Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- C  I  N  E  M  A  -
C R Í T I C A

01 / FEVEREIRO / 2008
ATUALIZAÇÕES QUINZENAIS

Para ler colunas anteriores, Clique aqui


Longe Dela (Away From Her), de Sarah Polley, Canadá, 2006 - Fiona (Julie Christie) está com Mal de Parkinson e junto com seu marido Grant (Gordon Pinsent) resolvem que deva se internar numa clínica especializada.

            Após algum tempo, Grant a reencontra vivendo um romance com Aubrey (Michael Murphy) também paciente do hospital, uma relação que se revela verdadeira nos limites de memória que a doença lhe impõe.

            A partir desta trama, a atriz Sarah Polley estréia na direção com um drama extremamente humano em que os sentimentos são ambíguos a todo momento, pois confronta os personagens e a audiência com situações em que razão e emoções se confrontam numa luta sem vencedores claros e resultado previsível.

            Um ótimo drama adulto que conta elenco em plena forma, especialmente Julie Christie que demonstra beleza na maturidade e consegue emprestar a fragilidade necessária que Fiona lhe exigia.

Cotação: ****

2 Dias em Paris (2 Days In Paris), de Julie Delpy, 2007, França - Marion (Julie Delpy) volta a Paris com seu namorado americano Jack (Adam Goldberg) para passar dois dias e reencontra sua família, amigos e antigos amores e, tal fato, leva ao questionamento da relação deles.

            Jack fica chocado com a série de coincidências que vão lhe revelando uma vida sexual e romântica movimentada da Marion e com os conceitos de sua família, o que influencia em seus sentimentos no momento em que estão para decidir passar a uma fase mais série do romance.

            Uma comédia ligeira com algumas boas piadas e a graça de Delpy, também diretora do filme, que parece tirar boas lições de suas aventuras dirigidas por Richard Linklater com o parceiro Ethan Hawke nos clássicos modernos “Antes do Amanhecer” e “Antes do Pôr-do-Sol”.

Cotação: *** 

Lourival Sobral              
Colunista de cinema           


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI