Área Cultural

Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal


- E D I T O R I A L -
01 / JULHO / 2007

POLÍTICA - Vergonha esse Congresso brasileiro - Fico abismado que a política brasileira ainda se mantenha nos tempos de um coronelismo tão comum em nosso passado próximo. O caso do Senador Renan Calheiros, presidente do Congresso Nacional, é de se ficar boquiaberto. Um homem sem escrúpulos, que "pula a cerca", humilha a mulher, paga pensão à amante utilizando dinheiro de empreiteiras e vem um monte de caras de pau puxa-sacos declararem que o dinheiro era lícito é a mesma coisa de apontar o dedo em nossa cara de nos dizerem o seguinte: "palhaços, calem a boca". Ora, eu não aceito isso de forma pacífica de jeito nenhum, vou botar a "boca no trombone", utilizar todos os meios a mim disponíveis como cidadão brasileiro para fazer com que esse senador de quinta classe saia desse cargo o mais urgentemente possível. Perguntem aos eleitores dele qual a opinião de cada um? Ele está no cargo porque foi eleito mas os mesmos eleitores que o elegeram não têm o poder para retirá-lo rapidamente do cargo. Devia haver uma forma simples: perdeu nossa confiança, perdeu-se o cargo - como no sistema parlamentarista inglês (Tony Blair que o diga). Hoje ele é uma vergonha nacional, utilizando "compras de bois" - mesmo artifício utilizado pelo Senador Joaquim Roriz (ex-governador do Distrito Federal por quatro vezes) - para justificar dinheiro recebido ilicitamente. O pior são seus pares que enrolam aqui, ali, voltam com o processo para a mesa - a mesma mesa que é presidida por Renan (que palhaçada!). Muito me decepcionei com o senador Leomar Quintanilha, de Tocantins, que tive o prazer de conhecer há uns 10 ou 15 anos atrás. Eu o tinha como um homem sério, de postura e pude perceber que faz parte, de alguma forma, do mesmo esquema. Quem age de encontro aos interesses nacionais, pressionado por um presidente sem escrúpulos, em minha opinião, faz parte da mesma "gangue" - tem muito interesse sujo por detrás disso. Confio na Polícia Federal e nos magistrados brasileiros - em político nenhum, mas NENHUM mesmo eu consigo confiar. Meus leitores e amigos... desculpem o desabafo e o linguajar talvez não tão apropriado mas é muita sujeita e eu não consigo ficar calado. Como um homem desses ainda se mantém no poder do Congresso Nacional e ninguém diz nada? Que há por trás de todo esse poder? Com certeza mais sujeira ainda... e está todo mundo com medo porque todos, com raras exceções, têm o rabo preso! Só isso justifica...

POLÍTICA II - Câmara debate reforma política - O Plenário realiza sessão extraordinária a partir das 11 horas do próximo dia 05 para analisar a reforma política. Além do Projeto de Lei 1210/07, a pauta das duas sessões ainda inclui o Projeto de Lei Complementar 35/07, sobre a fidelidade partidária.

            Os líderes partidários fecharam acordo em torno de um texto que permite, entre outros pontos, o financiamento público de campanha para cargos majoritários (senador, prefeito, governador e presidente da República); e o financiamento privado com doações para cargos proporcionais (vereador e deputados distrital, estadual e federal).

            No momento da discussão da matéria, porém, o deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) questionou o presidente Arlindo Chinaglia sobre a impropriedade do novo texto discutido na reunião de líderes, apresentado pelo relator na forma de emenda aglutinativa. Faria de Sá alegou que a emenda continha temas novos que não constavam de nenhuma das emendas listadas pelo autor, deputado Flávio Dino (PCdoB-MA). De acordo com o Regimento Interno, uma emenda é considerada aglutinativa por reunir pontos de outras emendas anteriormente oferecidas, mas não pode introduzir mudanças não tratadas pelas emendas originárias. O presidente Arlindo Chinaglia acatou o questionamento e a emenda ficou prejudicada.

Novos pontos

           
Entre as novas mudanças do texto discutido pelos líderes estavam a devolução de sobras de recursos públicos à Justiça Eleitoral; a equiparação dos candidatos e dirigentes partidários a funcionários públicos para fins penais; e a consulta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aos partidos antes de baixar resolução que regulamente o processo eleitoral. Esses pontos não constavam de nenhuma das emendas que foram usadas para redigir a emenda aglutinativa.

TECNOLOGIA - Projeto Computadores para Inclusão recupera mais de mil computadores - O Projeto Computadores para Inclusão recuperou 1,48 mil equipamentos de informática – computadores, monitores e impressoras – entre abril de 2006 a maio passado, segundo a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento.

            Desses equipamentos, 879 foram doados para 43 escolas, bibliotecas, telecentros e outros projetos de inclusão digital do país.

            O balanço traz os resultados obtidos em um ano de existência do projeto, cujo primeiro Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC), em Porto Alegre, foi inaugurado em abril do ano passado. Já os centros do Gama (DF) e Guarulhos (SP) começaram a operar em dezembro de 2006.

            Umas das entidades beneficiadas é a Prefeitura de Veranópolis, no Rio Grande do Sul. A doação ao município de 15 computadores recuperados pelo CRC-Cesmar de Porto Alegre viabilizou a abertura, no ano passado, de um telecentro administrado pela Secretaria Municipal de Educação. O local oferece acesso gratuito à internet, além de cursos básicos de informática, e recebe uma média de cem pessoas por semana.

            O telecentro desempenha um papel importante porque possibilita à comunidade veranense o acesso à informática e à internet, que é um dos meios de comunicação mais atraentes e evolventes da atualidade”, conta a secretária de Educação de Veranópolis, Elis Regina Perachi Fávero. O centro funciona de segunda a sexta-feira no centro da cidade e a intenção, conforme a secretária, é ampliar os horários de funcionamento do telecentro já que a procura pelas atividades superou as expectativas.

            Os beneficiários dos equipamentos são definidos pela coordenação nacional do projeto, composta por representantes dos Ministérios do Planejamento, Educação e Trabalho e Emprego, e dos CRCs integrantes da rede e dos parceiros que aportam recursos ou serviços, como a Fundação Banco do Brasil e a Dataprev. Essa comissão avalia os pedidos de doação encaminhados por entidades de todo o país e decide se atendem às diretrizes de inclusão digital e requisitos exigidos pelo projeto. As solicitações de equipamentos são feitas por formulário padrão disponível no endereço www.governoeletronico.gov.br/projetoci.

            Até maio passado, os CRCs já haviam recebido 7.610 itens usados para recondicionamento, em sua maior parte doados por órgãos públicos, empresas privadas e estatais. Entre os principais doadores estão os Ministérios do Planejamento e da Saúde, Presidência da República, Dataprev, Refap/Petrobras, Receita Federal e Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

            Na inauguração do CRC Gama, em abril, o presidente Lula assinou decreto para facilitar o processo de doação de equipamentos de informática usados ao projeto. Agora, os órgãos da administração federal direta, autárquica e fundacional devem informar a disponibilidade de doação dos equipamentos, suas partes e peças, ao Departamento de Logística e Serviços Gerais da SLTI/ MP.

            Para o secretário-adjunto da SLTI, Rodrigo Assumpção, o desafio do projeto neste segundo ano de atividades será qualificar a logística de captação e distribuição de equipamentos descartados e recuperados e ampliar o número de centros instalados e de computadores produzidos por cada unidade.

            A meta é atingir uma produção entre 50 a 100 computadores recuperados por mês em cada centro. O Ministério do Planejamento negocia no momento parcerias com entidades de Curitiba, Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador e Recife. Atualmente, 234 jovens de regiões periféricas qualificam-se em hardware e software nos três Centros de Recondicionamento de Computadores e a meta é instalar outras duas unidades ainda neste ano.
Tiinside, 03 de Julho de 2007

INDÚSTRIA & NEGÓCIOS - Vendas de automóveis cai em junho - As vendas de veículos novos caíram 5,9% em junho sobre maio, para 198,8 mil unidades, informou a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Na comparação com junho de 2006, as vendas saltaram 34%.

            A produção do setor recuou 4,2% na comparação mensal, para 246,4 mil unidades, mas avançou 9,6% em relação ao mesmo período do ano passado. No primeiro semestre, o setor vendeu 1,08 milhão de unidades, alta de 25,7% sobre igual período de 2006. A produção acumulou avanço de 6,3%, com 1,38 milhão de unidades.

            Em junho, as vendas externas de veículos em valor declinaram 4% sobre maio, para US$ 1,08 bilhão, mas subiram 9,3% ante igual mês de 2006. No ano, as exportações do setor acumulam alta de 2%, para US$ 5,94 bilhões.

Agrícolas

            As vendas de máquinas agrícolas no Brasil subiram 7,6% em junho ante maio, para 313,4 mil unidades, informou a Anfavea. Na comparação com junho do ano passado, as vendas saltaram 45,6%.
A produção de máquinas agrícolas avançou 2,7% na comparação mês a mês, para 5,8 mil unidades. Na comparação com junho do ano passado, a produção teve um aumento de 37,5%.

            O setor exportou 2,4 mil unidades em junho, elevação de 6,8% ante maio. Sobre junho de 2006, houve alta de 15%.

DIVERSÃO - Quiz Brasil - O Quiz Brasil foi desligado no dia 02 de junho para manutenção do servidor e substituição da rede já que será instalado em outro local. A previsão de sua disponibilização era para o próximo dia 22 de junho mas a desorganização da Brasil Telecom prejudicou essa previsão e agora foi "jogada" para o dia 10 de julho (como essas empresas de telefonias são ruins - sinto saudades da época que eram estatizadas). O site do "superdownloads" continua disponibilizando o Quiz Brasil para downloads e, desde 04.01.2007, até 01.07.2007 já haviam sido feitos 1.506 downloads (141 nessa quinzena) - www.superdownloads.com.br (link abaixo). O Quiz Brasil está ligado no servidor titular, com backup em outro endereço, de forma a garantir a estabilidade e disponibilidade 24 horas por dia. Estamos desenvolvendo parcerias de forma a tornar o Quiz ainda mais divertido e emocionante. O Quiz Brasil tem a maior base de dados de jogos de quiz do Brasil!!

            Dando continuidade ao histórico do jogo segue abaixo um resumo com alguns dados do mesmo, lembrando que o forum continua firme e forte:

Forum: http://quizbrasil.6.forumer.com/index.php
Download e instruções gerais no site do Portal Brasil: Clique aqui
Download no site Superdownloads: Clique aqui

      Para participar desse divertido desafio o download e as informações são obtidas nesse endereço: http://www.portalbrasil.net/quizbrasil/http://www.portalbrasil.net/download.htm.  
Abaixo apresentamos uma tabela onde se demonstra o crescimento do QuizBrasil, lançado em 28.11.2004, no decorrer desse período:

Dia Perguntas disponíveis Crescimento (*) Jogadores cadastrados Crescimento (*)
01 / julho / 2007 83.052 Em manutenção 2.261 Em manutenção
16 / junho / 2007 83.052 Em manutenção 2.261 Em manutenção
01 / junho / 2007 83.052 + 1,82% 2.261 Revisado
16 / maio / 2007 81.564 + 1,69% 2.368 + 4,73%
01 / maio / 2007 80.208 + 1,34% 2.261 Revisado
16 / abril / 2007 79.147 + 1,29% 2.347 + 3,39%
01 / abril / 2007 78.138 + 1,26% 2.270 Revisado
16 / março / 2007 77.165 + 0,15% 2.368 + 3,81%
01 / Março / 2007 77.047 + 0,55% 2.281 Revisado
16 / fevereiro / 2007 76.620 + 2,04% 2.353 + 6,18%
01 / fevereiro / 2007 75.084 + 0,84% 2.216 Revisado
16 / janeiro / 2007 74.455 + 1,09% 2.424 + 14,23%
01 / janeiro / 2007 73.652 + 0,46% 2.122 Revisado
16 / dezembro / 2006 73.309 + 10,83% 2.143 + 9,72%
01 / dezembro / 2006 66.145 + 1,85% 1.953 Revisado
16 / novembro / 2006 64.939 + 7,03% 1.970 + 10,36%
01 / novembro / 2006 60.669 + 8,07% 1.785 + 9,77%
16 / outubro / 2006 56.135 + 9,57% 1.626 Revisado
24 / setembro / 2006 51.231 + 0,36% 1.717 + 2,69%
17 / setembro / 2006 51.047 + 1,90% 1.672 + 2,45%
10 / setembro / 2006 50.094 + 2,50% 1.632 + 3,55%
03 / setembro / 2006 48.872 + 4,27% 1.576 Revisado
27 / agosto / 2006 46.868 + 1,38% 2.266 + 3,23%
20 / agosto / 2006 46.226 + 1,88% 2.195 + 1,76%
13 / agosto / 2006 45.372 + 4,84% 2.157 + 3,40%
06 / agosto / 2006 43.274 + 1,76% 2.086 + 1,16%
30 / julho / 2006 42.522 + 5,77% 2.062 + 3,87%
23 / julho / 2006 40.200 + 4,60% 1.985 + 2,47%
16 / julho / 2006 38.432 + 1,79% 1.937 + 0,78%
09 / julho / 2006 37.756 + 5,02% 1.922 + 4,17%
02 / julho / 2006 35.950 + 5,91% 1.845 + 3,65%
25 / junho / 2006 33.941 + 4,89% 1.780 + 2,06%
18 / junho / 2006 32.356 + 1,48% 1.744 + 0,81%
11 / junho / 2006 31.884 + 22,11% 1.730 + 4,46%
04 / junho / 2006 26.109 + 75,06% 1.656 + 4,08%
28 / maio / 2006 14.914 - 1.591 -
21 / maio / 2006 Em manutenção periódica
14 / maio / 2006 Em manutenção periódica
07 / maio/ 2006 Em manutenção periódica
30 / abril / 2006 49.162 + 3,05% 2.055 Revisado
23 / abril / 2006 47.704 + 5,06% 2.203 + 2,03%
16 / abril / 2006 45.404 + 3,59% 2.159 + 2,71%
09 / abril / 2006 43.827 + 6,56% 2.102 + 2,88%
02 / abril / 2006 41.129 + 117,77% 2.043 + 0,19%
26 / março / 2006 18.886 (*) (*) 2.039 + 3,50%
19 / março / 2006 191.648 + 0,41% 1.970 + 2,07%
12 / março / 2006 190.861 + 0,21% 1.930 + 5,75%
05 / março / 2006 190.461 + 0,24% 1.825 + 3,39%
26 / fevereiro / 2006 190.399 + 0,13% 1.765 + 1,84%
19 / fevereiro / 2006 190.138 + 0,34% 1.733 + 2,12%
12 / fevereiro / 2006 189.495 - 1.697 + 1,73%
05 / fevereiro / 2006 189.495 + 0,31% 1.668 Revisado
29 / janeiro / 2006 188.896 - 1.927 + 3,10%
22 / janeiro / 2006 188.896 + 0,05% 1.869 + 4,82%
15 / janeiro / 2006  188.802 - 1.783 + 2,64%
08 / janeiro / 2006 188.802 - 1.737 Revisado
01 / janeiro / 2006 188.802 - 2.020 + 1,10%
25 / dezembro / 2005 188.802 + 1,26% 1.998 + 5,10%
18 / dezembro / 2005 186.449 + 1,11% 1.901 + 4,10%
11 / dezembro / 2005 184.387 + 1,53% 1.826 + 1,84%
04 / dezembro / 2005 181.601 + 1,05% 1.793 Revisado
27 / novembro / 2005 179.708 + 1,46% 2.115 + 2,32%
20 / novembro / 2005 177.108 + 1,01% 2.067 + 1,17%
13 / novembro / 2005 175.335 + 0,74% 2.043 + 3,54%
06 / novembro / 2005 174.041 + 0,56% 1.973 Revisado
30 / outubro / 2005 173.069 + 0,73% 2.359 + 0,89%
23 / outubro / 2005 171.801 + 0,87% 2.338 + 2,05%
16 / outubro / 2005 170.311 + 0,92% 2.291 + 2,38%
09 / outubro / 2005 168.755 + 2,16% 2.238 Revisado
02 / outubro / 2005 165.172 Revisado 3.113 Revisado
07 / agosto / 2005 165.874 + 1,16% 3.568 + 1,65%
31 / julho / 2005 163.957 + 1,21% 3.510 + 1,12%
24 / julho / 2005 161.981 + 1,70% 3.471 + 2,14%
17 / julho / 2005 159.269 + 1,24% 3.398 + 1,94%
10 / julho / 2005 157.309 + 1,65% 3.332 - 10,74% (*)
03 / julho / 2005 154.744 + 1,51% 3.736 + 1,93%
26 / junho / 2005 152.437 + 0,76% 3.665 + 1,49%
19 / junho / 2005 151.283 + 0,80% 3.611 + 0,95%
12 / junho / 2005 150.072 +1,59% 3.577 + 1,53%
05 /junho / 2005 147.717 + 1,23% 3.523 - 6,37% (*)
29 / maio/ 2005 145.909 + 0,95% 3.763 + 1,51%
22 / maio / 2005 144.530 + 0,77% 3.707 + 1,36%
15 / maio / 2005 143.422 + 1,36% 3.657 + 1,21%
08 / maio / 2005 141.485 + 1,10% 3.613 + 2,90%
01 / maio / 2005 139.942 + 0,65% 3.511 + 1,82%
24 / abril / 2005 139.037 + 0,62% 3.448 + 3,69%
17 / abril / 2005 138.176 + 0,85% 3.325 + 2,11%
10 / abril / 2005 137.104 + 0,83% 3.256 + 1,90%
03 / abril / 2005 135.974 + 1,36% 3.195 + 5,02%
27 / março / 2005 134.145 + 1,15% 3.042 + 2,35%
20 / março / 2005 132.618 + 1,23% 2.972 + 3,33%
13 / março / 2005 131.004 + 1,77% 2.876 + 2,93%
06 / março / 2005 128.725 + 1,55% 2.794 + 3,82%
27 / fevereiro / 2005 126.749 + 1,98% 2.691 + 4,30%
20 / fevereiro / 2005 124.279 + 4,25% 2.580 + 3,78%
13 fevereiro / 2005 119.183 + 3,36% 2.486 + 5,60%
06 fevereiro / 2005 115.303 + 2,88% 2.354 + 5,41%
30 / janeiro / 2005 112.073 + 3,91% 2.223 + 7,30%
23 / janeiro / 2005 107.848 + 2,04% 2.081 + 6,82%
16 / janeiro / 2005 105.690 + 3,26% 1.948 + 5,48%
09 / janeiro / 2005 102.352 + 2,02% 1.838 + 8,50%
01 / janeiro / 2005 100.319 + 34,47% 1.694 + 7,69%
26 / dezembro / 2004 74.601 + 14,44% 1.573 + 11,24%
19 / dezembro / 2004 65.185 + 14,13% 1.414 + 15,71%
12 / dezembro / 2004 57.112 + 18,41% 1.222 + 13,78%
05 / dezembro / 2004 48.229 + 26,98% 1.074 + 25,02
28 / novembro / 2004 37.980 + 4,87% 859 + 46,83%
21 / novembro / 2004 36.225 - 585 -

Quinzena que vem tem mais....

Abraços,

Fernando Toscano       
Editor do Portal Brasil     

LEIA OUTRAS COLUNAS AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI