Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- C  I  N  E  M  A  -
C R Í T I C A

16 / FEVEREIRO / 2008
ATUALIZAÇÕES QUINZENAIS

Para ler colunas anteriores, Clique aqui


OSCAR 2008: OS FAVORITOS

            Vai chegando o dia 24 de fevereiro e a premiação mais importante do cinema americano está por chegar, vamos aos palpites nem sempre certeiros:

Melhor filme:

- Onde os Fracos Não Tem Vez - Western moderno com violência estilizada e grande elenco, grande vencedor de premiação e que tem a grife dos irmãos Coen. Favorito destacado.
- Desejo e Reparação - O filme clássico de época renovado pela competência do diretor Joe Wright e que pode contar com o apoio. Possível Vencedor.
- Sangue Negro - Complexo drama sobre o nascimento da indústria do petróleo com direção de Paul Thomas Anderson. Tem chances.
- Juno - O pequeno filme do ano que toma o coração da América. Um inteligente roteiro a serviço de um elenco competente. Azarão.
- Conduta de Risco - As desventuras do advogado Michael Clayton que se confronta com o passado e com a conseqüência dos seus atos. Um elenco especial para uma trama complexa e que conta com grande apoio entre os atores. Zebra.

Provável vencedor: Onde os Fracos Não tem Vez
Segunda opção: Desejo e Reparação.
Ausência na lista: Senhores do Crime.

Melhor Ator:

- Daniel Day Lewis (Sangue Negro) – O grande capitão de indústria é mais um brilhante personagem de Lewis. Barbada.
- Viggo Mortensen (Senhores do Crime) – Retomou a parceria com David Cronenberg e faz um mafioso russo de baixa estirpe com nuances precisas. Zebra.
- George Clooney (Conduta de Risco) – Advogado que busca redenção é sempre um prato cheio para bons atores, o que Clooney é. Tem chances.
- Johnny Depp (Sweeney Todd) – Belo trabalho em musical dirigido por Tim Burton. A terceira indicação ao Oscar indica que a Academia espera um filme mais “oscarizável” para premiá-lo. Azarão.
- Tommy Lee Jones (No vale das Sombras) – Bom trabalho como o pai que busca entender o que aconteceu com seu filho que desapareceu num base americana. Zebra.

Provável vencedor: Day Lewis.
Segunda opção: Clooney.
Ausência da Lista: Emile Hirsh (Into the Wild), Philip Seymour Hoffman (The Savages).

Melhor Atriz:

- Julie Christe (Longe Dela) - Provável e justa vencedora do seu segundo prêmio 44 anos depois de “Darling, a que Amou Demais”. Brilhante como a senhora com Mal de Alzheimer que descobre o amor dentro da nova realidade. Provável vencedora.
- Marion Cotillard (“Piaf”) - a bela francesinha se transforma no ícone da canção francesa, numa interpretação que costuma resultar em prêmios, vide os recentes lauréis de Jamie Foxx e Reese Whiterspoon. Boas Chances.
- Ellen Page (Juno) - A jovem grávida que resolve entregar seu filho para adoção pode tornar a atriz a mais jovem vencedora da categoria principal, o que não seria injustiça. Azarão.
- Laura Linney (The Savages) - Terceira indicação, sempre em filmes pequenos, o que comprova o talento para escolha de interessantes projetos e grande capacidade para impor seu talento. Zebra completa.
- Cate Blanchett (Elizabeth – A Era de Ouro) - Apenas a garantia do grau de respeito conseguido por Blanchett. Se não ganhou com o primeiro “Elizabeth” que era novidade e até bom filme, não seria com a continuação sofrível que ganharia. Só milagre.

Provável vencedora: Julie Christie.
Segunda opção: Marion Cotillard.

Demais palpites:

- Diretor: Irmãos Coen (Onde os Fracos não tem Vez); Segunda opção: Julian Schnabel (O Escafandro e a Borboleta).
-
Ator coadjuvante: Javier Bardem (Onde os Fracos Não tem Vez); Segunda opção: Hal Holbrook (Into de Wild).
-
Atriz Coadjuvante: Cate Blanchett (I’m Not There); Segunda opção: Ruby Dee (O Gangster).
-
Roteiro original: Juno.
-
Roteiro adaptado: Onde os Fracos Não tem Vez.
-
Filme em língua não inglesa: Beaufort (Israel).

Lourival Sobral              
Colunista de cinema           


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI