Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- I M I G R A Ç Ã O -
16 / ABRIL / 2007
POR FREDDY DE FREITAS (*)

A terra também gira nos Estados Unidos

            Na semana passada uma internauta de Carazinho, RS, me mandou uma mensagem pedindo para este colunista voltar a redigir a coluna da forma que era antes. “A coluna está com informações que não interessam aos internautas. Nós queremos análise sobre imigração.” Com todo o respeito eu discordo da internauta da terra do saudoso Leonel Brizola. Eu acredito que colunas precisam se adaptar ao público, à tecnologia e às mudanças sociais. Eu busco dados que possam fornecer aos nossos internautas uma idéia global dos Estados Unidos. Seria fácil, no entanto, escrever somente sobre leis. É preciso enxergar os Estados Unidos com novos olhos e uma nova perspectiva.

            A maioria dos brasileiros tem um visão exagerada do exterior. O Brasil tem a televisão mais avançada do mundo: a TV Globo. O sistema bancário é o mais eficiente do mundo. A terra descoberta pelo navegador português Pedro Alvarez Cabral é a oitava economia mundial. O povo brasileiro é o que mais gasta no mercado nova iorquino. Os brasileiros têm um forte impacto no turismo americano.

            Não tenho autoridade e nem direitos de oferecer soluções para o Brasil. Na semana passada estava conversando com uma socióloga americana sobre a dinâmica social brasileira. Ela trabalha com crianças que vivem nas ruas de Salvador (BA). Segundo ela, o povo brasileiro nunca lutou por nada: “acabaram com a escravatura, declararam  independência, proclamaram a república e nunca derramaram uma gota de sangue.” Talvez o que falta nos brasileiros é um pouco do “jeito argentino”.

            O que há no Brasil é um grande abismo entre os ricos e pobres. Segundo o governador do Paraná, Roberto Requião, “os pobres não estão dormindo porque estão com fome, e o ricos não
dormem porque estão com medo dos pobres.”

Alguma coisa estranha no Brasil

            Milhares de funcionários de estatais ganham mais do de que a mulher poderosa do mundo: a secretária de Estado dos Estados Unidos, Condoleza Rice.

            É fácil defender pobres bebendo John Walker Blue nos restaurantes do Lago Sul em Brasília. A ex professora de Comunicação da Universidade de Brasília, Arcelina Públio Dias, sempre falou que para entender de pobreza, é preciso viver no meio pobres.

Sem previsão de um bom tempo

            O tempo está totalmente alterado nos Estados Unidos. A neve ainda castiga alguns estados americanos. O ex-vice-presidente americano, Al Gore, passeia pelo mundo em aviões privados, alarmando os incautos cidadãos sobre Global Warming. Al Gore anda com caríssimos carros (poluidores) e não tem nenhum sistema alternativo de energia nas suas casas nos Estados Unidos. 

População americana está encolhendo

            Sem imigrantes as grandes áreas metropolitanas dos Estados Unidos, como Nova Iorque, Los Angeles e Boston, estariam com crescimento negativo. Por exemplo, a Grande Nova Iorque recebeu mais de um milhão de imigrantes entre os anos de 2000 e 2006. Sem esses novos residentes, a região teria perdido mais de 600 mil moradores. Em Los Angeles, no mesmo período, mais de 200 mil residentes mudaram da cidade. São Francisco, por exemplo, perdeu mais de 180 mil e Boston 101 mil residentes

            Os dados são do Census Bureau, o IBGE dos Estados Unidos.

Na próxima coluna

            Na próxima quinzena, uma análise completa porque a senadora e ex-primeira dama americana, Hillary Clinton, não vai ser a vencedora das eleições de 2008. Pela primeira vez na imprensa brasileira, o passado de Mrs. Clinton. Não é sobre imigração, mas assinala o que o povo americano tem mais de valor: liberdade de expressão.

            O passado da senadora e ex primeira dama americana faz com que a saudosa personagem da novela Vale Tudo, Odete Roitmman, interpretada pela talentosa Beatriz Segall, se parecer como uma inocente e bem intencionada empresária brasileira.

            Muito obrigado por ler a minha coluna

(*) Freddy de Freitas, 46 anos, divorciado, é cidadão americano, nascido no Hospital de Base em Brasília; ex-aluno dos colégios Marista e Objetivo;
cursou jornalismo na Universidade de Brasília (UnB), trabalha para o governo norte-americano e é colunista titular do Portal Brasil.


A PROPRIEDADE INTELECTUAL DOS TEXTOS É DE SEU AUTOR
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO MESMO E AO PORTAL BRASIL©
PROIBIDA A REPRODUÇÃO DESTE SEM AUTORIZAÇÃO PRÉVIA POR ESCRITO

Leia mais sobre Imigração ==> CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI