Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

A D M I N I S T  R A Ç Ã O     D E     E M P R E S A S
0 1  /  D E Z E M B R O  /  2 0 0 8

PROJETO DE CARREIRA

Um roteiro de vida profissional consciente
Po
r Marizete Furbino (*)

“É nos momentos de decisão que o seu destino é traçado”.
(Anthony Robbins)


             Nesta era da globalização, era marcada por demasiada competitividade, mudanças e incertezas, torna-se imprescindível que cada profissional elabore e mantenha sempre atualizado o seu projeto de carreira. O projeto de carreira contribuirá para que o profissional não apenas sobreviva neste mercado altamente competitivo, mas contribuirá e muito para que este profissional alcance desenvolvimento e crescimento em sua carreira, garantindo assim, sua empregabilidade, impedindo-o de correr o risco não só da estagnação, mas também o impedindo de ser pisoteado no mercado, evitando assim, a sua expulsão.

            O maior responsável, pela elaboração deste projeto de carreira, é você profissional. Ninguém fará isso por você. Apenas você saberá quais são os seus anseios, necessidades, objetivos, desejos e aonde quer chegar.

            Este projeto de carreira deverá ser elaborado com muita atenção, pois será o seu projeto de vida profissional; por isso é imprescindível que você profissional faça uma bem feita auto-análise. A auto-análise é uma ferramenta valiosa para o seu autoconhecimento, essencial para que ocorra o desenvolvimento e o crescimento.

            A elaboração de um projeto de carreira implica na relação de pensar e repensar o passado, o presente, bem como o futuro de forma cautelosa. É o exercício do pensar e do repensar quanto ao profissional que você é e o profissional que você deseja ser. É preciso que você coloque no papel quais são os seus anseios, objetivos, metas, habilidades, competências, atitudes, comportamentos e conhecimentos. É preciso também, reconhecer quais são seus pontos fracos e fortes, quais estratégias traçar para transformar seus pontos fracos em fortes e melhorar. Enfim, quais medidas tomar para investir em você, quando, como e onde. Para facilitar, trace um cronograma. No projeto de carreira deve ficar claro para você quais providências cabíveis tomar para que você concretize seu plano e alcance o retorno esperado.

            Ter bom senso, ser flexível e realista é de fundamental importância quando da elaboração de um projeto de carreira, mas não se pode esquecer que, todo e qualquer profissional deve sonhar, pois, o sonho irá impulsioná-lo à ação, propiciando assim o seu desenvolvimento e crescimento profissional.

            É de suma importância lembrar que este projeto de carreira é um roteiro que irá contribuir e muito para o desenvolvimento e crescimento do profissional, uma vez que terá suas metas escritas e de forma clara e definida; portanto, deverá ser monitorado sistematicamente, reformulado e atualizado, e o profissional deverá ficar sempre atento quanto às metas almejadas e persegui-las sempre, para assim, obter êxito quanto às ações traçadas.

            Lembre-se sempre que, o projeto de carreira terá a sua “cara”; portanto, além de anseios, desejos, metas e objetivos, estarão imbricados no mesmo, seus princípios e valores, bem como sua conduta ética. É imprescindível ter em mente que comportamento e atitude são cruciais em sua carreira profissional, uma vez que podem influenciar de forma negativa e/ou positiva na mesma. E isto merece toda atenção especial. Torna-se necessário repensar sobre suas atitudes, além dos seus comportamentos, realizando a reeducação, para evitar futuros dissabores em sua carreira profissional, o que poderá comprometer todo o seu projeto.

            Talvez, ao final de seu plano, você até se surpreenda, como por exemplo, você poderá concluir que, para alcançar o que espera, deverá migrar de um departamento para outro, de um cargo para outro e/ou até de uma empresa para outra, e então, torna-se necessário fazer o seu currículo e enviá-lo às empresas-alvo, para assim, viabilizar a concretização de seu plano.

            É importante lembrar que é através do projeto de carreira que o profissional irá enxergar as oportunidades e que este é de grande valia, pois, além de contribuir no que tange a reestruturação da vida profissional do mesmo impulsionando-a para melhor, irá contribui também para que este profissional faça o diferencial no mercado.

            É importante também lembrar que o seu caminho e a forma de caminhar, é sempre você quem define. Portanto, saber aonde quer chegar e como fazer para alcançar o resultado esperado, é de fundamental importância para qualquer profissional que hoje se encontra neste mercado globalizado e competitivo.

            É importante conscientizar-se que a carreira é o seu maior bem, e que, quem é o maior interessado em sua carreira é você mesmo; assim, cuidar de sua carreira passa a ser mais do que uma obrigação, passa a ser um dever, e esta responsabilidade é inteiramente sua.

(*) Marizete Furbino, possui formação em Pedagogia e Administração pela UNILESTE-MG e especialização em Empreendedorismo, Marketing e Finanças pela UNILESTE-MG.
É Administradora, Consultora e Professora Universitária na UNIPAC - Vale do Aço. E-mail: [email protected]r.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO SEM AUTORIZAÇÃO PRÉVIA POR ESCRITO
OS DIREITOS AUTORAIS DESSE TEXTO ESTÃO RESERVADOS AO SEU AUTOR

Leia mais sobre administração ==> CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI