Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

-  C  I  N  E  M  A  -
C R Í T I C A

1 6  /  S E T E M B R O  /  2 0 0 8
ATUALIZAÇÕES QUINZENAIS

Para ler colunas anteriores, Clique aqui


INDICAÇÕES DA QUINZENA:

As Bruxas de Eastwick (The Witches of Eastwick), de George Miller, 1987 - Numa pequena cidade americana, três mulheres sozinhas invocam a presença de um homem para alegrar-lhes a vida e surge um tal Daryl Van Horne (Jack Nicholson) que as seduz e torna suas vidas mais aprazíveis.

            Ocorre que fatos estranhos começam a ocorrer na cidade com todos que expõe algum tipo de rejeição aos modos excêntricos do recém-chegado e a relação com as três mulheres que acabam por perceber um quê de demoníaco no forasteiro.

            O duelo entre Nicholson e as atrizes – Michelle Pfeiffer, Cher e Susan Sarandon – é o mote central do filme que é interessantemente cínico em suas conclusões e tornou-se um marco da segunda metade da década de oitenta do século passado.

Cotação: B

Top Gun – Ases Indomáveis (Top Gun), de Tony Scott, 1986 - Maverick (Tom Cruise), piloto de talento e audacioso, é recrutado para fazer parte de academia de formação de esquadrão de elite, os Top Gun. Lá, encontra adversários na busca to título de melhor piloto e o amor de uma das instrutoras (Kelly McGillis)

            O filme que levou Cruise ao estrelato e que traz uma boa amostra do visual e da trilha sonora que embalou os anos oitenta, embora com uma história simples e um roteiro pouco inspirado.

            No filme, há participações de atores que se tornaram astros: Meg Ryan, Val Kilmer, Tim Robbins, Adrian Pasdar (“Heroes”), Anthony Edwards.

Cotação: B-

Momento de Decisão (The Turning Point), de Herbert Ross, 1977 - A história da amizade e rivalidade entre Emma Jacklin (Anne Bancroft) e Deedee Rogers (Shirley MacLaine), a primeira bailarina famosa em fim de carreira e a segunda que abandou a dança para constituir família.

            O filme que inspirou Gilberto Braga a escrever a clássica novela “Dancin’ Days” e também o mais famoso filme sobre o ambiente do balé em que as rivalidades são postas a prova durante décadas.

            O diretor Herbert Ross vale-se da competência da protagonista e tem o luxo de contar com bailarinos do porte de Mikhail Baryshnikov, Fernando Bujones, Márcia Haydee e demais bailarinos do American Ballet Theathre.

Cotação: B

Hannah e suas Irmãs (Hannah and her sisters), de Woody Allen, 1986 - A historia de Hannah (Mia Farrow) e suas irmãs (Bárbara Hershey e Dianne West) em suas desventuras amorosas e pessoais em Nova York.

            Woody Allen vive Mickey, produtor de programas de televisão, ex-marido de Hannah, que após suspeitar ter um tumor no cérebro começa a refletir sobre a necessidade de ter uma crença.

            Um roteiro extremamente bem escrito em que os dramas humanos são pontuados pelas idiossincrasias de Mickey, o que torna bem agradável assisti-lo.

Cotação: A-  

A Dama de Vermelho (The Woman in Red), de Gene Wilder, 1984 - A história de um publicitário (Gene Wilder) que se divide entre uma família comportada e diversões com seus três melhores amigos que é surpreendido pela visão estonteante de uma bela mulher (Kelly Le Brock)

            Uma comédia ligeira que serve para o talento de Gene Wilder e de sua esposa Gilda Radner e que tem, na trilha sonora de Stevie Wonder, uma boa razão para vê-lo e ouvi-lo.

Cotação: C

Por Lourival Sobral, colunista de cinema


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI