Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- I M I G R A Ç Ã O -
16 / JUNHO / 2007
POR FREDDY DE FREITAS (*)

Acordem Brasileiros e Brasileiras
            Jeitinho é coisa brasileira, jeitão é coisa americana. Na maioria dos estados americanos, o leitor não precisa apresentar nenhuma identificação para votar. Morto vota, trabalhadores ilegais votam. É uma festa total. Os brasileiros precisam aprender que a maior potência americana tem problemas. Sérios problemas. O Brasil é a oitava economia do mundo.

Opção pelos ilegais
            Em Los Angeles, uma igreja católica começou a abrigar "fugitivos" nas suas dependências. Em West Hollywood, uma igreja luterana também escancarou as suas portas para receber trabalhadores ilegais procurados pela Imigração. O movimento que cresce nos Estados Unidos foi batizado de "Santuário Novo". Centenas de igrejas nos Estados Unidos estão protegendo "fugitivos" em território americano. Segundo Richard Estrada, padre da igreja Nossa Senhora dos Anjos em Los Angeles, eles querem projetar a cara humana dentro do complexo sistema de imigração e despertar a consciência do povo americano para o problema. Grupos de proteção aos imigrantes acreditam que a Polícia da Imigração não vão invadir as igrejas para prender os fugitivos. A mexicana Elvira Arellano está abrigada na igreja metodista em Chicago desde o mês de agosto do ano passado.

N.C: A sociedade americana não tem nenhuma simpatia pela imigração. Os líderes religiosos sabem que qualquer ação do governo pode ter sérias conseqüências.

Imigração vira samba de criolo doido

            Segundo o presidente dos Estados Unidos, George Bush, a imigração americana encontra-se ultrapassada e não acompanha a dinâmica da economia e os valores do povo dos Estados Unidos. Bush destaca: "Nós não devemos punir trabalhadores que trabalham pesado e negar o direito de empresas contratar mão-de-obra estrangeira." O presidente vem pregando que "é tempo para o governo permitir a entrada de estrangeiros que queiram trabalhar no mercado americano, preenchendo trabalhos que americanos não querem."

            Bush destaca que o país precisa controlar que entra e sai do território americano e fechar as portas para os terroristas e traficantes de drogas. O presidente dos Estados Unidos pediu ao senado americano a retomada do debate da lei de reforma da imigração. Numa mensagem emocional dirigida senadores democratas e republicano , ele voltou a dizer que não se trata de "anistia" e anunciou sua vontade de desembolsar US$ 4,4 bilhões para reforçar as fronteiras.

N.C: Os senadores prometeram ao presidente que o assunto volta a pauta na próxima semana. Fontes em Washington (D.C) me garantiram que o projeto idealizado por Bush não passa no senado. Segundo eles, a maioria da população americana é contra o projeto do presidente. Na minha opinião, o projeto pode passar, mas totalmente diferente do idealizado por Bush.

(*) Freddy de Freitas, 46 anos, divorciado, é cidadão americano, nascido no Hospital de Base em Brasília; ex-aluno dos colégios Marista e Objetivo;
cursou jornalismo na Universidade de Brasília (UnB), trabalha para o governo norte-americano e é colunista titular do Portal Brasil.


A PROPRIEDADE INTELECTUAL DOS TEXTOS É DE SEU AUTOR
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO MESMO E AO PORTAL BRASIL©
PROIBIDA A REPRODUÇÃO DESTE SEM AUTORIZAÇÃO PRÉVIA POR ESCRITO

Leia mais sobre Imigração ==> CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI