + 7,03% 1.970 + 10,36%
01 / novembro / 2006 60.669 + 8,07% 1.785 + 9,77%
16 / outubro / 2006 56.135 + 9,57% 1.626 Revisado
24 / setembro / 2006 51.231 + 0,36% 1.717 + 2,69%
17 / setembro / 2006 51.047 + 1,90% 1.672 + 2,45%
10 / setembro / 2006 50.094 + 2,50% 1.632 + 3,55%
03 / setembro / 2006 48.872 + 4,27% 1.576 Revisado
27 / agosto / 2006 46.868 + 1,38% 2.266 + 3,23%
20 / agosto / 2006 46.226 + 1,88% 2.195 + 1,76%
13 / agosto / 2006 45.372 + 4,84% 2.157 + 3,40%
06 / agosto / 2006 43.274 + 1,76% 2.086 + 1,16%
30 / julho / 2006 42.522 + 5,77% 2.062 + 3,87%
23 / julho / 2006 40.200 + 4,60% 1.985 + 2,47%
16 / julho / 2006 38.432 + 1,79% 1.937 + 0,78%
09 / julho / 2006 37.756 + 5,02% 1.922 + 4,17%
02 / julho / 2006 35.950 + 5,91% 1.845 + 3,65%
25 / junho / 2006 33.941 + 4,89% 1.780 + 2,06%
18 / junho / 2006 32.356 + 1,48% 1.744 + 0,81%
11 / junho / 2006 31.884 + 22,11% 1.730 + 4,46%
04 / junho / 2006 26.109 + 75,06% 1.656 + 4,08%
28 / maio / 2006 14.914 - 1.591 -
21 / maio / 2006 Em manutenção periódica
14 / maio / 2006 Em manutenção periódica
07 / maio/ 2006 Em manutenção periódica
30 / abril / 2006 49.162 + 3,05% 2.055 Revisado
23 / abril / 2006 47.704 + 5,06% 2.203 + 2,03%
16 / abril / 2006 45.404 + 3,59% 2.159 + 2,71%
09 / abril / 2006 43.827 + 6,56% 2.102 + 2,88%
02 / abril / 2006 41.129 + 117,77% 2.043 + 0,19%
26 / março / 2006 18.886 (*) (*) 2.039 + 3,50%
19 / março / 2006 191.648 + 0,41% 1.970 + 2,07%
12 / março / 2006 190.861 + 0,21% 1.930 + 5,75%
05 / março / 2006 190.461 + 0,24% 1.825 + 3,39%
26 / fevereiro / 2006 190.399 + 0,13% 1.765 + 1,84%
19 / fevereiro / 2006 190.138 + 0,34% 1.733 + 2,12%
12 / fevereiro / 2006 189.495 - 1.697 + 1,73%
05 / fevereiro / 2006 189.495 + 0,31% 1.668 Revisado
29 / janeiro / 2006 188.896 - 1.927 + 3,10%
22 / janeiro / 2006 188.896 + 0,05% 1.869 + 4,82%
15 / janeiro / 2006  188.802 - 1.783 + 2,64%
08 / janeiro / 2006 188.802 - 1.737 Revisado
01 / janeiro / 2006 188.802 - 2.020 + 1,10%
25 / dezembro / 2005 188.802 + 1,26% 1.998 + 5,10%
18 / dezembro / 2005 186.449 + 1,11% 1.901 + 4,10%
11 / dezembro / 2005 184.387 + 1,53% 1.826 + 1,84%
04 / dezembro / 2005 181.601 + 1,05% 1.793 Revisado
27 / novembro / 2005 179.708 + 1,46% 2.115 + 2,32%
20 / novembro / 2005 177.108 + 1,01% 2.067 + 1,17%
13 / novembro / 2005 175.335 + 0,74% 2.043 + 3,54%
06 / novembro / 2005 174.041 + 0,56% 1.973 Revisado
30 / outubro / 2005 173.069 + 0,73% 2.359 + 0,89%
23 / outubro / 2005 171.801 + 0,87% 2.338 + 2,05%
16 / outubro / 2005 170.311 + 0,92% 2.291 + 2,38%
09 / outubro / 2005 168.755 + 2,16% 2.238 Revisado
02 / outubro / 2005 165.172 Revisado 3.113 Revisado
07 / agosto / 2005 165.874 + 1,16% 3.568 + 1,65%
31 / julho / 2005 163.957 + 1,21% 3.510 + 1,12%
24 / julho / 2005 161.981 + 1,70% 3.471 + 2,14%
17 / julho / 2005 159.269 + 1,24% 3.398 + 1,94%
10 / julho / 2005 157.309 + 1,65% 3.332 - 10,74% (*)
03 / julho / 2005 154.744 + 1,51% 3.736 + 1,93%
26 / junho / 2005 152.437 + 0,76% 3.665 + 1,49%
19 / junho / 2005 151.283 + 0,80% 3.611 + 0,95%
12 / junho / 2005 150.072 +1,59% 3.577 + 1,53%
05 /junho / 2005 147.717 + 1,23% 3.523 - 6,37% (*)
29 / maio/ 2005 145.909 + 0,95% 3.763 + 1,51%
22 / maio / 2005 144.530 + 0,77% 3.707 + 1,36%
15 / maio / 2005 143.422 + 1,36% 3.657 + 1,21%
08 / maio / 2005 141.485 + 1,10% 3.613 + 2,90%
01 / maio / 2005 139.942 + 0,65% 3.511 + 1,82%
24 / abril / 2005 139.037 + 0,62% 3.448 + 3,69%
17 / abril / 2005 138.176 + 0,85% 3.325 + 2,11%
10 / abril / 2005 137.104 + 0,83% 3.256 + 1,90%
03 / abril / 2005 135.974 + 1,36% 3.195 + 5,02%
27 / março / 2005 134.145 + 1,15% 3.042 + 2,35%
20 / março / 2005 132.618 + 1,23% 2.972 + 3,33%
13 / março / 2005 131.004 + 1,77% 2.876 + 2,93%
06 / março / 2005 128.725 + 1,55% 2.794 + 3,82%
27 / fevereiro / 2005 126.749 + 1,98% 2.691 + 4,30%
20 / fevereiro / 2005 124.279 + 4,25% 2.580 + 3,78%
13 fevereiro / 2005 119.183 + 3,36% 2.486 + 5,60%
06 fevereiro / 2005 115.303 + 2,88% 2.354 + 5,41%
30 / janeiro / 2005 112.073 + 3,91% 2.223 + 7,30%
23 / janeiro / 2005 107.848 + 2,04% 2.081 + 6,82%
16 / janeiro / 2005 105.690 + 3,26% 1.948 + 5,48%
09 / janeiro / 2005 102.352 + 2,02% 1.838 + 8,50%
01 / janeiro / 2005 100.319 + 34,47% 1.694 + 7,69%
26 / dezembro / 2004 74.601 + 14,44% 1.573 + 11,24%
19 / dezembro / 2004 65.185 + 14,13% 1.414 + 15,71%
12 / dezembro / 2004 57.112 + 18,41% 1.222 + 13,78%
05 / dezembro / 2004 48.229 + 26,98% 1.074 + 25,02
28 / novembro / 2004 37.980 + 4,87% 859 + 46,83%
21 / novembro / 2004 36.225 - 585 -

Semana que vem tem mais....

Abraços,

Fernando Toscano       
Editor do Portal Brasil     

LEIA OUTRAS COLUNAS AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI