Área Cultural

Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal


- E D I T O R I A L -
1  6  /  M  A  I  O  /  2 0 0 8

            O sucesso das pequenas "estórias" do nosso colunista-titular da seção de Direito, o Dr. Gladston Mamede, me incentivou a mantê-las por algum tempo aqui no editorial quinzenal. São fatos e "causos" da vida contados por esse bom mineiro, doutor e ex-professor da renomada UFMG, de Belo Horizonte...

"CAUSOS" DO DR. MAMEDE
Esmôquins no Xópim
(*)         

            Vivo encasquetado com esses sujeitos que trocam palavras em português por estrangeiras; é um tal de link no lugar de elo ou target, para dizer alvo. Bobice da grossa, superada apenas pela pretensão de dar forma de verbo a essas aberrações, como linkar ou startar, o que me faz arrepiar até o thong do pé. Coisa de almofadinha ou, preferindo, janota (do francês “janot”: tolo, segundo o Aurélio). Mas o que não falta é caboclo polvilhando a fala de palavras em inglês para dar a impressão de que sabe o que os outros não sabem. Bobeira.

            Não me tomem, todavia, por extremista do vernáculo, do tipo que nos pretende pentacampeões de ludopédico (ludo é jogo; pédico, o que se faz com os pés), recusando o anglicismo na palavra futebol. Nada disso. Não me apoquento com futebol, basquete (“bola ao cesto”)  ou iatismo (de yatch – barco a vela). Na proporção de meia pedra, meio tijolo, a intercomunicação entre os idiomas não é só proveitosa, mas é mesmo inevitável. Os séculos em que os mouros se mantiveram na Península Ibéria encheram o português e o espanhol de palavras árabes, como azeite, almofada e outras. Hoje, falamos alforria, que é de origem árabe, e nos olvidamos de manumissão, palavra de origem latina para a libertação dos cativos.

            Todavia, a coisa por vezes foge do razoável. Vejam a palavra inglesa record: veio ao português para traduzir a melhor marca, o melhor resultado em todos os tempos. Mas recusaram-lhe a aposição do acento agudo no primeiro “e”, mantendo-lhe a conhecida tonicidade proparoxítona. Daí ter surgido um tal de recóóóórde, um paroxítona que poucos conhecem e milhões erram, mesmo nos telejornais, para a para felicidade suprema (o gáudio, lembra?) dos eruditos que, assim, mantêm o orgulho de ser da cambada de gatos pingados que sabem pronunciar corretamente a palavra. E não me estranhem a cambada, pois é, sim, o coletivo de felinos, designadamente os gatos. Está como o fato para as cabras, a vara para os porcos e a cáfila para os camelos.

            Outros estrangeirismos já estão enraizados, do que o futebol (do inglês football) é apenas um exemplo. Há também o chofer, do francês chauffeur, o grotesco, do italiano grottesco (que lembra uma gruta), e, para esses dias onde o calor anda a rachar melões, o chope, do alemão Schoppen, posto que existam aqueles que prefiram a corruptela chopp. Tudo bem. Acontece. Mas tem-se aí um padrão interessante para uma revolução: por que não adaptamos de imediato os estrangeirismos ao português, assimilando-os por completo? Fizemos isso com o ioga e o volei, assim como o xampu (de shampoo). Pois vamos em frente, ora bolas, acabando com esse blecaute. Blecaute mesmo, sem itálico. É que a palavra já está no português há algum tempo, desse jeitinho ble-cau-te. Não é preciso usar black-out, não senhor.

            Vamos fazer compras no xópim, gente. Afinal, temos vários autidores pela cidade anunciando liquidações. Que tal? Basta fazer lóbi junto ao Congresso Nacional, ameaçando os deputados de impítimam, para conseguirmos uma lei com esse apigreide na última flor do Láscio. Será um momento roliudiano da história brasileira. Mas nada que delire da realidade. Afinal, os baianos já cantam regue há muito; vamos fazer o mesmo com o rape e os raperes e, na baixada fluminense, instituir os bailes de fanque, em modo de acomodar os fanqueiros, pouposudas, preparadas e caninas em geral. Somem-se os panques da periferia (se não quiserem ser punques), os grunges, pois metaleiros já temos há muito. E para não haver homofobia, incluiremos as dregueqüins e os gueis. Tudo sem traumas. O Jô Soares manterá o seu talquexou e a Xuxa vai ficar radiante com o seu xou, já que nunca quis ter um espetáculo. Aliás, a Xuxa será citada pelos gramáticas como um marco na história filológica brasileira.

            Porém, sem exageros, por favor. Em muitos casos, é preciso proteger o português de ataques desnecessários. Esqueçamos os teens, já que temos os adolescentes. Assassinos em série não precisam ser serial killers, nem shirts as camisetas. Mas quem gosta de luxo e glamur, ainda poderá passar o reveion no Automóvel Clube, onde se mantém a regra do blequetái, permitindo aos gentis-homens tirar esmôquins do baú.      

(*) Por Gladston Mamede, advogado, professor de direito da UFMG, membro do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais
e titular da coluna de direito do Portal Brasil. E-mail: [email protected].

MEIO AMBIENTE - Raposa-Serra do Sol e a monarquia britânica - Passou quase despercebida a reunião organizada pelo príncipe Charles, herdeiro do trono britânico, que foi realizada em Londres nos dias 29 e 30 passados, reunindo autoridades e parlamentares de estados da região amazônica com representantes de instituições financeiras e das indefectíveis ONGs.

            O encontro, realizado na residência do Príncipe (Clearence House), discutiu temas como Agricultura e Meio Ambiente; Infra-Estrutura; Finanças e Saúde e Educação. Estiveram presentes Ana Júlia Carepa, do Pará; Waldez Góes, do Amapá; e José de Anchieta Júnior, de Roraima. O Acre e o Amazonas foram representados pelos senadores Tião Viana (PT) e Arthur Virgílio (PSDB), respectivamente. Dentre os outros participantes, destacam-se executivos de grandes empresas como Rio Tinto, Shell, Deutsche Bank, Goldmann Sachs, Morgan Stanley e MacDonald's que se misturaram com dirigentes do WWF, Greenpeace, Friends of the Earth (Amigos da Terra) e até mesmo de líderes indígenas como Almir Suruí, da COIAB. Uma reunião e tanto.

            Segundo deu a entender um dos organizadores do convescote, o empresário brasileiro Jorge Pinheiro Machado, o príncipe Charles quer se transformar numa espécie de interlocutor privilegiado entre as personalidades brasileiras envolvidas nas questões amazônicas e as lideranças britânicas interessadas na ‘proteção’ da floresta amazônica. O objetivo de Sua Alteza é promover uma espécie de ‘financeirização’ das florestas nativas via remuneração dos ‘serviços ambientais’ que elas prestam à humanidade. A linha de ação do esquema prevê a melhoria da qualidade de vida dos povos da floresta - leia-se índios - para que se transformem em ‘guardiões das florestas’.

            Segundo ainda Machado, a comunidade britânica estaria disposta a desembolsar cerca de 10 bilhões de libras esterlinas (mais de R$ 50 bilhões) para remunerar os serviços ambientais prestados pelas florestas. O que se discute agora são as formas de captação desses recursos, se por pagamento de ‘bolsas-floresta’, por aporte direto aos fundos estaduais de meio ambiente, por projetos específicos ou ainda por outros mecanismos financeiros.

            Nenhuma novidade no esquema desenhado sob medida para manter a Amazônia despovoada e desconectada do restante do Brasil, a não ser pelo envolvimento aberto - e não mais encoberto - da Casa Real britânica nesse processo. A prova foi dada por Roberto Smeraldi, chefão da Friends of the Earth (Amigos da Terra) no Brasil, ao relatar que alguns dos convidados brasileiros deixaram perplexos os participantes britânicos ao defender iniciativas tidas como pouco compatíveis com o desenvolvimento das populações locais, foco principal do encontro: é o caso do governador Anchieta de Roraima, que afirmou ter "apoio de 80% da população indígena" para promover o cultivo de arroz no leste de seu Estado e do secretário executivo do MME, Márcio Zimmermann, que defendeu a realização de grandes projetos para barrar os principais rios da região, como o Madeira, o Xingu e o Tapajós.

            Está prevista uma segunda etapa desse encontro a realizar-se dentro de 90 dias e deverá ser sediada em Belém (PA), tendo como anfitriões a governadora Ana Júlia e demais governadores da Amazônia, que se reunirão com um grupo de convidados britânicos sob a liderança do Príncipe Charles.

            Seria conveniente que ao menos os governadores e parlamentares que participaram do encontro em Londres refletissem sobre as atuações do príncipe Charles em assuntos da Amazônia. Em abril de 1991, por exemplo, o príncipe Charles empreendeu uma visita ao Brasil quando promoveu um seminário de dois dias a bordo do iate real Brittannia, ancorado sintomaticamente no rio Amazonas, do qual participaram David Triper, ministro de Meio Ambiente da Inglaterra, William Reilly, diretor da Agência de Proteção Ambiental dos EUA, Carlo Ripa di Meana, coordenador do Meio Ambiente da Comunidade Européia e Robert Horton, presidente da British Petroleum. Tanto Collor de Mello quanto Lutzenberger estiverem entre os presentes. Meses depois, Collor de Mello criou a gigantesca reserva ianomâmi, etnia inventada por antropólogos da Survival International, braço ‘humano’ do WWF.

            Por uma curiosa coincidência, sempre que esquenta o imbróglio em torno da reserva indígena Raposa-Serra do Sol, como agora, Charles está por perto. No início de 2000, quando a sociedade roraimense levantou-se pela primeira vez contra a criação da reserva, o príncipe visitava a vizinha Guiana onde participou pessoalmente da inauguração da reserva ambiental de Iwokrama. A reserva, com 400 mil hectares, situa-se na região do rio Rupunini, que já foi território brasileiro. Seis meses antes, o secretário do Ministério de Relações Exteriores do Reino Unido, Paul Taylor, e o secretário da embaixada britânica no Brasil, John Pearson, estiveram em Roraima para "conhecer de perto a realidade indígena" do Estado. Recorde-se ainda que, no ano passado, o governo da Guiana resolveu se auto-transformar em ‘protetorado verde’ sob a administração britânica, tendo Iwokrama como modelo.

            Mediante tais fatos incontestáveis, seria no mínimo prudente que autoridades brasileiras, principalmente os governadores dos Estados da Amazônia, refletissem bem antes de participar da anunciada ‘segunda rodada’ da iniciativa do príncipe Charles.

            Só não enxerga quem não quiser ver que essa nova ofensiva do Establishment britânico em terras amazônicas, visando diretamente o fortalecimento de ‘nações indígenas’, se constitui em uma ameaça direta à soberania brasileira na região.
FONTE: Agência Pará de Notícias

Pedro Simon: “Lula internacionaliza a Amazônia”
Senador também lamenta decisão do STF

            Pedro Simon lamentou, no último dia 09, no Senado a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que liberou a concessão de florestas amazônica à exploração de empresas privadas - permitida pela lei 11.284, de iniciativa do governo - o senador Pedro Simon (PMDB-RS) atacou duramente o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

            - “A História vai registrar que  a internacionalização da Amazônia começou com o governo Lula entregando 95 mil hectares a uma empresa privada explorar por 40 anos; e, com o agravante de que as terras podem ser dadas como garantia de empréstimos internacionais”, afirmou o parlamentar, acrescentando que “a biografia do Lula ficará marcada com esse gesto que agride a nossa soberania”. Simon ressaltou que apelou ao presidente e ao ministro Tarso Genro, da Justiça, com o objetivo de evitar a privatização, mas não recebeu resposta.

            O STF cassou, em 08 de maio pp., liminar concedida pela desembargadora Selene Maria de Almeida, do Tribunal Regional Federal da Primeira Região, que, com base no artigo 49, inciso 17, da Constituição - determina a exigência de autorização prévia do Congresso para “aprovar, previamente, a alienação ou concessão de terras públicas com área superior a dois mil e quinhentos hectares” -  suspendeu a licitação do primeiro processo de concessão de florestas públicas no Brasil, 95 mil hectares da Floresta Nacional de Jamari, em Rondônia.

            A lei 11.284, Gestão de Florestas Públicas, que permite a concessão de florestas na Amazônia à exploração privada, foi uma iniciativa do governo aprovada no Congresso com emendas do senador Pedro Simon, depois vetadas pelo presidente da República. O senador, contudo, decidiu apresentar o Projeto de Lei nº 254/2006, que submete a concessão de floresta pública com área superior a 2.500 hectares, à aprovação prévia do Congresso, nos termos da Constituição Federal.
FONTE: Assessoria de Imprensa do Senador Pedro Simon

QUIZ BRASIL - O Quiz Brasil está instalado num moderno escritório, com servidor dedicado e acesso exclusivo, tudo isso resultando em maior estabilidade, confiabilidade e velocidade de acesso. Além do Portal Brasil, no site do "superdownloads" o QuizBrasil continua a disponibiliza para downloads e, desde 04.01.2007, até 15.05.2008 já haviam sido feitos naquele site, cerca de 3.972 downloads (177 na última quinzena) - www.superdownloads.com.br (link direto abaixo). Desde meados de janeiro de 2008 o Quiz Brasil passou a ser o quiz nº 1, desse site, em volume de downloads. Além disso é o único dos quiz ali disponíveis que "roda" nos "Windows" versões 9X, NT, 2K, Me, XP, 03, DOS e Vista. Estamos desenvolvendo estudos para firmar parcerias de forma a tornar o Quiz ainda mais divertido e emocionante. O Quiz Brasil tem a maior base de dados de jogos de Quiz do Brasil!!

            Dando continuidade ao histórico do jogo segue abaixo um resumo com alguns dados do mesmo, lembrando que o forum continua firme e forte:

Orkut: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=24875694
Forum
: http://quizbrasil.6.forumer.com/index.php

Download e instruções gerais no site do Portal Brasil: Clique aqui
Download no site Superdownloads: Clique aqui

Abaixo apresentamos uma tabela onde se demonstra o crescimento do QuizBrasil, lançado em 28.11.2004, no decorrer desse período:

Dia Perguntas disponíveis Crescimento (*) Jogadores cadastrados Crescimento (*)
16 / maio / 2008 80.712 + 0,70% 1.435 Revisado
01 / maio /2008 80.145 + 1,74% 1.496 + 7,24%
16 / abril / 2008 78.773 + 1,07% 1.395 + 6,81%
01 / abril / 2008 77.933 + 1,32% 1.306 + 9,74%
16 / março / 2008 76.916 + 2,77% 1.190 + 8,57%
01 / março / 2008 74.843 + 1,20% 1.096 Revisado
16 / fevereiro / 2008 73.955 + 1,87% 1.116 Revisado
01 / fevereiro / 2008 72.591 + 2,95% 1.296 + 13,68%
16 / janeiro / 2008 70.444 + 2,59% 1.140 + 13,32%
01 / janeiro / 2008 68.664 + 4,18% 1.006 + 17,66%
16 / dezembro / 2007 65.908 + 4,65% 855 + 22,66%
01 / dezembro / 2007 62.977 + 8,82% 697 + 34,81%
16 / novembro / 2007 57.871 + 6,83% 517 + 35,69%
01 / novembro / 2007 54.152 + 20,74% 381 Zerado em 16.10.07
16 / outubro / 2007 44.850 Revisado 989 Revisado
01 / outubro / 2007 87.021 + 0,98% 2.053 + 9,26%
16 / setembro / 2007 86.174 + 0,28% 1.879 Revisado
01 / setembro / 2007 85.931 + 1,25% 2.109 + 9,90%
16 / agosto / 2007 84.863 + 0,84% 1.919 Revisado
01 / agosto / 2007 84.154 + 1,04% 2.471 + 5,46%
16 / julho / 2007 83.284 + 0,28% 2.343 + 3,50%
01 / julho / 2007 83.052 Em manutenção 2.261 Em manutenção
16 / junho / 2007 83.052 Em manutenção 2.261 Em manutenção
01 / junho / 2007 83.052 + 1,82% 2.261 Revisado
16 / maio / 2007 81.564 + 1,69% 2.368 + 4,73%
01 / maio / 2007 80.208 + 1,34% 2.261 Revisado
16 / abril / 2007 79.147 + 1,29% 2.347 + 3,39%
01 / abril / 2007 78.138 + 1,26% 2.270 Revisado
16 / março / 2007 77.165 + 0,15% 2.368 + 3,81%
01 / Março / 2007 77.047 + 0,55% 2.281 Revisado
16 / fevereiro / 2007 76.620 + 2,04% 2.353 + 6,18%
01 / fevereiro / 2007 75.084 + 0,84% 2.216 Revisado
16 / janeiro / 2007 74.455 + 1,09% 2.424 + 14,23%
01 / janeiro / 2007 73.652 + 0,46% 2.122 Revisado
16 / dezembro / 2006 73.309 + 10,83% 2.143 + 9,72%
01 / dezembro / 2006 66.145 + 1,85% 1.953 Revisado
16 / novembro / 2006 64.939 + 7,03% 1.970 + 10,36%
01 / novembro / 2006 60.669 + 8,07% 1.785 + 9,77%
16 / outubro / 2006 56.135 + 9,57% 1.626 Revisado
24 / setembro / 2006 51.231 + 0,36% 1.717 + 2,69%
17 / setembro / 2006 51.047 + 1,90% 1.672 + 2,45%
10 / setembro / 2006 50.094 + 2,50% 1.632 + 3,55%
03 / setembro / 2006 48.872 + 4,27% 1.576 Revisado
27 / agosto / 2006 46.868 + 1,38% 2.266 + 3,23%
20 / agosto / 2006 46.226 + 1,88% 2.195 + 1,76%
13 / agosto / 2006 45.372 + 4,84% 2.157 + 3,40%
06 / agosto / 2006 43.274 + 1,76% 2.086 + 1,16%
30 / julho / 2006 42.522 + 5,77% 2.062 + 3,87%
23 / julho / 2006 40.200 + 4,60% 1.985 + 2,47%
16 / julho / 2006 38.432 + 1,79% 1.937 + 0,78%
09 / julho / 2006 37.756 + 5,02% 1.922 + 4,17%
02 / julho / 2006 35.950 + 5,91% 1.845 + 3,65%
25 / junho / 2006 33.941 + 4,89% 1.780 + 2,06%
18 / junho / 2006 32.356 + 1,48% 1.744 + 0,81%
11 / junho / 2006 31.884 + 22,11% 1.730 + 4,46%
04 / junho / 2006 26.109 + 75,06% 1.656 + 4,08%
28 / maio / 2006 14.914 - 1.591 -
21 / maio / 2006 Em manutenção periódica
14 / maio / 2006 Em manutenção periódica
07 / maio/ 2006 Em manutenção periódica
30 / abril / 2006 49.162 + 3,05% 2.055 Revisado
23 / abril / 2006 47.704 + 5,06% 2.203 + 2,03%
16 / abril / 2006 45.404 + 3,59% 2.159 + 2,71%
09 / abril / 2006 43.827 + 6,56% 2.102 + 2,88%
02 / abril / 2006 41.129 + 117,77% 2.043 + 0,19%
26 / março / 2006 18.886 (*) (*) 2.039 + 3,50%
19 / março / 2006 191.648 + 0,41% 1.970 + 2,07%
12 / março / 2006 190.861 + 0,21% 1.930 + 5,75%
05 / março / 2006 190.461 + 0,24% 1.825 + 3,39%
26 / fevereiro / 2006 190.399 + 0,13% 1.765 + 1,84%
19 / fevereiro / 2006 190.138 + 0,34% 1.733 + 2,12%
12 / fevereiro / 2006 189.495 - 1.697 + 1,73%
05 / fevereiro / 2006 189.495 + 0,31% 1.668 Revisado
29 / janeiro / 2006 188.896 - 1.927 + 3,10%
22 / janeiro / 2006 188.896 + 0,05% 1.869 + 4,82%
15 / janeiro / 2006  188.802 - 1.783 + 2,64%
08 / janeiro / 2006 188.802 - 1.737 Revisado
01 / janeiro / 2006 188.802 - 2.020 + 1,10%
25 / dezembro / 2005 188.802 + 1,26% 1.998 + 5,10%
18 / dezembro / 2005 186.449 + 1,11% 1.901 + 4,10%
11 / dezembro / 2005 184.387 + 1,53% 1.826 + 1,84%
04 / dezembro / 2005 181.601 + 1,05% 1.793 Revisado
27 / novembro / 2005 179.708 + 1,46% 2.115 + 2,32%
20 / novembro / 2005 177.108 + 1,01% 2.067 + 1,17%
13 / novembro / 2005 175.335 + 0,74% 2.043 + 3,54%
06 / novembro / 2005 174.041 + 0,56% 1.973 Revisado
30 / outubro / 2005 173.069 + 0,73% 2.359 + 0,89%
23 / outubro / 2005 171.801 + 0,87% 2.338 + 2,05%
16 / outubro / 2005 170.311 + 0,92% 2.291 + 2,38%
09 / outubro / 2005 168.755 + 2,16% 2.238 Revisado
02 / outubro / 2005 165.172 Revisado 3.113 Revisado
07 / agosto / 2005 165.874 + 1,16% 3.568 + 1,65%
31 / julho / 2005 163.957 + 1,21% 3.510 + 1,12%
24 / julho / 2005 161.981 + 1,70% 3.471 + 2,14%
17 / julho / 2005 159.269 + 1,24% 3.398 + 1,94%
10 / julho / 2005 157.309 + 1,65% 3.332 - 10,74% (*)
03 / julho / 2005 154.744 + 1,51% 3.736 + 1,93%
26 / junho / 2005 152.437 + 0,76% 3.665 + 1,49%
19 / junho / 2005 151.283 + 0,80% 3.611 + 0,95%
12 / junho / 2005 150.072 +1,59% 3.577 + 1,53%
05 /junho / 2005 147.717 + 1,23% 3.523 - 6,37% (*)
29 / maio/ 2005 145.909 + 0,95% 3.763 + 1,51%
22 / maio / 2005 144.530 + 0,77% 3.707 + 1,36%
15 / maio / 2005 143.422 + 1,36% 3.657 + 1,21%
08 / maio / 2005 141.485 + 1,10% 3.613 + 2,90%
01 / maio / 2005 139.942 + 0,65% 3.511 + 1,82%
24 / abril / 2005 139.037 + 0,62% 3.448 + 3,69%
17 / abril / 2005 138.176 + 0,85% 3.325 + 2,11%
10 / abril / 2005 137.104 + 0,83% 3.256 + 1,90%
03 / abril / 2005 135.974 + 1,36% 3.195 + 5,02%
27 / março / 2005 134.145 + 1,15% 3.042 + 2,35%
20 / março / 2005 132.618 + 1,23% 2.972 + 3,33%
13 / março / 2005 131.004 + 1,77% 2.876 + 2,93%
06 / março / 2005 128.725 + 1,55% 2.794 + 3,82%
27 / fevereiro / 2005 126.749 + 1,98% 2.691 + 4,30%
20 / fevereiro / 2005 124.279 + 4,25% 2.580 + 3,78%
13 fevereiro / 2005 119.183 + 3,36% 2.486 + 5,60%
06 fevereiro / 2005 115.303 + 2,88% 2.354 + 5,41%
30 / janeiro / 2005 112.073 + 3,91% 2.223 + 7,30%
23 / janeiro / 2005 107.848 + 2,04% 2.081 + 6,82%
16 / janeiro / 2005 105.690 + 3,26% 1.948 + 5,48%
09 / janeiro / 2005 102.352 + 2,02% 1.838 + 8,50%
01 / janeiro / 2005 100.319 + 34,47% 1.694 + 7,69%
26 / dezembro / 2004 74.601 + 14,44% 1.573 + 11,24%
19 / dezembro / 2004 65.185 + 14,13% 1.414 + 15,71%
12 / dezembro / 2004 57.112 + 18,41% 1.222 + 13,78%
05 / dezembro / 2004 48.229 + 26,98% 1.074 + 25,02
28 / novembro / 2004 37.980 + 4,87% 859 + 46,83%
21 / novembro / 2004 36.225 - 585 -

Quinzena que vem tem mais....

Abraços,

Fernando Toscano       
Editor do Portal Brasil     

LEIA OUTRAS COLUNAS AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI