Área Cultural

Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal


- E D I T O R I A L -
0 1  /  A G O S T O  /  2 0 0 8

JOGOS OLÍMPICOS 2008 - China inaugura trem bala que viaja a 350 km/hora - Cerimônias simultâneas realizadas em Pequim e Tianjin, na manhã desta sexta-feira (horário local), inauguraram o trem bala que liga as duas cidades, sedes da Olimpíada. O início das operações da China Railway High Speed aconteceu uma semana antes da abertura oficial dos Jogos.

            As solenidades ocorreram nas estações Pequim Sul e Tianjin. A primeira viagem do trem, que atinge a velocidade de 350 km/h, começou às 10h40 (23h40 de Brasília). Ele partiu de Pequim e completou o trajeto - anteriormente feito em 70 minutos - em exatos 30 minutos.

            Além das estações terminais, há outras três no trajeto de 120 km: Yizhuang, Yongle e Wuqing (a única em funcionamento a princípio). A ligação entre Pequim e Tianjin é considerada importante durante os Jogos Olímpicos, pois a última receberá 12 partidas de futebol entre os dias 6 e 15 de agosto.

            Os Jogos de Pequim serão realizados de 6 a 24 de agosto.

JOGOS OLÍMPICOS 2008 (II) - Mídia pressiona e governo chinês libera sites restritos - Após a pressão da mídia de todo o mundo e do Comitê Olímpico Internacional (COI), a China liberou no início da tarde desta sexta-feira (horário local) a maioria dos sites que estavam censurados para acessos dos jornalistas que trabalham na cobertura da Olimpíada de Pequim.

            Entre os sites liberados estão o da Anistia Internacional, o Wikipédia e de veículos de comunicação - BBC China, Apple Daily (Hong Kong) e Liberty Times (Taiwan). Continuam bloqueados sites com conteúdos considerados "inconvenientes" pelo governo chinês. Por exemplo, não é possível acessar dados da organização Falugong, considerada "maléfica" pelas autoridades do país, e páginas da web que defendem independência do Tibet.

            O COI e o Comitê Organizador da Olimpíada de Pequim (Bocog) concordaram em reunião realizada na noite de quinta-feira em retirar as restrições de acesso à Internet aos jornalistas credenciados. Fora das zonas oficiais olímpicas, as restrições de acesso aos conteúdos da web serão as mesmas às quais está submetido o povo chinês.

Polêmica

            No dia 1º de abril desse ano, o COI havia dito ter uma promessa dos organizadores da Olimpíada de que os jornalistas não seriam submetidos a nenhuma censura de conteúdos da Internet durante o evento, mas, às vésperas do início dos Jogos, veículos de comunicação de todo o mundo que estão na China não conseguiam acessar livremente todos os sites desejados e passaram a pressionar os organizadores. O porta-voz do Bocog, Sun Weide, assumiu no início desta semana que o veto existia e que continuaria.

            As reclamações aumentaram e o chefe de imprensa do COI, Kevan Gosper, pediu desculpas e cogitou que houvesse um acordo entre pessoas de sua entidade e o Bocog. O próprio COI se pronunciou em seguida, descartou qualquer possibilidade de um pacto anterior e exigiu explicações do Bocog. Na manhã desta sexta-feira, até o presidente da China, Hu Jintao, se pronunciou. Ele insistiu que a imprensa estrangeira "não politize" os Jogos Olímpicos porque seria contrário ao espírito da competição e que se faça uma cobertura jornalística "objetiva". Dois dirigentes do COI - Hein Verbruggen, presidente da comissão de coordenação dos Jogos de Pequim, e Gilbert Felli, diretor executivo do evento - se reuniram ontem com membros da organização dos Jogos para tratar do assunto. No início da tarde de hoje, parte do conteúdo antes vetado já podia ser acessado pelos jornalistas. Mas os endereços de web com os assuntos que mais preocupam o governo do país não devem ser liberados.

DIREITO - Justiça Federal comum poderá julgar ações de acidentes de trabalho - Tramita na Câmara a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 278/08, apresentada pelo deputado Marcelo Ortiz (PV-SP), que transfere para a Justiça Federal comum a competência para julgar as ações de acidentes de trabalho nas causas em que a União, entidade autárquica ou empresa pública federal forem interessadas. Pela legislação em vigor, os tribunais de Justiça dos estados são os responsáveis pelo julgamento dessas ações.

            Ortiz lembra que, com exceção dos acidentes de trabalho, todas as demandas de natureza previdenciária são julgadas pela Justiça Federal. Com a aprovação da PEC, observa, os segurados vítimas de acidentes de trabalho terão garantido o acesso fácil e rápido à Justiça, principalmente nas causas de pequeno valor. Isso porque, no âmbito da Justiça Federal as causas de pequeno valor (de até 60 salários mínimos) tramitam no Juizado Especial Federal. Benefício que não há na Justiça Estadual, porque a lei (9.099) exclui as causas de acidentes de trabalho da Justiça Especial Estadual.

Sem desgastes

            Além disso, afirma o deputado, a unificação da competência para a Justiça Federal evitaria os desgastes provocados pelos conflitos de competência existentes entre a Justiça Federal e as estaduais. Com a mudança, explica Ortiz, terão fim as dificuldades de padronização do direito previdenciário decorrentes dos entendimentos proferidos pelos 26 tribunais de Justiça estaduais e do DF. "Toda a matéria previdenciária ficará concentrada apenas em cinco tribunais regionais", resume.

Tramitação

            A admissibilidade da PEC será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Se aprovada, será analisada por uma comissão especial antes de seguir para votação em Plenário.

TECNOLOGIA & EDUCAÇÃO - Professores já podem adquirir laptops com valor subsidiado - O presidente da República, em cerimônia no Palácio do Planalto, assinou hoje, 4, o decreto que institui o projeto, que possibilita a compra de laptops pela categoria por um preço máximo de mil reais. O professor é um elemento aglutinador na educação, sendo crucial no processo de inclusão digital, daí a necessidade de equipar tecnologicamente também os educadores, que poderão agregar novos recursos tecnológicos e mediar o conhecimento com maior eficácia”, afirma Marcos Mazoni, diretor-presidente do Serpro.

            Os laptops disponibilizados pelo Projeto são configurados em plataforma linux e equipados com softwares livres. De acordo com Deivi Kuhn, coordenador de Software Livre do Serpro, a Empresa, desde o começo do projeto, apóia o governo federal nas questões técnicas e escolhas de softwares adequados aos projetos de inclusão digital. A possibilidade de integração, manipulação, modificação e desenvolvimento nos softwares de código aberto é estratégica para o processo de conhecimento, além disso, a utilização de linux permite a constante atualização dos softwares.

            O Projeto Computador Portátil para Professores se sustenta em dois pilares fundamentais: educação de qualidade que agregue novos recursos educacionais e inclusão digital. Para Cezar Alvarez, assessor especial da Presidência da República, se o laptop não fosse configurado com sistema operacional livre e aplicativos de código aberto, seria inviável o preço de mil reais. “Esse valor é uma combinação de preços de hardwares com isenção de taxas e aplicativos livres”, argumenta Alvarez. O trabalho de inclusão digital envolve, necessariamente, capacitação e produção de conteúdo digital qualificado para a educação”, afirma o ministro da educação, Fernando Haddad, que garante que mais de 100 mil professores são capacitados por ano, em módulos a distância e presenciais. Outras ações são implementadas pelo Estado para, também, proporcionar conectividade às escolas. De acordo com o ministro, 37 milhões de cidadãos brasileiros terão acesso à Internet através desses projetos.

Computador Portátil para Professores

            O Programa faz parte da política de informatização da educação que reúne diversas iniciativas, entre elas, o oferecimento de conteúdos educacionais, como o Portal do Professor e o Banco Internacional de Objetos Educacionais, que auxilia os professores na busca de conteúdos curriculares multimídia.

            Os computadores podem ser adquiridos por um preço, à vista, de até mil reais, com frete e seguro inclusos. O equipamento poderá ser financiado em até 24 vezes e as especificações técnicas do laptop são, no mínimo, 512 Mb, 40Gb, tela plana LCD, wireless e 27 aplicativos livres, além dos softwares específicos da área educacional.

            Os professores da rede pública ou privada devem se dirigir a uma agência dos Correios – que é o responsável pela distribuição do equipamento – ou agências da Caixa e Banco do Brasil, apresentar o registro de classe, escolher o modelo e forma de pagamento.

QUIZ BRASIL - O Quiz Brasil está instalado num moderno escritório, com servidor dedicado e acesso exclusivo, tudo isso resultando em maior estabilidade, confiabilidade e velocidade de acesso. Além do Portal Brasil, no site do "superdownloads" o QuizBrasil continua a disponibiliza para downloads e, desde 04.01.2007, até 31.07.2008 já haviam sido feitos naquele site, cerca de 4.464 downloads (128 na última quinzena) - www.superdownloads.com.br (link direto abaixo). Desde meados de janeiro de 2008 o Quiz Brasil passou a ser o quiz nº 1, desse site, em volume de downloads. Além disso é o único dos quiz ali disponíveis que "roda" nos "Windows" versões 9X, NT, 2K, Me, XP, 03, DOS e Vista. Estamos desenvolvendo estudos para firmar parcerias de forma a tornar o Quiz ainda mais divertido e emocionante. O Quiz Brasil tem a maior base de dados de jogos de Quiz do Brasil!!

            Dando continuidade ao histórico do jogo segue abaixo um resumo com alguns dados do mesmo, lembrando que o forum continua firme e forte:

Orkut: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=24875694
Forum
: http://quizbrasil.6.forumer.com/index.php

Download e instruções gerais no site do Portal Brasil: Clique aqui
Download no site Superdownloads: Clique aqui

Abaixo apresentamos uma tabela onde podemos demonstrar a evolução do Quiz Brasil, lançado em 28.11.2004, no decorrer desse período:

Dia Perguntas disponíveis Crescimento (*) Jogadores cadastrados Crescimento (*)
01 / agosto / 2008 90.600 + 6,55% 1.390 Revisado
16 / julho / 2008 85.029 + 0,65% 1.583 + 7,17%
01 / julho / 2008 84.477 + 0,58% 1.477 Revisado
16 / junho / 2008 83.987 + 0,89% 1.609 + 5,71%
01 / junho / 2008 83.242 + 3,13% 1.522 + 6,06%
16 / maio / 2008 80.712 + 0,70% 1.435 Revisado
01 / maio /2008 80.145 + 1,74% 1.496 + 7,24%
16 / abril / 2008 78.773 + 1,07% 1.395 + 6,81%
01 / abril / 2008 77.933 + 1,32% 1.306 + 9,74%
16 / março / 2008 76.916 + 2,77% 1.190 + 8,57%
01 / março / 2008 74.843 + 1,20% 1.096 Revisado
16 / fevereiro / 2008 73.955 + 1,87% 1.116 Revisado
01 / fevereiro / 2008 72.591 + 2,95% 1.296 + 13,68%
16 / janeiro / 2008 70.444 + 2,59% 1.140 + 13,32%
01 / janeiro / 2008 68.664 + 4,18% 1.006 + 17,66%
16 / dezembro / 2007 65.908 + 4,65% 855 + 22,66%
01 / dezembro / 2007 62.977 + 8,82% 697 + 34,81%
16 / novembro / 2007 57.871 + 6,83% 517 + 35,69%
01 / novembro / 2007 54.152 + 20,74% 381 Zerado em 16.10.07
16 / outubro / 2007 44.850 Revisado 989 Revisado
01 / outubro / 2007 87.021 + 0,98% 2.053 + 9,26%
16 / setembro / 2007 86.174 + 0,28% 1.879 Revisado
01 / setembro / 2007 85.931 + 1,25% 2.109 + 9,90%
16 / agosto / 2007 84.863 + 0,84% 1.919 Revisado
01 / agosto / 2007 84.154 + 1,04% 2.471 + 5,46%
16 / julho / 2007 83.284 + 0,28% 2.343 + 3,50%
01 / julho / 2007 83.052 Em manutenção 2.261 Em manutenção
16 / junho / 2007 83.052 Em manutenção 2.261 Em manutenção
01 / junho / 2007 83.052 + 1,82% 2.261 Revisado
16 / maio / 2007 81.564 + 1,69% 2.368 + 4,73%
01 / maio / 2007 80.208 + 1,34% 2.261 Revisado
16 / abril / 2007 79.147 + 1,29% 2.347 + 3,39%
01 / abril / 2007 78.138 + 1,26% 2.270 Revisado
16 / março / 2007 77.165 + 0,15% 2.368 + 3,81%
01 / Março / 2007 77.047 + 0,55% 2.281 Revisado
16 / fevereiro / 2007 76.620 + 2,04% 2.353 + 6,18%
01 / fevereiro / 2007 75.084 + 0,84% 2.216 Revisado
16 / janeiro / 2007 74.455 + 1,09% 2.424 + 14,23%
01 / janeiro / 2007 73.652 + 0,46% 2.122 Revisado
16 / dezembro / 2006 73.309 + 10,83% 2.143 + 9,72%
01 / dezembro / 2006 66.145 + 1,85% 1.953 Revisado
16 / novembro / 2006 64.939 + 7,03% 1.970 + 10,36%
01 / novembro / 2006 60.669 + 8,07% 1.785 + 9,77%
16 / outubro / 2006 56.135 + 9,57% 1.626 Revisado
24 / setembro / 2006 51.231 + 0,36% 1.717 + 2,69%
17 / setembro / 2006 51.047 + 1,90% 1.672 + 2,45%
10 / setembro / 2006 50.094 + 2,50% 1.632 + 3,55%
03 / setembro / 2006 48.872 + 4,27% 1.576 Revisado
27 / agosto / 2006 46.868 + 1,38% 2.266 + 3,23%
20 / agosto / 2006 46.226 + 1,88% 2.195 + 1,76%
13 / agosto / 2006 45.372 + 4,84% 2.157 + 3,40%
06 / agosto / 2006 43.274 + 1,76% 2.086 + 1,16%
30 / julho / 2006 42.522 + 5,77% 2.062 + 3,87%
23 / julho / 2006 40.200 + 4,60% 1.985 + 2,47%
16 / julho / 2006 38.432 + 1,79% 1.937 + 0,78%
09 / julho / 2006 37.756 + 5,02% 1.922 + 4,17%
02 / julho / 2006 35.950 + 5,91% 1.845 + 3,65%
25 / junho / 2006 33.941 + 4,89% 1.780 + 2,06%
18 / junho / 2006 32.356 + 1,48% 1.744 + 0,81%
11 / junho / 2006 31.884 + 22,11% 1.730 + 4,46%
04 / junho / 2006 26.109 + 75,06% 1.656 + 4,08%
28 / maio / 2006 14.914 - 1.591 -
21 / maio / 2006 Em manutenção periódica
14 / maio / 2006 Em manutenção periódica
07 / maio/ 2006 Em manutenção periódica
30 / abril / 2006 49.162 + 3,05% 2.055 Revisado
23 / abril / 2006 47.704 + 5,06% 2.203 + 2,03%
16 / abril / 2006 45.404 + 3,59% 2.159 + 2,71%
09 / abril / 2006 43.827 + 6,56% 2.102 + 2,88%
02 / abril / 2006 41.129 + 117,77% 2.043 + 0,19%
26 / março / 2006 18.886 (*) (*) 2.039 + 3,50%
19 / março / 2006 191.648 + 0,41% 1.970 + 2,07%
12 / março / 2006 190.861 + 0,21% 1.930 + 5,75%
05 / março / 2006 190.461 + 0,24% 1.825 + 3,39%
26 / fevereiro / 2006 190.399 + 0,13% 1.765 + 1,84%
19 / fevereiro / 2006 190.138 + 0,34% 1.733 + 2,12%
12 / fevereiro / 2006 189.495 - 1.697 + 1,73%
05 / fevereiro / 2006 189.495 + 0,31% 1.668 Revisado
29 / janeiro / 2006 188.896 - 1.927 + 3,10%
22 / janeiro / 2006 188.896 + 0,05% 1.869 + 4,82%
15 / janeiro / 2006  188.802 - 1.783 + 2,64%
08 / janeiro / 2006 188.802 - 1.737 Revisado
01 / janeiro / 2006 188.802 - 2.020 + 1,10%
25 / dezembro / 2005 188.802 + 1,26% 1.998 + 5,10%
18 / dezembro / 2005 186.449 + 1,11% 1.901 + 4,10%
11 / dezembro / 2005 184.387 + 1,53% 1.826 + 1,84%
04 / dezembro / 2005 181.601 + 1,05% 1.793 Revisado
27 / novembro / 2005 179.708 + 1,46% 2.115 + 2,32%
20 / novembro / 2005 177.108 + 1,01% 2.067 + 1,17%
13 / novembro / 2005 175.335 + 0,74% 2.043 + 3,54%
06 / novembro / 2005 174.041 + 0,56% 1.973 Revisado
30 / outubro / 2005 173.069 + 0,73% 2.359 + 0,89%
23 / outubro / 2005 171.801 + 0,87% 2.338 + 2,05%
16 / outubro / 2005 170.311 + 0,92% 2.291 + 2,38%
09 / outubro / 2005 168.755 + 2,16% 2.238 Revisado
02 / outubro / 2005 165.172 Revisado 3.113 Revisado
07 / agosto / 2005 165.874 + 1,16% 3.568 + 1,65%
31 / julho / 2005 163.957 + 1,21% 3.510 + 1,12%
24 / julho / 2005 161.981 + 1,70% 3.471 + 2,14%
17 / julho / 2005 159.269 + 1,24% 3.398 + 1,94%
10 / julho / 2005 157.309 + 1,65% 3.332 - 10,74% (*)
03 / julho / 2005 154.744 + 1,51% 3.736 + 1,93%
26 / junho / 2005 152.437 + 0,76% 3.665 + 1,49%
19 / junho / 2005 151.283 + 0,80% 3.611 + 0,95%
12 / junho / 2005 150.072 +1,59% 3.577 + 1,53%
05 /junho / 2005 147.717 + 1,23% 3.523 - 6,37% (*)
29 / maio/ 2005 145.909 + 0,95% 3.763 + 1,51%
22 / maio / 2005 144.530 + 0,77% 3.707 + 1,36%
15 / maio / 2005 143.422 + 1,36% 3.657 + 1,21%
08 / maio / 2005 141.485 + 1,10% 3.613 + 2,90%
01 / maio / 2005 139.942 + 0,65% 3.511 + 1,82%
24 / abril / 2005 139.037 + 0,62% 3.448 + 3,69%
17 / abril / 2005 138.176 + 0,85% 3.325 + 2,11%
10 / abril / 2005 137.104 + 0,83% 3.256 + 1,90%
03 / abril / 2005 135.974 + 1,36% 3.195 + 5,02%
27 / março / 2005 134.145 + 1,15% 3.042 + 2,35%
20 / março / 2005 132.618 + 1,23% 2.972 + 3,33%
13 / março / 2005 131.004 + 1,77% 2.876 + 2,93%
06 / março / 2005 128.725 + 1,55% 2.794 + 3,82%
27 / fevereiro / 2005 126.749 + 1,98% 2.691 + 4,30%
20 / fevereiro / 2005 124.279 + 4,25% 2.580 + 3,78%
13 fevereiro / 2005 119.183 + 3,36% 2.486 + 5,60%
06 fevereiro / 2005 115.303 + 2,88% 2.354 + 5,41%
30 / janeiro / 2005 112.073 + 3,91% 2.223 + 7,30%
23 / janeiro / 2005 107.848 + 2,04% 2.081 + 6,82%
16 / janeiro / 2005 105.690 + 3,26% 1.948 + 5,48%
09 / janeiro / 2005 102.352 + 2,02% 1.838 + 8,50%
01 / janeiro / 2005 100.319 + 34,47% 1.694 + 7,69%
26 / dezembro / 2004 74.601 + 14,44% 1.573 + 11,24%
19 / dezembro / 2004 65.185 + 14,13% 1.414 + 15,71%
12 / dezembro / 2004 57.112 + 18,41% 1.222 + 13,78%
05 / dezembro / 2004 48.229 + 26,98% 1.074 + 25,02
28 / novembro / 2004 37.980 + 4,87% 859 + 46,83%
21 / novembro / 2004 36.225 - 585 -

Quinzena que vem tem mais....

Abraços,

Fernando Toscano       
Editor do Portal Brasil     

LEIA OUTRAS COLUNAS AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI