Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- C  I  N  E  M  A  -
C R Í T I C A

01 / JANEIRO / 2008
ATUALIZAÇÕES QUINZENAIS

Para ler colunas anteriores, Clique aqui


Black Rain – A Coragem de Uma Raça, de Shohei Imamura, 1989, Japão - A história de uma garota que estava próxima a Hiroshima quando explodiu a primeira bomba atômica e sentiu na pela a chuva negra radioativa e viu os horrores que a explosão causou naquele dia.

            Poucos anos depois, a jovem não consegue casamento, pois as pessoas imaginam que ela estava na cidade quando houve a tragédia e seu tio tenta conseguir que acreditem que tal fato não havia ocorrido.

            Quando se pensa que o filme gire em torno das lembranças do dia da explosão e do preconceito que a jovem sofre, somos levados a enfrentar a tragédia da radiação que toma de assalto a saúde dos sobreviventes quando menos se espera e demonstra sua letalidade e traz a tona diversos questionamentos sobre a natureza da guerra.

            Imamura, grande cineasta japonês, um dos únicos vencedores de duas Palmas de Ouro em Cannes, constrói um drama forte que impressiona seja nas seqüências na Hiroshima devastada, seja no conflito social que se instala no novo Japão que despreza as vítimas da tragédia.

Cotação: **** ½

Elizabeth – A Era de Ouro ( Elizabeth –The Golden Age), de Shekhar Kapur, 2007, Reino Unido - A atriz Cate Blanchett e o diretor indiano Shekhar Kapur retomam a saga da Rainha Elizabeth I em sua jornada para consolidar o poder contra as investidas do Rei Felipe II de Espanha (Jordi Mollá) e Mary Stuart (Samantha Morton).

            Ao mesmo tempo, é mostrado seu conflito por não ter um homem ao seu lado, com a visita de inúmeros enviados de pretendentes e sua atração pelo corsário Walter Raleigh (Clive Owens).

            A bela produção traz um roteiro pobre em que parece que o seu único objetivo e propiciar uma série de cenas que faça luzir o talento excepcional de Blanchett, mas que deixa a trama histórica fluir de modo frouxo sem maiores explicações.

Cotação: ** ½

Lourival Sobral              
Colunista de cinema           


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI