Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

A D M I N I S T  R A Ç Ã O     D E     E M P R E S A S
1  6  /  A G O S T O  /  2 0 0 8

EM BUSCA DE PRODUTIVIDADE
Por Denise Amaral (*)

            Em todas as atividades humanas, não apenas as econômicas, mas também no campo pessoal, a produtividade é muito importante. Mas deve estar sempre atrelada à qualidade, já que o trabalho mal feito importa em energia desperdiçada, e deve ser feito novamente - o que significa tempo perdido.

            Aproveitar cada minuto disponível e realizar um trabalho primoroso é uma meta de todos aqueles que buscam a excelência em seu trabalho. Pena que estas pessoas não são a regra em nossa sociedade, mas uma exceção que consegue, de fato, grande sucesso, seja qual for a sua área de atuação. São essas as pessoas que admiramos. Admiramos suas conquistas, sua postura, e a forma como vivem. Mas nem sempre nos damos conta de que cada conquista, cada privilégio, leva atrás de si uma grande dose de preparo, empenho e, muitas vezes, sacrifício.

            Fazer sucesso não é impossível, mas não podemos dizer que é tarefa fácil. Por isso são poucos os que realmente conquistam as alturas – nem todos estão dispostos a pagar o preço do sucesso.

            Será um preço alto demais?

            Essa é uma pergunta com muitas respostas, absolutamente pessoais. O que para um parece grande esforço, para outro pode ser coisa bem simples. Depende da coragem, da personalidade, dos ideais de cada um.

            É necessário que estejamos dispostos a enfrentar desafios, também é preciso que estejamos de olhos abertos para as oportunidades.  Mais ainda, devemos estar preparados para aproveitá-las no momento em que aparecerem.

            Ficar à margem do mundo como mero observador não leva ninguém ao sucesso. É preciso definir metas, e começar a trabalhar por elas. Acreditar em sua própria capacidade, e investir nela.

            Não se trata apenas de trabalho profissional. Podemos buscar a produtividade em nossa vida pessoal também. Organizar satisfatoriamente a casa e a família, administrar despesas, alocar tempo e recursos para o lazer do casal, dos pais com os filhos, com os amigos... Pois a felicidade não pode estar restrita a determinadas parcelas de nossa existência – ela deve abranger todo o nosso ser e todo o nosso pensamento.

            É muito comum vermos jovens completamente perdidos, em busca de si mesmos, sem saber sequer por onde começar a procurar. Tanto talento desperdiçado! Tanta energia mal empregada! Orientá-los é uma tarefa tanto de pais quanto de educadores, mas exige um preparo anterior também. Ninguém consegue ensinar aquilo que desconhece.

             De nada adianta dizer simplesmente: “Você tem que fazer alguma coisa!”

            Devemos começar questionando o que cada um sabe fazer melhor, e como pode ajudar a sociedade com isso. Em seguida, devemos buscar conhecimento e recursos para que o talento se transforme em capacidade de fato. Daí em diante, aprimorar-se é uma questão de força de vontade. Querer, de fato, obter bons resultados, e não ter medo de se dedicar para consegui-los.

            Mas quando conseguimos enxergar conseqüências sociais boas como um dos frutos de nosso trabalho, passamos a contar com uma grande força extra que nos incentiva a seguir adiante. O bem faz bem!

            Não devemos nos limitar ao espaço da platéia, apenas observando o que os outros são capazes de conquistar, o quanto conseguem produzir.  Podemos tomar uma atitude concreta e positiva e assumir, de fato, nosso papel no mundo, fazendo da melhor forma possível aquilo que melhor sabemos fazer.  Este é o verdadeiro sucesso que todos podemos alcançar.

(*) Denise Rodrigues do Amaral é escritora, advogada e pós-graduada em Teoria da Comunicação, especialista em comunicação e produtividade.
É autora do livro "Crianças podem voar", publicado pela Editora Internacional e possui mais de 400 editoriais publicados na área de relacionamento no trabalho.
Seu e-mail: [email protected].

PROIBIDA A REPRODUÇÃO SEM AUTORIZAÇÃO PRÉVIA POR ESCRITO
OS DIREITOS AUTORAIS DESSE TEXTO ESTÃO RESERVADOS AO SEU AUTOR

Leia mais sobre administração ==> CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI