Área Cultural

Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal


- E D I T O R I A L -
0 1  /  M A I O  /  2 0 0 8

            O sucesso das pequenas "estórias" do nosso colunista-titular da seção de Direito, o Dr. Gladston Mamede, me incentivou a mantê-las por algum tempo aqui no editorial quinzenal. São fatos e "causos" da vida contados por esse bom mineiro, doutor e ex-professor da renomada UFMG, de Belo Horizonte...

"CAUSOS" DO DR. MAMEDE
O custo da beleza
(*)      

            A beleza feminina tem custos elevados, sabem-no os homens desde as priscas eras. Não só custos financeiros, mas custos pessoais, que são bem piores.

            Nos anos 70,  a moda eram as madeixas cascateando em volutas, lembro-me bem. Isso nos forçou à terrível convivência com os bobes: rolinhos ou – muito pior! – rolões, cobertos ou não por papel laminado. Minhas recordações de infância estão polvilhadas dessa figuras femininas com apensos esquisitíssimos na cabeça, forçando-as a manter coleções inteiras de lenços. Não se lembram dos lenços? Acho que foram extintos, junto com os bobes, quando os cabelos cacheados saíram de moda. Mamãe os tinha a dar com pau, mais ou menos coloridos, e em todas as padronagens para combinar com os mais variados vestidos. Pior é que as mulheres de então achavam mesmo que um belo lenço poderia, de alguma forma mágica, aliviar a horripilante feiura dos bobes em seus cabelos. E, assim, não se rogavam: apesar de rolinhos ou de rolões, cobriam-se com o lenço mais lindo e saíam de casa, serelepes, para a feira, a padaria, ou até para nos levar à escola. Ah! vergonha suprema! Que inveja tínhamos dos garotos cujas mães só faziam isso nos salões de beleza, metendo suas cabeças (e bobes) em enormes ovos de metal: os secadores de cabelo.

            Os tempos são outros. Somente em escavações arqueológicas encontram-se bobes e tocas térmicas, acredito. Pelo menos, o avanço dos video-games compensou a perda dos rolinhos que, quando mamãe saia, eram usados para brincar: túneis, muralhas, trincheiras para soldados de plástico. E se chegava mais cedo, a surra era certa.

            Hoje, não se querem mais volutas: os cabelos devem despencar lisos sobre os ombros. No início, isso era garantido pelo muque e pela paciência dos manipuladores de escova. Em cabelos mais anelados, uma tal operação representa a perda de incontáveis calorias, além de uma perfeita definição de bíceps e tríceps. Foi então que cabeleireiros mais preguiçosos, exauridos do manejo de secador e escova, começaram a inventar novos meios de garantir o visual indígena ou nipônico das madeixas escorridas: a escova progressiva. Um poderoso coquetel de substâncias altamente corrosivas que, aplicados sobre a cabeça de qualquer incauta, convence qualquer fio de cabelo a se manter liso por boas semanas. Seria o paraíso, não fosse o risco de sair do salão direto para o pronto-socorro.

            Para quem já tem cabelos lisos, mas nem tão lisos quanto a moda, há soluções mais. É o caso da patroa, que faz suas lanternagens regulares no Atrium, um salão de beleza ali na Estevão Pinto. Na última vez, o Paulo inventou de aplicar-lhe uma tal “escova de chocolate” que seria a quintessência da modernidade capilar. E assim o untu lhe foi aplicado nos cabelos e, ao final, veio o aviso: somente poderia lavar a cabeça três dias depois.

            Isso não é justo. Por lei, maridos deveriam ser consultados sobre tais manobras estéticas. Claro. O cara faz e recebe pelo tratamento, a mulher se empolga com o resultado e a gente sofre as conseqüências: três noites dormindo abraçado a um ovo de páscoa. Bah!

(*) Por Gladston Mamede, advogado, ex-professor de direito da UFMG, membro do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais
e titular da coluna de direito do Portal Brasil. E-mail: [email protected].

EDUCAÇÃO - Segundo a UNESCO a Educação no Brasil vai mal - O Brasil ainda não está "nem perto" de atingir as seis metas do compromisso Educação para Todos, estabelecido durante a Conferência Mundial de Educação em Dacar, no ano 2000. A conclusão é do Relatório de Monitoramento de Educação para Todos Brasil 2008, elaborado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

            "Seguindo o mesmo ritmo, o Brasil não vai atingir as metas até 2015", diz a consultora do estudo Ângela Rabelo Barreto. Segundo ela, embora o País tenha avançado em alguns pontos, como a educação primária, a evolução não tem sido suficiente para que alcance as metas estabelecidas. Uma das principais preocupações, de acordo com Barreto, é com a taxa de analfabetismo, que vem reduzindo, mas em ritmo lento.

            "Há risco de o Brasil não alcançar a meta de redução de 50% da taxa de analfabetismo que tinha em 2000", disse. O relatório da Unesco aponta que a taxa de alfabetização passou de 84,4% em 1995 para 88,9% em 2005. Para cumprir a meta do Educação para Todos, o Brasil deverá apresentar em 2015 uma taxa de analfabetismo de cerca de 6,7%.

            "Essa meta dificilmente será atingida se o ritmo de redução permanecer o mesmo da última década", aponta o documento. A pesquisadora destaca, no entanto, que o relatório foi feito com base em dados de 1990 até 2005, e não levou em conta as ações governamentais que estão sendo implementadas atualmente na área de educação.

            "Essas perspectivas não refletem as políticas atuais, então, o que está sendo feito hoje no campo da educação pode reverter esse quadro com grande probabilidade", diz. No lançamento do relatório, o ministro da Educação, Fernando Haddad, também ressaltou ações recentes como o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e reconheceu que ainda há muito o que fazer.

            "Há toda uma avenida a percorrer. Mas era uma avenida esburacada, hoje já é uma avenida pavimentada, que vai permitir acelerar o passo e superar as nossas deficiências". Segundo Haddad, além de elevar as médias nacionais, o Brasil precisa combater as desigualdades de oportunidades na área da educação.

            "O relatório demonstra que temos que enfrentar a desigualdade com muita força e em um ritmo muito mais acelerado do que vínhamos fazendo até aqui", reconhece. Para o representante da Unesco no Brasil, Vincent Defourny, o cumprimento das metas não é impossível, mas será preciso um grande esforço por parte do Brasil.

            "Precisa de concentração nos pontos mais fracos com ação determinada para atingir objetivos", disse. Segundo ele, os pontos mais críticos são relacionados à educação infantil e ao combate das desigualdades regionais e de gênero.

            Esta é a primeira vez que a Unesco faz um relatório com análises específicas sobre a situação brasileira na área da educação. Segundo Defourny, o documento vai permitir que o Brasil trabalhe internamente nas áreas que precisam de mais esforços, além de possibilitar a comparação e o diálogo com outros países.

            As metas que os países se comprometeram a atingir até 2015 são: expandir e melhorar a educação na primeira infância, assegurar o acesso de todas as crianças em idade escolar à educação primária completa, gratuita e de qualidade, ampliar as oportunidades de aprendizado dos jovens e adultos, melhorar em 50% as taxas de alfabetização de adultos, eliminar as disparidades entre gêneros na educação e melhorar todos os aspectos da qualidade de educação.
FONTE: Agência Brasil.

SAÚDE - Dengue continua fazendo baixas no Rio de Janeiro - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou nesta tarde mais quatro mortes de pessoas que estavam com dengue no Rio de Janeiro. Com a confirmação, sobe para 62 o número de óbitos na capital e para 99, no Estado. No início da noite, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) vai divulgar uma atualização de dados sobre a doença.

            Entre as mortes, está a de uma menina de 6 anos, que morreu dia 9 de abril, no Hospital Souza Aguiar, no Centro; uma senhora de 94 anos, moradora de Bonsucesso que morreu no dia 1º de março, no Hospital Geral de Bonsucesso (HGB); um homem de 78 anos, morador da Vila Kosmos, vítima do tipo hemorrágica que morreu no Hospital de Ipanema; e uma gestante de 30 anos, moradora da Pavuna, que morreu no último dia 22, na Casa de Saúde e Maternidade Terezinha de Jesus, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense.

            A Secretaria informa ainda que montou um esquema de atendimento para o período de 1º a 4 de maio, feriado prolongado do Dia do Trabalho. No dia 2, sexta-feira, o funcionamento será normal em todas as unidades da rede municipal, inclusive para a vacinação contra a gripe em pessoas maiores de 60 anos.

COMBUSTÍVEIS - Governo anuncia reajuste a partir de amanhã - A Petrobras anunciou que vai aumentar a partir da zero hora de sexta-feira, dia 2, o preço da gasolina em 10% nas refinarias. O reajuste para o óleo diesel vai ser maior, de 15%.

            O governo disse que vai reduzir a Cide, contribuição embutida no preço dos combustíveis, para que o reajuste não seja sentido no bolso do consumidor. De acordo com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, com essa compensação, o aumento dos combustíveis nas refinarias "não deve causar impacto no preço final".

            De acordo com a estatal, o reajuste foi definido levando em consideração o novo patamar de preços do petróleo no mercado internacional - que atualmente oscila bem acima de US$ 100 por barril - em uma perspectiva de médio e longo prazos. Segundo o comunicado a mercado divulgado pela Petrobras, o reajuste "está em linha com as premissas definidas no Plano Estratégico da Petrobras de manter parametrizados os preços dos derivados ao mercado internacional".

            A empresa defendeu a alta, lembrando que os investimentos da companhia são viabilizados pela remuneração recebida pela venda de seus produtos, o "o que possibilita a descoberta de mais petróleo e gás, a construção e operação de novas unidades industriais e a condução de uma rede de transporte e logística que vem garantindo o abastecimento nacional de derivados e o retorno dos investimentos para os acionistas da companhia", diz a nota.

            A Contribuição de Intervenção sobre Domínio Econômico (Cide) representa R$ 0,28 no preço do litro da gasolina. Agora, segundo Mantega, esse tributo será reduzido para R$ 0,18. No litro do diesel, a Cide cairá de R$ 0,07 para R$ 0,03.

            A renúncia fiscal estimada com a redução da Cide é de R$ 2,5 bilhões a R$ 3 bilhões anuais, de acordo com o ministro. "Essa diferença depois a Petrobras devolverá na forma de lucros e dividendos" , acrescentou.

            Para Mantega, o impacto final sobre a inflação deverá ser de 0,015 ponto percentual.

NOTA DO EDITOR: Eu, particularmente, não creio em nada disso que o ministro falou. Para que um reajuste se, no final das contas, tudo ficará como está? Trocar seis por meia dúzia? Aumenta-se o preço nas refinarias, concede-se desconto no Cide, não altera o preço final na bomba, a Petrobras fatura mais e depois devolve para o governo em forma de lucros e dividendos. O governo arrecada o mesmo valor e o preço final não altera para o consumidor. Isso me cheira a algum artifício contábil ou mesmo enganação ao pobre bolso do trabalhador brasileiro. Já vi esse filme e sei, que no final, os consumidores que "pagarão o pato". Além disso, se o preço do petróleo no mercado internacional hoje está acima de US$ 100.00 o barril, aqui dentro o dólar desvalorizou 28,77% entre 1º setembro de 2005 (quando o governo efetuou o último reajuste nas refinarias) e 30 de abril de 2008 (de 2,363 para 1,683). Tudo conversa fiada, como foi com o extinto e malfadado CPMF, como sempre foi...

QUIZ BRASIL - O Quiz Brasil está instalado num moderno escritório, com servidor dedicado e acesso exclusivo, tudo isso resultando em maior estabilidade, confiabilidade e velocidade de acesso. Além do Portal Brasil, no site do "superdownloads" o QuizBrasil continua a disponibiliza para downloads e, desde 04.01.2007, até 30.04.2008 já haviam sido feitos naquele site, cerca de 3.795 downloads (123 na última quinzena e 268 no mês - No Portal Brasil foram 464 downloads neste mês) - www.superdownloads.com.br (link direto abaixo). Desde meados de janeiro de 2008 o Quiz Brasil passou a ser o quiz nº 1, desse site, em volume de downloads. Além disso é o único dos quiz ali disponíveis que "roda" nos "Windows" versões 9X, NT, 2K, Me, XP, 03, DOS e Vista. Estamos desenvolvendo estudos para firmar parcerias de forma a tornar o Quiz ainda mais divertido e emocionante. O Quiz Brasil tem a maior base de dados de jogos de Quiz do Brasil!!

            Dando continuidade ao histórico do jogo segue abaixo um resumo com alguns dados do mesmo, lembrando que o forum continua firme e forte:

Orkut: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=24875694
Forum
: http://quizbrasil.6.forumer.com/index.php

Download e instruções gerais no site do Portal Brasil: Clique aqui
Download no site Superdownloads: Clique aqui

Abaixo apresentamos uma tabela onde se demonstra o crescimento do QuizBrasil, lançado em 28.11.2004, no decorrer desse período:

Dia Perguntas disponíveis Crescimento (*) Jogadores cadastrados Crescimento (*)
01 / maio / 2008 80.145 + 1,74% 1.496 + 7,24%
16 / abril / 2008 78.773 + 1,07% 1.395 + 6,81%
01 / abril / 2008 77.933 + 1,32% 1.306 + 9,74%
16 / março / 2008 76.916 + 2,77% 1.190 + 8,57%
01 / março / 2008 74.843 + 1,20% 1.096 Revisado
16 / fevereiro / 2008 73.955 + 1,87% 1.116 Revisado
01 / fevereiro / 2008 72.591 + 2,95% 1.296 + 13,68%
16 / janeiro / 2008 70.444 + 2,59% 1.140 + 13,32%
01 / janeiro / 2008 68.664 + 4,18% 1.006 + 17,66%
16 / dezembro / 2007 65.908 + 4,65% 855 + 22,66%
01 / dezembro / 2007 62.977 + 8,82% 697 + 34,81%
16 / novembro / 2007 57.871 + 6,83% 517 + 35,69%
01 / novembro / 2007 54.152 + 20,74% 381 Zerado em 16.10.07
16 / outubro / 2007 44.850 Revisado 989 Revisado
01 / outubro / 2007 87.021 + 0,98% 2.053 + 9,26%
16 / setembro / 2007 86.174 + 0,28% 1.879 Revisado
01 / setembro / 2007 85.931 + 1,25% 2.109 + 9,90%
16 / agosto / 2007 84.863 + 0,84% 1.919 Revisado
01 / agosto / 2007 84.154 + 1,04% 2.471 + 5,46%
16 / julho / 2007 83.284 + 0,28% 2.343 + 3,50%
01 / julho / 2007 83.052 Em manutenção 2.261 Em manutenção
16 / junho / 2007 83.052 Em manutenção 2.261 Em manutenção
01 / junho / 2007 83.052 + 1,82% 2.261 Revisado
16 / maio / 2007 81.564 + 1,69% 2.368 + 4,73%
01 / maio / 2007 80.208 + 1,34% 2.261 Revisado
16 / abril / 2007 79.147 + 1,29% 2.347 + 3,39%
01 / abril / 2007 78.138 + 1,26% 2.270 Revisado
16 / março / 2007 77.165 + 0,15% 2.368 + 3,81%
01 / Março / 2007 77.047 + 0,55% 2.281 Revisado
16 / fevereiro / 2007 76.620 + 2,04% 2.353 + 6,18%
01 / fevereiro / 2007 75.084 + 0,84% 2.216 Revisado
16 / janeiro / 2007 74.455 + 1,09% 2.424 + 14,23%
01 / janeiro / 2007 73.652 + 0,46% 2.122 Revisado
16 / dezembro / 2006 73.309 + 10,83% 2.143 + 9,72%
01 / dezembro / 2006 66.145 + 1,85% 1.953 Revisado
16 / novembro / 2006 64.939 + 7,03% 1.970 + 10,36%
01 / novembro / 2006 60.669 + 8,07% 1.785 + 9,77%
16 / outubro / 2006 56.135 + 9,57% 1.626 Revisado
24 / setembro / 2006 51.231 + 0,36% 1.717 + 2,69%
17 / setembro / 2006 51.047 + 1,90% 1.672 + 2,45%
10 / setembro / 2006 50.094 + 2,50% 1.632 + 3,55%
03 / setembro / 2006 48.872 + 4,27% 1.576 Revisado
27 / agosto / 2006 46.868 + 1,38% 2.266 + 3,23%
20 / agosto / 2006 46.226 + 1,88% 2.195 + 1,76%
13 / agosto / 2006 45.372 + 4,84% 2.157 + 3,40%
06 / agosto / 2006 43.274 + 1,76% 2.086 + 1,16%
30 / julho / 2006 42.522 + 5,77% 2.062 + 3,87%
23 / julho / 2006 40.200 + 4,60% 1.985 + 2,47%
16 / julho / 2006 38.432 + 1,79% 1.937 + 0,78%
09 / julho / 2006 37.756 + 5,02% 1.922 + 4,17%
02 / julho / 2006 35.950 + 5,91% 1.845 + 3,65%
25 / junho / 2006 33.941 + 4,89% 1.780 + 2,06%
18 / junho / 2006 32.356 + 1,48% 1.744 + 0,81%
11 / junho / 2006 31.884 + 22,11% 1.730 + 4,46%
04 / junho / 2006 26.109 + 75,06% 1.656 + 4,08%
28 / maio / 2006 14.914 - 1.591 -
21 / maio / 2006 Em manutenção periódica
14 / maio / 2006 Em manutenção periódica
07 / maio/ 2006 Em manutenção periódica
30 / abril / 2006 49.162 + 3,05% 2.055 Revisado
23 / abril / 2006 47.704 + 5,06% 2.203 + 2,03%
16 / abril / 2006 45.404 + 3,59% 2.159 + 2,71%
09 / abril / 2006 43.827 + 6,56% 2.102 + 2,88%
02 / abril / 2006 41.129 + 117,77% 2.043 + 0,19%
26 / março / 2006 18.886 (*) (*) 2.039 + 3,50%
19 / março / 2006 191.648 + 0,41% 1.970 + 2,07%
12 / março / 2006 190.861 + 0,21% 1.930 + 5,75%
05 / março / 2006 190.461 + 0,24% 1.825 + 3,39%
26 / fevereiro / 2006 190.399 + 0,13% 1.765 + 1,84%
19 / fevereiro / 2006 190.138 + 0,34% 1.733 + 2,12%
12 / fevereiro / 2006 189.495 - 1.697 + 1,73%
05 / fevereiro / 2006 189.495 + 0,31% 1.668 Revisado
29 / janeiro / 2006 188.896 - 1.927 + 3,10%
22 / janeiro / 2006 188.896 + 0,05% 1.869 + 4,82%
15 / janeiro / 2006  188.802 - 1.783 + 2,64%
08 / janeiro / 2006 188.802 - 1.737 Revisado
01 / janeiro / 2006 188.802 - 2.020 + 1,10%
25 / dezembro / 2005 188.802 + 1,26% 1.998 + 5,10%
18 / dezembro / 2005 186.449 + 1,11% 1.901 + 4,10%
11 / dezembro / 2005 184.387 + 1,53% 1.826 + 1,84%
04 / dezembro / 2005 181.601 + 1,05% 1.793 Revisado
27 / novembro / 2005 179.708 + 1,46% 2.115 + 2,32%
20 / novembro / 2005 177.108 + 1,01% 2.067 + 1,17%
13 / novembro / 2005 175.335 + 0,74% 2.043 + 3,54%
06 / novembro / 2005 174.041 + 0,56% 1.973 Revisado
30 / outubro / 2005 173.069 + 0,73% 2.359 + 0,89%
23 / outubro / 2005 171.801 + 0,87% 2.338 + 2,05%
16 / outubro / 2005 170.311 + 0,92% 2.291 + 2,38%
09 / outubro / 2005 168.755 + 2,16% 2.238 Revisado
02 / outubro / 2005 165.172 Revisado 3.113 Revisado
07 / agosto / 2005 165.874 + 1,16% 3.568 + 1,65%
31 / julho / 2005 163.957 + 1,21% 3.510 + 1,12%
24 / julho / 2005 161.981 + 1,70% 3.471 + 2,14%
17 / julho / 2005 159.269 + 1,24% 3.398 + 1,94%
10 / julho / 2005 157.309 + 1,65% 3.332 - 10,74% (*)
03 / julho / 2005 154.744 + 1,51% 3.736 + 1,93%
26 / junho / 2005 152.437 + 0,76% 3.665 + 1,49%
19 / junho / 2005 151.283 + 0,80% 3.611 + 0,95%
12 / junho / 2005 150.072 +1,59% 3.577 + 1,53%
05 /junho / 2005 147.717 + 1,23% 3.523 - 6,37% (*)
29 / maio/ 2005 145.909 + 0,95% 3.763 + 1,51%
22 / maio / 2005 144.530 + 0,77% 3.707 + 1,36%
15 / maio / 2005 143.422 + 1,36% 3.657 + 1,21%
08 / maio / 2005 141.485 + 1,10% 3.613 + 2,90%
01 / maio / 2005 139.942 + 0,65% 3.511 + 1,82%
24 / abril / 2005 139.037 + 0,62% 3.448 + 3,69%
17 / abril / 2005 138.176 + 0,85% 3.325 + 2,11%
10 / abril / 2005 137.104 + 0,83% 3.256 + 1,90%
03 / abril / 2005 135.974 + 1,36% 3.195 + 5,02%
27 / março / 2005 134.145 + 1,15% 3.042 + 2,35%
20 / março / 2005 132.618 + 1,23% 2.972 + 3,33%
13 / março / 2005 131.004 + 1,77% 2.876 + 2,93%
06 / março / 2005 128.725 + 1,55% 2.794 + 3,82%
27 / fevereiro / 2005 126.749 + 1,98% 2.691 + 4,30%
20 / fevereiro / 2005 124.279 + 4,25% 2.580 + 3,78%
13 fevereiro / 2005 119.183 + 3,36% 2.486 + 5,60%
06 fevereiro / 2005 115.303 + 2,88% 2.354 + 5,41%
30 / janeiro / 2005 112.073 + 3,91% 2.223 + 7,30%
23 / janeiro / 2005 107.848 + 2,04% 2.081 + 6,82%
16 / janeiro / 2005 105.690 + 3,26% 1.948 + 5,48%
09 / janeiro / 2005 102.352 + 2,02% 1.838 + 8,50%
01 / janeiro / 2005 100.319 + 34,47% 1.694 + 7,69%
26 / dezembro / 2004 74.601 + 14,44% 1.573 + 11,24%
19 / dezembro / 2004 65.185 + 14,13% 1.414 + 15,71%
12 / dezembro / 2004 57.112 + 18,41% 1.222 + 13,78%
05 / dezembro / 2004 48.229 + 26,98% 1.074 + 25,02
28 / novembro / 2004 37.980 + 4,87% 859 + 46,83%
21 / novembro / 2004 36.225 - 585 -

Quinzena que vem tem mais....

Abraços,

Fernando Toscano       
Editor do Portal Brasil     

LEIA OUTRAS COLUNAS AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI