Área Cultural

Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal


- E D I T O R I A L -
16 / JUNHO / 2007

POLÍTICA - Reforma política depende de liberação da pauta na Câmara dos Deputados - O projeto de lei da reforma política (PL 1210/07) continua a ser o principal item da pauta do Plenário nesta semana. O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, realiza dia 19 próximo, às 14h30, reunião com o Colégio de Líderes para tentar viabilizar a votação do projeto da reforma política. Ele não descartou mudanças na proposta, como a inclusão da lista fechada "flexível", ou no encaminhamento, como a mudança na ordem da votação.

            Antes da reforma política, no entanto, os deputados terão que votar uma medida provisória de crédito extraordinário (MP 367/07), com prazo de tramitação vencido e dois projetos de lei sobre educação (PLs 7569/06 e 920/07), que tramitam em regime de urgência, que também estão com prazo de tramitação vencido.

            Na quarta-feira (20), os deputados terão ainda a votação para escolha dos representantes da Câmara para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Os partidos já definiram suas indicações.

Ordem dos candidatos
            A lista fechada foi o primeiro item acertado pelos líderes para votação da proposta da reforma política, mas acabou adiada por falta de acordo. Na semana passada, os deputados iniciaram apenas a discussão do projeto. Em razão das divergências em torno da lista preordenada definida exclusivamente pelos partidos, os parlamentares começaram a discutir a possibilidade de votar um modelo em que os eleitores escolheriam a ordem dos candidatos a deputado federal, estadual ou vereador, que seriam eleitos dentro de uma lista apresentada pelos partidos.

            Sobre a inclusão de novos itens no projeto, Chinaglia advertiu que "esse não é o caminho ideal". Há ainda o risco de que o Congresso não consiga concluir a votação da nova lei antes de outubro, prazo necessário para que as regras possam valer já nas eleições municipais de 2008.

            Ainda sobre a reforma política, está na pauta o Projeto de Lei Complementar 35/07, do deputado Luciano Castro (PR-RR), que trata da fidelidade partidária. Ele torna inelegíveis por quatro anos os políticos eleitos para mandatos, tanto no Poder Executivo quanto no Legislativo, que tenham mudado de partido nos quatro anos seguintes ao de sua diplomação pela Justiça Eleitoral. Entretanto, pelo acordo, a proposta será votada somente depois do PL 1210/07.

POLÍTICA II - Marta Suplicy gosta mesmo é de "aparecer" - A ministra do Turismo, Marta Suplicy (PT), afimou em São Paulo, que não pretende deixar o ministério do Turismo para disputar a prefeitura de São Paulo no ano que vem. Marta, que governou a cidade entre 2001 e 2004, disse estar muito satisfeita com o cargo que ocupa. Ela é cotada pelo Partido dos Trabalhadores (PT) para a disputa eleitoral de 2008. "Neste pouco tempo em que estou no cargo, percebi que é um campo que você pode melhorar a vida das pessoas, criar empregos, melhorar a educação. Estou gostando muito e pretendo ficar", disse, depois de participar de um evento da Associação dos Dirigentes de Venda e Marketing do Brasil (ADVB).

            A ministra afirmou que o governo quer ampliar as rotas regionais e com isso aliviar o peso dos grandes aeroportos brasileiros. "Para se ir de Natal a Belém, por exemplo, é preciso passar por Brasília. Isso precisa mudar." Ela deveria se preocupar em melhorar nossa rede hoteleira, bares, restaurantes, "brigar" pela melhora da nossa segurança pública e pedir ao Ministério da Defesa que cuide dos aeroportos e não dar pitaco em área dos outros quando a área dela não funciona.

            A ministra para mim é uma vergonha ao país. Ela, que é famosa por entender de sexo (sexóloga), quando prefeita de São Paulo disse uma frase inaceitável quando em visita aos estragos causados pela chuva na periferia: "Pobre vive falando que não tem nada mas quando chove vem e fala que perdeu tudo". Agora, semana passada, foi pior. Perguntada por jornalistas sobre o problema nos aeroportos brasileiros veio com uma "tirada" péssima: "Olha vocês têm que estressar menos. Quando estiver aquele tumulto e o vôo atrasado, relaxa e goza". Primeiro a baixaria, demonstrando seu real nível cultural - o nível do PT. Será que ela pensa que aeroporto é motel? Ou que todos têm a moleza que ela tem e pode viajar em jatinho do governo? Para mim quem não trabalha na sua profissão é porque é incompetente. No meu entender ela virou politiqueira, é incompetente e gosta mesmo é de aparecer. E o pior, não tem classe! Coitado do Suplicy, seu ex-marido, homem culto, discreto e reconhecidamente brilhante... O pior é o governo que a mantém no cargo, responsabilidade do nosso presidente Lula...

POLÍTICA III - Renan Calheiros deveria entender que já está desmoralizado perante a opinião pública brasileira - O advogado Pedro Calmon Filho, que defende a jornalista Mônica Veloso, acusou hoje o advogado do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), Eduardo Ferrão, de "forjar" documentos. Calmon depõe hoje para o Conselho de Ética do Senado, que analisa a representação do PSOL contra Renan por quebra de decoro parlamentar.

            Calmon Filho acusou Ferrão de ter fraudado documentos na defesa do senador. Entre os documentos apontados como fraudados por Calmon Filho estaria um documento em que Renan alega ter depositado R$ 100 mil para constituir um fundo para arcar com despesas futuras de educação da filha que teve com Mônica. Questionado pelo senador Valter Pereira (PMDB-MS) se havia algum "documento de mentirinha" na defesa de Mônica, Calmon respondeu: "Quem produziu documentos forjados foi o advogado ali [apontando para Ferrão]. Se fizerem investigações, vão encontrar fraudes nos documentos deles. Estou desafiando qualquer pessoa no Brasil a provar que esse pagamento foi feito para constituir um fundo", disse Calmon Filho para o Conselho de Ética.

            Ele também trocou farpas com Sibá Machado (PT-AC) - que hoje atua como relator do caso contra Renan em substituição ao senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA). Ao ser questionado repetidas vezes sobre como os pagamentos de Renan eram efetivados à Mônica Veloso,o advogado reagiu. "Eu já respondi a essa questão quatro vezes, mas acho que o senador não entendeu", afirmou Calmon Filho.

            Sibá disse que ficou "ofendido" com o comentário do advogado e cobrou respeito durante o depoimento. "Estou me sentindo ofendido e não vou aceitar. Não tente misturar os papéis. Estamos aqui para trabalhar. Não estamos nem um pouco interessados em comentários", rebateu o senador. Ele também trocou farpas com o deputado Valter Pereira (PMDB-RS) e fez acusações contra o advogado de Renan, Eduardo Ferrão.

            Calmon Filho disse ainda que Ferrão o procurou para assinar um documento para comprovar a existência do fundo. Ele disse que Ferrão afirmou que sem a sua assinatura, a jornalista não receberia o dinheiro. Segundo ele, o dinheiro era referente ao pagamento de pensão e aluguel em atraso, e não ao fundo de educação. O advogado afirmou ainda que só vai responder as perguntas que julgar que não ferem seu direito constitucional.

O caso

            Renan é acusado de usar o lobista Cláudio Gontijo, da Mendes Júnior, para pagar aluguel e pensão para Mônica, com quem tem uma filha fora do casamento. Renan disse que os pagamentos foram feitos com recursos próprios. Para justificar que os pagamentos eram compatíveis com seus ganhos, Renan alegou ter lucrado R$ 1,9 milhão nos últimos quatro anos com a venda de gado. A Polícia Federal está periciando os documentos apresentados por Renan.

ESPORTES - Alain Prost critica sistema da McLaren, líder da atual temporada da fórmula 1 - Em entrevista ao jornal espanhol “El Pais”, Alain Prost declarou que a McLaren não deve permitir que Fernando Alonso e Lewis Hamilton lutem livremente por posições. Eu acho que é um erro manter dois carros iguais dentro da mesma equipe. No final, isso pode ser prejudicial porque cria muita tensão”, disse.

            O francês viveu uma situação semelhante no próprio time de Woking no fim da década de 80, quando foi companheiro e principal adversário de Ayrton Senna na luta pelo título das temporadas de 1988 e 1989.

            O tetracampeão também creditou ao simulador da McLaren boa parte do sucesso de Hamilton. “Lewis tem usado esse recurso mais do que Alonso e esses equipamentos alcançaram um nível de perfeição incrível, capazes de simular até diferentes condições de clima. Além disso, o estilo de pilotagem do britânico é mais suave e isso facilitou a maneira de acertar o carro para suas características”, completou.

            Por fim, Prost se juntou àqueles que consideram que a F-1 atual perdeu grande parte da emoção que tinha no passado. “Na minha época, o piloto era mais importante do que o carro. Agora, primeiro vem a tecnologia e depois, as mãos dos competidores. Os carros são muito iguais devido às limitações e aos avanços tecnológicos que dificultaram as ultrapassagens. As paradas nos boxes e as estratégias são decisivas agora”, concluiu.

DIVERSÃO - Quiz Brasil - O Quiz Brasil foi desligado no dia 02 de junho para manutenção do servidor e substituição da rede já que será instalado em outro local. A previsão é de sua disponibilização no próximo dia 22 de junho - dependendo da liberação da Brasil Telecom. O site do "superdownloads" continua disponibilizando o Quiz Brasil para downloads e, desde 04.01.2007, até 16.06.2007 já haviam sido feitos 1.365 downloads (87 nessa quinzena) - www.superdownloads.com.br (link abaixo). O Quiz Brasil está ligado no servidor titular, com backup em outro endereço, de forma a garantir a estabilidade e disponibilidade 24 horas por dia. Estamos desenvolvendo parcerias de forma a tornar o Quiz ainda mais divertido e emocionante. O Quiz Brasil tem a maior base de dados de jogos de quiz do Brasil!!

            Dando continuidade ao histórico do jogo segue abaixo um resumo com alguns dados do mesmo, lembrando que o forum continua firme e forte:

Forum: http://quizbrasil.6.forumer.com/index.php
Download e instruções gerais no site do Portal Brasil: Clique aqui
Download no site Superdownloads: Clique aqui

      Para participar desse divertido desafio o download e as informações são obtidas nesse endereço: http://www.portalbrasil.net/quizbrasil/http://www.portalbrasil.net/download.htm.  
Abaixo apresentamos uma tabela onde se demonstra o crescimento do QuizBrasil, lançado em 28.11.2004, no decorrer desse período:

Dia Perguntas disponíveis Crescimento (*) Jogadores cadastrados Crescimento (*)
16 / junho / 2007 83.052 Em manutenção 2.261 Em manutenção
01 / junho / 2007 83.052 + 1,82% 2.261 Revisado
16 / maio / 2007 81.564 + 1,69% 2.368 + 4,73%
01 / maio / 2007 80.208 + 1,34% 2.261 Revisado
16 / abril / 2007 79.147 + 1,29% 2.347 + 3,39%
01 / abril / 2007 78.138 + 1,26% 2.270 Revisado
16 / março / 2007 77.165 + 0,15% 2.368 + 3,81%
01 / Março / 2007 77.047 + 0,55% 2.281 Revisado
16 / fevereiro / 2007 76.620 + 2,04% 2.353 + 6,18%
01 / fevereiro / 2007 75.084 + 0,84% 2.216 Revisado
16 / janeiro / 2007 74.455 + 1,09% 2.424 + 14,23%
01 / janeiro / 2007 73.652 + 0,46% 2.122 Revisado
16 / dezembro / 2006 73.309 + 10,83% 2.143 + 9,72%
01 / dezembro / 2006 66.145 + 1,85% 1.953 Revisado
16 / novembro / 2006 64.939 + 7,03% 1.970 + 10,36%
01 / novembro / 2006 60.669 + 8,07% 1.785 + 9,77%
16 / outubro / 2006 56.135 + 9,57% 1.626 Revisado
24 / setembro / 2006 51.231 + 0,36% 1.717 + 2,69%
17 / setembro / 2006 51.047 + 1,90% 1.672 + 2,45%
10 / setembro / 2006 50.094 + 2,50% 1.632 + 3,55%
03 / setembro / 2006 48.872 + 4,27% 1.576 Revisado
27 / agosto / 2006 46.868 + 1,38% 2.266 + 3,23%
20 / agosto / 2006 46.226 + 1,88% 2.195 + 1,76%
13 / agosto / 2006 45.372 + 4,84% 2.157 + 3,40%
06 / agosto / 2006 43.274 + 1,76% 2.086 + 1,16%
30 / julho / 2006 42.522 + 5,77% 2.062 + 3,87%
23 / julho / 2006 40.200 + 4,60% 1.985 + 2,47%
16 / julho / 2006 38.432 + 1,79% 1.937 + 0,78%
09 / julho / 2006 37.756 + 5,02% 1.922 + 4,17%
02 / julho / 2006 35.950 + 5,91% 1.845 + 3,65%
25 / junho / 2006 33.941 + 4,89% 1.780 + 2,06%
18 / junho / 2006 32.356 + 1,48% 1.744 + 0,81%
11 / junho / 2006 31.884 + 22,11% 1.730 + 4,46%
04 / junho / 2006 26.109 + 75,06% 1.656 + 4,08%
28 / maio / 2006 14.914 - 1.591 -
21 / maio / 2006 Em manutenção periódica
14 / maio / 2006 Em manutenção periódica
07 / maio/ 2006 Em manutenção periódica
30 / abril / 2006 49.162 + 3,05% 2.055 Revisado
23 / abril / 2006 47.704 + 5,06% 2.203 + 2,03%
16 / abril / 2006 45.404 + 3,59% 2.159 + 2,71%
09 / abril / 2006 43.827 + 6,56% 2.102 + 2,88%
02 / abril / 2006 41.129 + 117,77% 2.043 + 0,19%
26 / março / 2006 18.886 (*) (*) 2.039 + 3,50%
19 / março / 2006 191.648 + 0,41% 1.970 + 2,07%
12 / março / 2006 190.861 + 0,21% 1.930 + 5,75%
05 / março / 2006 190.461 + 0,24% 1.825 + 3,39%
26 / fevereiro / 2006 190.399 + 0,13% 1.765 + 1,84%
19 / fevereiro / 2006 190.138 + 0,34% 1.733 + 2,12%
12 / fevereiro / 2006 189.495 - 1.697 + 1,73%
05 / fevereiro / 2006 189.495 + 0,31% 1.668 Revisado
29 / janeiro / 2006 188.896 - 1.927 + 3,10%
22 / janeiro / 2006 188.896 + 0,05% 1.869 + 4,82%
15 / janeiro / 2006  188.802 - 1.783 + 2,64%
08 / janeiro / 2006 188.802 - 1.737 Revisado
01 / janeiro / 2006 188.802 - 2.020 + 1,10%
25 / dezembro / 2005 188.802 + 1,26% 1.998 + 5,10%
18 / dezembro / 2005 186.449 + 1,11% 1.901 + 4,10%
11 / dezembro / 2005 184.387 + 1,53% 1.826 + 1,84%
04 / dezembro / 2005 181.601 + 1,05% 1.793 Revisado
27 / novembro / 2005 179.708 + 1,46% 2.115 + 2,32%
20 / novembro / 2005 177.108 + 1,01% 2.067 + 1,17%
13 / novembro / 2005 175.335 + 0,74% 2.043 + 3,54%
06 / novembro / 2005 174.041 + 0,56% 1.973 Revisado
30 / outubro / 2005 173.069 + 0,73% 2.359 + 0,89%
23 / outubro / 2005 171.801 + 0,87% 2.338 + 2,05%
16 / outubro / 2005 170.311 + 0,92% 2.291 + 2,38%
09 / outubro / 2005 168.755 + 2,16% 2.238 Revisado
02 / outubro / 2005 165.172 Revisado 3.113 Revisado
07 / agosto / 2005 165.874 + 1,16% 3.568 + 1,65%
31 / julho / 2005 163.957 + 1,21% 3.510 + 1,12%
24 / julho / 2005 161.981 + 1,70% 3.471 + 2,14%
17 / julho / 2005 159.269 + 1,24% 3.398 + 1,94%
10 / julho / 2005 157.309 + 1,65% 3.332 - 10,74% (*)
03 / julho / 2005 154.744 + 1,51% 3.736 + 1,93%
26 / junho / 2005 152.437 + 0,76% 3.665 + 1,49%
19 / junho / 2005 151.283 + 0,80% 3.611 + 0,95%
12 / junho / 2005 150.072 +1,59% 3.577 + 1,53%
05 /junho / 2005 147.717 + 1,23% 3.523 - 6,37% (*)
29 / maio/ 2005 145.909 + 0,95% 3.763 + 1,51%
22 / maio / 2005 144.530 + 0,77% 3.707 + 1,36%
15 / maio / 2005 143.422 + 1,36% 3.657 + 1,21%
08 / maio / 2005 141.485 + 1,10% 3.613 + 2,90%
01 / maio / 2005 139.942 + 0,65% 3.511 + 1,82%
24 / abril / 2005 139.037 + 0,62% 3.448 + 3,69%
17 / abril / 2005 138.176 + 0,85% 3.325 + 2,11%
10 / abril / 2005 137.104 + 0,83% 3.256 + 1,90%
03 / abril / 2005 135.974 + 1,36% 3.195 + 5,02%
27 / março / 2005 134.145 + 1,15% 3.042 + 2,35%
20 / março / 2005 132.618 + 1,23% 2.972 + 3,33%
13 / março / 2005 131.004 + 1,77% 2.876 + 2,93%
06 / março / 2005 128.725 + 1,55% 2.794 + 3,82%
27 / fevereiro / 2005 126.749 + 1,98% 2.691 + 4,30%
20 / fevereiro / 2005 124.279 + 4,25% 2.580 + 3,78%
13 fevereiro / 2005 119.183 + 3,36% 2.486 + 5,60%
06 fevereiro / 2005 115.303 + 2,88% 2.354 + 5,41%
30 / janeiro / 2005 112.073 + 3,91% 2.223 + 7,30%
23 / janeiro / 2005 107.848 + 2,04% 2.081 + 6,82%
16 / janeiro / 2005 105.690 + 3,26% 1.948 + 5,48%
09 / janeiro / 2005 102.352 + 2,02% 1.838 + 8,50%
01 / janeiro / 2005 100.319 + 34,47% 1.694 + 7,69%
26 / dezembro / 2004 74.601 + 14,44% 1.573 + 11,24%
19 / dezembro / 2004 65.185 + 14,13% 1.414 + 15,71%
12 / dezembro / 2004 57.112 + 18,41% 1.222 + 13,78%
05 / dezembro / 2004 48.229 + 26,98% 1.074 + 25,02
28 / novembro / 2004 37.980 + 4,87% 859 + 46,83%
21 / novembro / 2004 36.225 - 585 -

Quinzena que vem tem mais....

Abraços,

Fernando Toscano       
Editor do Portal Brasil     

LEIA OUTRAS COLUNAS AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI