Área Cultural

Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal


- E D I T O R I A L -
1 6  /  O U T U B R O  /  2 0 0 8

ENERGIA & PETRÓLEO - Lei sobre petróleo pode ser revista para garantir dividendos do pré-sal - Após 55 anos da criação da Petrobras, a Câmara volta a discutir a quem deve servir a suposta riqueza encontrada na camada do pr-e-sal. Hoje o Brasil produz 1,9 milhão de barris de petróleo por dia, muito mais que os 2 mil barris de 1953, quando, em 3 de outubro, entrou em vigor a antiga lei do petróleo (Lei 2004/53), que criou a Petrobras e instituiu o monopólio nacional sobre esse combustível.

            Atualmente, há parlamentares que defendem a criação de uma empresa para explorar a riqueza do pré-sal, enquanto outros consideram que o melhor seria mudar a forma de cobrança dos impostos das companhias que, em conjunto com a Petrobras, já trabalham na exploração de petróleo.

            Segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP), apenas no bloco de Tupi, o primeiro descoberto na camada do pré-sal, pode haver um volume de 8 bilhões de barris, a segunda maior descoberta mundial nos últimos 30 anos. Considera-se a possibilidade de existência de outro campo petrolífero ainda maior, o que significaria, segundo estimativas otimistas, que o total de petróleo da camada valeria algo em torno de 20 trilhões de dólares.

            Nesta semana, sindicatos e a Central Única dos Trabalhadores (CUT) lançaram a campanha "O Petróleo tem que ser nosso", que pede mudanças na Lei de Petróleo (Lei 9478/97, que substituiu a Lei 2004/53) para aumentar a participação da União nos lucros obtidos com a extração do mineral em território nacional. Segundo o diretor da Associação dos Engenheiros da Petrobras (Aepet), Fernando Siqueira, a intenção é pressionar o governo para mudar a legislação e repatriar as ações da Petrobras que foram vendidas em bolsas de valores estrangeiras.

Sem corporativismo

            O deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR) prefere encarar o assunto com cautela. "Não dá para tratar isso de forma emocional, porque não se sabe quando vai começar a extração do petróleo. Temos tempo para preparar o tema sem corporativismo nem ganância", defende o parlamentar, que encomendou estudos para conhecer os detalhes sobre a descoberta.

            Além de criar a ANP, a Lei 9478/97 quebrou o monopólio da Petrobras sobre a exploração do Petróleo e possibilitou as condições para a abertura do capital da empresa na bolsa de Nova Iorque. Com 10 anos de criação, a ANP festeja os investimentos que se somaram aos da Petrobras, em leilões de áreas para exploração que duplicaram a produção nacional e virtualmente tornaram o Brasil independente da produção estrangeira.

            Os sindicatos criticam dois pontos específicos. Para o engenheiro da Petrobras Fernando Siqueira, o problema está no artigo que quebrou o monopólio estatal. Pela lei, o petróleo é propriedade da União até ser retirado do subsolo, quando se torna propriedade da empresa produtora. Por isso, os contratos de exploração são concessões e deveriam, na opinião da Aepet, ser de serviço. "Em outros países, os ganhos com a extração chegam a 84%, mas no Brasil se limitam a no máximo 45% com royalties e participações; isso não pode continuar assim, ainda mais com a descoberta do pré-sal", avalia.

            Para Gustavo Fruet, no entanto, as chamadas participações especiais sobre o petróleo extraído podem ser aumentadas por decreto presidencial, o que resolveria parte da questão. "Esse é o momento de definirmos qual modelo o País quer para a exploração, quem vai realizá-la, e como esses recursos serão usados", disse. O deputado acredita que, além das participações e royalties, o governo pode usar a tributação sobre o petróleo do pré-sal para aumentar o ganho. Essa seria, segundo ele, a fórmula de outros países produtores.

Nova empresa

            Entre as opções, está a criação de uma empresa para cuidar da exploração do pré-sal. A Petrobrás não poderia estar sozinha à frente da tarefa porque, com a abertura de capitais na bolsa, estaria sujeita a regras menos protecionistas e teria seus dividendos remetidos para fora do País. "O Brasil precisa obter dividendos sociais com a exploração desse petróleo e a Petrobras pode ter se tornado um entrave", adverte o deputado Marcondes Gadelha (PSB-PB), que é presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional e defende que os recursos de exploração do subsolo sejam orientados para investimentos.

            Para Fruet, o próprio governo não sabe o que quer, e alterna-se entre elogios e ataques à Petrobras. "Mas até hoje o Congresso não sabe quanto a Petrobras gasta com publicidade, por exemplo, e está na hora de termos dados claros sobre a empresa", disse. O deputado elaborou na época da CPMI dos Correios, em 2005, um mandato de segurança para abrir as contas da estatal. Ainda assim, segundo ele, é preciso saber se a nova empresa é necessária ou se, com mudanças nas condições atuais, a Petrobras pode exercer esse papel.

ENERGIA & PETRÓLEO II - Petrobras é a 15ª empresa petrolífera do mundo - A Petrobras é a 15ª maior empresa do setor no mundo, com mais de 100 plataformas de produção, 16 refinarias, 30 mil quilômetros em dutos e mais de 6 mil postos de combustíveis. Ela controla outras 18 empresas, além de sucursais, e atua em 27 países. Além disso, é a mais capacitada para a extração de petróleo em águas profundas, como o pré-sal.

Durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, a venda de ações da companhia reduziu a participação do setor público de 84% para 40%. Das ações negociadas, restam cerca de 25% no Brasil, os outros 75% foram para a Bolsa de Valores de Nova York. Em 2007, isso representou uma remessa de 10 bilhões de dólares (R$ 20 bilhões) em dividendos, mas também possibilitou investimentos da ordem de R$ 35 bilhões.

O próprio governo estuda comprar ações de volta, como forma de garantir os dividendos do pré-sal, caso a Petrobras seja a concessionária. Mas essa ação pode ser mal vista pelos mercados, e uma empresa apenas para gerenciar a extração pode ser criada. Para os sindicatos, uma nova empresa não vai resolver os problemas se o modelo de concessão continuar o mesmo.

TECNOLOGIA & SEGURANÇA - Certificação digital evolui rapidamente no Brasil - O conceito de certificação digital é simples: uma tecnologia que provê mecanismos de segurança, capazes de garantir autenticidade, confidencialidade e integridade às informações eletrônicas. Ou seja, é uma forma de oferecer segurança para a realização de transações eletrônicas, o envio de documentos e de mensagens entre cidadãos, empresas e governo.

            O Serviço Federal de Processamento de Dados - Serpro é pioneiro em certificação digital no Brasil. Foi a primeira instituição autorizada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação - ITI a operar como Autoridade Certificadora - AC e Autoridade de Registro - AR dentro da infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP Brasil, além de hospedar, desde 2002, a Autoridade Certificadora Raiz da ICP - Brasil.

Carteira de identidade digital

            O certificado digital funciona como uma espécie de "carteira de identidade" que comprova a autenticidade de quem faz as transações. "Ele é atualmente o modo mais seguro de identificação de uma pessoa, entidade ou sítio na Internet. E pode ser considerado fundamental no processo de expansão segura dos meios digitais", afirma Leon Mundim, analista que atua na área comercial da certificação digital no Serpro.

            Leon também destaca a importância do certificado digital na relação entre o Estado e a população. "Com o uso dele, o cidadão pode acessar e enviar seus dados de forma rápida, prática e segura em sítios do Governo que já possuam essas funcionalidades, como o da Receita Federal do Brasil, por exemplo", explica.

            Tais características explicam a rápida ascensão no número de solicitações de certificação. Em cinco anos, o mercado espera aumentar em 10 vezes o faturamento desta atividade. No Serpro, o total de novos pedidos quadruplicou em dois anos. Atualmente, são quatro mil por mês.

Mais agilidade

            Desde 2005, o Serpro firmou parceria com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT que permite a venda, em agências dos Correios, de certificações da Autoridade Certificadora Serpro - RFB. Desta forma, qualquer cidadão pode adquirir seu e-CPF ou as empresas obter o seu e-CNPJ nos Correios. Este serviço já existe em mais de 66 agências em todo o Brasil.

QUIZ BRASIL - O Quiz Brasil está instalado num moderno escritório, com servidor dedicado e acesso exclusivo, tudo isso resultando em maior estabilidade, confiabilidade e velocidade de acesso. Além do Portal Brasil, no site do "superdownloads" o QuizBrasil continua a disponibiliza para downloads e, desde 04.01.2007, até 15.10.2008 já haviam sido feitos naquele site, cerca de 5.051 downloads (129 na última quinzena) - www.superdownloads.com.br (link direto abaixo). Além disso é o único  quiz que "roda" a versões "Windows" versões 9X, NT, 2K, Me, XP, 03, DOS e Vista. Estamos desenvolvendo estudos para firmar parcerias de forma a tornar o Quiz ainda mais divertido e emocionante. O Quiz Brasil tem a maior base de dados de jogos de Quiz do Brasil!!

            Dando continuidade ao histórico do jogo segue abaixo um resumo com alguns dados do mesmo, lembrando que o forum continua firme e forte:

Orkut: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=24875694
Forum
: http://quizbrasil.6.forumer.com/index.php

Download e instruções gerais no site do Portal Brasil: Clique aqui
Download no site Superdownloads: Clique aqui

Abaixo apresentamos uma tabela onde podemos demonstrar a evolução do Quiz Brasil, lançado em 28.11.2004, no decorrer desse período:

Dia

Perguntas disponíveis

Crescimento (*)

Jogadores cadastrados

Crescimento (*)

16 / outubro / 2008

93.789

+ 1,10%

1.745

+ 8,79%

01 / outubro / 2008

92.765

+ 0,75%

1.604

+ 3,35%

16 / setembro / 2008

92.071

+ 0,08%

1.552

+ 3,81%

01 / setembro / 2008

91.998

+ 0,28%

1.495

+ 0,53%

16 / agosto/ 2008

91.734

+ 1,25%

1.487

+ 6,97%

01 / agosto / 2008

90.600

+ 6,55%

1.390

Revisado

16 / julho / 2008

85.029

+ 0,65%

1.583

+ 7,17%

01 / julho / 2008

84.477

+ 0,58%

1.477

Revisado

16 / junho / 2008

83.987

+ 0,89%

1.609

+ 5,71%

01 / junho / 2008

83.242

+ 3,13%

1.522

+ 6,06%

16 / maio / 2008

80.712

+ 0,70%

1.435

Revisado

01 / maio /2008

80.145

+ 1,74%

1.496

+ 7,24%

16 / abril / 2008

78.773

+ 1,07%

1.395

+ 6,81%

01 / abril / 2008

77.933

+ 1,32%

1.306

+ 9,74%

16 / março / 2008

76.916

+ 2,77%

1.190

+ 8,57%

01 / março / 2008

74.843

+ 1,20%

1.096

Revisado

16 / fevereiro / 2008

73.955

+ 1,87%

1.116

Revisado

01 / fevereiro / 2008

72.591

+ 2,95%

1.296

+ 13,68%

16 / janeiro / 2008

70.444

+ 2,59%

1.140

+ 13,32%

01 / janeiro / 2008

68.664

+ 4,18%

1.006

+ 17,66%

16 / dezembro / 2007

65.908

+ 4,65%

855

+ 22,66%

01 / dezembro / 2007

62.977

+ 8,82%

697

+ 34,81%

16 / novembro / 2007

57.871

+ 6,83%

517

+ 35,69%

01 / novembro / 2007

54.152

+ 20,74%

381

Zerado em 16.10.07

16 / outubro / 2007

44.850

Revisado

989

Revisado

01 / outubro / 2007

87.021

+ 0,98%

2.053

+ 9,26%

16 / setembro / 2007

86.174

+ 0,28%

1.879

Revisado

01 / setembro / 2007

85.931

+ 1,25%

2.109

+ 9,90%

16 / agosto / 2007

84.863

+ 0,84%

1.919

Revisado

01 / agosto / 2007

84.154

+ 1,04%

2.471

+ 5,46%

16 / julho / 2007

83.284

+ 0,28%

2.343

+ 3,50%

01 / julho / 2007

83.052

Em manutenção

2.261

Em manutenção

16 / junho / 2007

83.052

Em manutenção

2.261

Em manutenção

01 / junho / 2007

83.052

+ 1,82%

2.261

Revisado

16 / maio / 2007

81.564

+ 1,69%

2.368

+ 4,73%

01 / maio / 2007

80.208

+ 1,34%

2.261

Revisado

16 / abril / 2007

79.147

+ 1,29%

2.347

+ 3,39%

01 / abril / 2007

78.138

+ 1,26%

2.270

Revisado

16 / março / 2007

77.165

+ 0,15%

2.368

+ 3,81%

01 / Março / 2007

77.047

+ 0,55%

2.281

Revisado

16 / fevereiro / 2007

76.620

+ 2,04%

2.353

+ 6,18%

01 / fevereiro / 2007

75.084

+ 0,84%

2.216

Revisado

16 / janeiro / 2007

74.455

+ 1,09%

2.424

+ 14,23%

01 / janeiro / 2007

73.652

+ 0,46%

2.122

Revisado

16 / dezembro / 2006

73.309

+ 10,83%

2.143

+ 9,72%

01 / dezembro / 2006

66.145

+ 1,85%

1.953

Revisado

16 / novembro / 2006

64.939

+ 7,03%

1.970

+ 10,36%

01 / novembro / 2006

60.669

+ 8,07%

1.785

+ 9,77%

16 / outubro / 2006

56.135

+ 9,57%

1.626

Revisado

24 / setembro / 2006

51.231

+ 0,36%

1.717

+ 2,69%

17 / setembro / 2006

51.047

+ 1,90%

1.672

+ 2,45%

10 / setembro / 2006

50.094

+ 2,50%

1.632

+ 3,55%

03 / setembro / 2006

48.872

+ 4,27%

1.576

Revisado

27 / agosto / 2006

46.868

+ 1,38%

2.266

+ 3,23%

20 / agosto / 2006

46.226

+ 1,88%

2.195

+ 1,76%

13 / agosto / 2006

45.372

+ 4,84%

2.157

+ 3,40%

06 / agosto / 2006

43.274

+ 1,76%

2.086

+ 1,16%

30 / julho / 2006

42.522

+ 5,77%

2.062

+ 3,87%

23 / julho / 2006

40.200

+ 4,60%

1.985

+ 2,47%

16 / julho / 2006

38.432

+ 1,79%

1.937

+ 0,78%

09 / julho / 2006

37.756

+ 5,02%

1.922

+ 4,17%

02 / julho / 2006

35.950

+ 5,91%

1.845

+ 3,65%

25 / junho / 2006

33.941

+ 4,89%

1.780

+ 2,06%

18 / junho / 2006

32.356

+ 1,48%

1.744

+ 0,81%

11 / junho / 2006

31.884

+ 22,11%

1.730

+ 4,46%

04 / junho / 2006

26.109

+ 75,06%

1.656

+ 4,08%

28 / maio / 2006

14.914

-

1.591

-

21 / maio / 2006

Em manutenção periódica

14 / maio / 2006

Em manutenção periódica

07 / maio/ 2006

Em manutenção periódica

30 / abril / 2006

49.162

+ 3,05%

2.055

Revisado

23 / abril / 2006

47.704

+ 5,06%

2.203

+ 2,03%

16 / abril / 2006

45.404

+ 3,59%

2.159

+ 2,71%

09 / abril / 2006

43.827

+ 6,56%

2.102

+ 2,88%

02 / abril / 2006

41.129

+ 117,77%

2.043

+ 0,19%

26 / março / 2006

18.886 (*)

(*)

2.039

+ 3,50%

19 / março / 2006

191.648

+ 0,41%

1.970

+ 2,07%

12 / março / 2006

190.861

+ 0,21%

1.930

+ 5,75%

05 / março / 2006

190.461

+ 0,24%

1.825

+ 3,39%

26 / fevereiro / 2006

190.399

+ 0,13%

1.765

+ 1,84%

19 / fevereiro / 2006

190.138

+ 0,34%

1.733

+ 2,12%

12 / fevereiro / 2006

189.495

-

1.697

+ 1,73%

05 / fevereiro / 2006

189.495

+ 0,31%

1.668

Revisado

29 / janeiro / 2006

188.896

-

1.927

+ 3,10%

22 / janeiro / 2006

188.896

+ 0,05%

1.869

+ 4,82%

15 / janeiro / 2006

 188.802

-

1.783

+ 2,64%

08 / janeiro / 2006

188.802

-

1.737

Revisado

01 / janeiro / 2006

188.802

-

2.020

+ 1,10%

25 / dezembro / 2005

188.802

+ 1,26%

1.998

+ 5,10%

18 / dezembro / 2005

186.449

+ 1,11%

1.901

+ 4,10%

11 / dezembro / 2005

184.387

+ 1,53%

1.826

+ 1,84%

04 / dezembro / 2005

181.601

+ 1,05%

1.793

Revisado

27 / novembro / 2005

179.708

+ 1,46%

2.115

+ 2,32%

20 / novembro / 2005

177.108

+ 1,01%

2.067

+ 1,17%

13 / novembro / 2005

175.335

+ 0,74%

2.043

+ 3,54%

06 / novembro / 2005

174.041

+ 0,56%

1.973

Revisado

30 / outubro / 2005

173.069

+ 0,73%

2.359

+ 0,89%

23 / outubro / 2005

171.801

+ 0,87%

2.338

+ 2,05%

16 / outubro / 2005

170.311

+ 0,92%

2.291

+ 2,38%

09 / outubro / 2005

168.755

+ 2,16%

2.238

Revisado

02 / outubro / 2005

165.172

Revisado

3.113

Revisado

07 / agosto / 2005

165.874

+ 1,16%

3.568

+ 1,65%

31 / julho / 2005

163.957

+ 1,21%

3.510

+ 1,12%

24 / julho / 2005

161.981

+ 1,70%

3.471

+ 2,14%

17 / julho / 2005

159.269

+ 1,24%

3.398

+ 1,94%

10 / julho / 2005

157.309

+ 1,65%

3.332

- 10,74% (*)

03 / julho / 2005

154.744

+ 1,51%

3.736

+ 1,93%

26 / junho / 2005

152.437

+ 0,76%

3.665

+ 1,49%

19 / junho / 2005

151.283

+ 0,80%

3.611

+ 0,95%

12 / junho / 2005

150.072

+1,59%

3.577

+ 1,53%

05 /junho / 2005

147.717

+ 1,23%

3.523

- 6,37% (*)

29 / maio/ 2005

145.909

+ 0,95%

3.763

+ 1,51%

22 / maio / 2005

144.530

+ 0,77%

3.707

+ 1,36%

15 / maio / 2005

143.422

+ 1,36%

3.657

+ 1,21%

08 / maio / 2005

141.485

+ 1,10%

3.613

+ 2,90%

01 / maio / 2005

139.942

+ 0,65%

3.511

+ 1,82%

24 / abril / 2005

139.037

+ 0,62%

3.448

+ 3,69%

17 / abril / 2005

138.176

+ 0,85%

3.325

+ 2,11%

10 / abril / 2005

137.104

+ 0,83%

3.256

+ 1,90%

03 / abril / 2005

135.974

+ 1,36%

3.195

+ 5,02%

27 / março / 2005

134.145

+ 1,15%

3.042

+ 2,35%

20 / março / 2005

132.618

+ 1,23%

2.972

+ 3,33%

13 / março / 2005

131.004

+ 1,77%

2.876

+ 2,93%

06 / março / 2005

128.725

+ 1,55%

2.794

+ 3,82%

27 / fevereiro / 2005

126.749

+ 1,98%

2.691

+ 4,30%

20 / fevereiro / 2005

124.279

+ 4,25%

2.580

+ 3,78%

13 fevereiro / 2005

119.183

+ 3,36%

2.486

+ 5,60%

06 fevereiro / 2005

115.303

+ 2,88%

2.354

+ 5,41%

30 / janeiro / 2005

112.073

+ 3,91%

2.223

+ 7,30%

23 / janeiro / 2005

107.848

+ 2,04%

2.081

+ 6,82%

16 / janeiro / 2005

105.690

+ 3,26%

1.948

+ 5,48%

09 / janeiro / 2005

102.352

+ 2,02%

1.838

+ 8,50%

01 / janeiro / 2005

100.319

+ 34,47%

1.694

+ 7,69%

26 / dezembro / 2004

74.601

+ 14,44%

1.573

+ 11,24%

19 / dezembro / 2004

65.185

+ 14,13%

1.414

+ 15,71%

12 / dezembro / 2004

57.112

+ 18,41%

1.222

+ 13,78%

05 / dezembro / 2004

48.229

+ 26,98%

1.074

+ 25,02

28 / novembro / 2004

37.980

+ 4,87%

859

+ 46,83%

21 / novembro / 2004

36.225

-

585

-

Quinzena que vem tem mais....

Abraços,

Fernando Toscano       
Editor do Portal Brasil     

LEIA OUTRAS COLUNAS AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI