Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

-  C  I  N  E  M  A  -
C R Í T I C A

0 1  /  S E T E M B R O  /  2 0 0 8
ATUALIZAÇÕES QUINZENAIS

Para ler colunas anteriores, Clique aqui


INDICAÇÕES DA QUINZENA:

Becket, o favorito do Rei (Becket), de Peter Glenville, 1964 - A intricada relação entre o rei Henrique II (Peter O’Toole) e seu amigo de farras Thomas Becket (Richard Burton) que, ao se tornar arcebispo de Canterbury, acaba por se tornar seu pior inimigo.

            Uma estrutura teatral que leva em consideração a obra-prima de Jean Anouilh e que tem dois grandes atores em momentos culminantes de suas carreiras e constroem um duelo que marca a história do cinema do século passado.

            Se o filme acaba por se ressentir de ser teatro filmado, é teatro da melhor qualidade e que consegue estabelecer um grau de ação que supera eventual prejuízo cinematográfico de tal fato.

Cotação: A+

Operação França (The French Connection), de William Friedkin, 1971 - A história reais de dois policiais de Nova York que buscam impedir que um carregamento de drogas vindo da França entre nas ruas da cidade é a trama central de “Operação França”.

            Os protagonistas encontram no caminho um intricado jogo de corrupção policial e relações interpessoais que acabam por interferir em seu trabalho.

            Baseado em história real, o filme tem na performance de Gene Hackman e na montagem inovadora à época seus principais elementos que, ainda hoje, trinta anos depois ainda fazem do filme um policial vigoroso.

Cotação: B+

Filhos do silêncio (Children of a Lesser God), de Randa Haines, 1986 - O romance entre o professor James (William Hurt) e a jovem deficiente auditiva Sarah Norman (Marlee Matlin) que se envolvem numa trama em que os conceitos sobre opções de vida são postos a prova a todo momento.

            Baseado em conceituada peça de teatro, o filme vale-se do ótimo elenco para valorizar as discussões sobre a necessidade de expressão dos deficientes auditivos e dos conceitos que os ouvintes possam ter do universo deles.

            Um bom trabalho de Hurt que dá suporte à brilhante prestação de Matlin que consegue demonstrar os sentimentos de Sarah de modo intenso.

Cotação: B-

Piaf – Um hino ao amor (La Môme), de Olivier Dahan, França, 2007 - A cinebiografia de Edith Piaf (Marion Cotillard) foi realizada de forma descontínua em que o diretor Olivier Dahan alterna momentos do início e do final da vida da cantora que foi a voz da França no século passado.

            O trabalho meticuloso e premiado de bela Marion Cotillard é a marca central do filme que exigia uma grande interpretação, já que a grande figura da vida de Piaf foi a própria cantora com sua alternância de humor e sentimentos.

            Um roteiro bem realizado e que faz bom uso das hoje clássicas canções de Piaf e que encerra o filme com uma visceral “Je ne regrette rien”.

Cotação: A-

Por Lourival Sobral, colunista de cinema


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI