Área Cultural

Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal


- I M I G R A Ç Ã O -
1 6  /  M A R Ç O  /  2 0 0 8
POR FREDDY DE FREITAS (*)

Ex-governador pode ser homenageado pela comunidade brasileira:

            O governador do estado de Nova Iorque, Eliot Spitzer (foto), renunciou ao cargo depois de ter caído em desgraça pela revelação de suas ligações com uma rede de prostituição de luxo.

            Não foi a primeira crise do casal, segundo a minha fonte em Albany ,que pediu para não ter sua identidade revelada. A ex primeira Silda Spitzer (foto) deve dar início ao processo de divórcio ainda este mês.

- 19,4 milhões de habitantes tem o estado de Nova Iorque. É o terceiro mais populoso dos EUA, superado apenas pela Califórnia e pelo Texas.

- 8,5 milhões de habitantes tem a cidade de Nova Iorque. Michael Bloomberg é o prefeito. O estado não deve ser confundido com a cidade. A capital do estado é Albany. Nova Iorque é a maior cidade do estado.

DISTRITOS:

            A cidade de Nova Iorque tem cinco distritos: Manhattan, Bronx, Brooklyn, Queens e Staten Island. Em 11 de Setembro de 2001 quatro aviões comerciais foram seqüestrados, sendo que dois deles colidiram contra as torres do World Trade Center em Manhattan, Nova Iorque. Um terceiro avião, o American Airlines - vôo 77, foi direcionado pelos seqüestradores para uma colisão contra o Pentágono, em Arlington, Virgínia. Os destroços do quarto avião, United Airlines Flight 93, foram encontrados espalhados num campo próximo de Shanksville, Pensilvânia.

MAIOR

            O estado de NY é o maior centro financeiro e comercial do país e o quarto maior centro industrial.

              

N.C: O ibope do governador de Nova Iorque entre os brasileiros foi para o espaço depois do escândalo. Spitze sempre apoiou os imigrantes no estado de Nova Iorque, inclusive tentou passar uma lei para emitir carteira de motoristas para ilegais.

Maior taxa de emprego:

            Os brasileiros têm empregos no exterior.

            É o que informa o relatório “Perfil das populações imigrantes no século 21”.

            De acordo com o estudo, 65,9% dos imigrantes brasileiros que vivem em países da zona OCDE, que reúne 30 países, estão empregados. O relatório destaca que apenas a Nova Zelândia, com 71,1%, tem um índice de imigrantes empregados maior.

            Mas o documento tem algumas falhas. O relatório informa que tem 543 mil morando nos países que compõem a organização. Cerca de dois milhões de brasileiros vivem nos Estados Unidos. De acordo com o governo brasileiro, 450 estão legalmente na terra do Tio Sam.

            O resultado em relação ao Brasil se explica em parte pelo fato de brasileiros caracterizarem uma imigração voltada para o trabalho e para países com grandes índices de emprego entre imigrantes. Os  países preferidos pelos imigrantes brasileiros são o Japão, os Estados Unidos e Portugal, que têm elevados índices de emprego entre a população estrangeira.

            Traduzindo os números: os italianos, espanhóis e portugueses emigraram nos anos 50 e 60 por razões econômicas para outros países da OCDE e hoje representam uma população imigrante de idade mais avançada e, portanto, aposentada.

            Mais da metade dos imigrantes italianos que vivem em países da OCDE não trabalham. Entre imigrantes alemães e britânicos, essa taxa está em torno de 40%.

Eldorado brasileiro:

            Duas reportagens transmitidas pela TV Globo recentemente deixaram o governo canadense perplexo.

            As reportagens mostraram que o Canadá. tem uma economia estável, um baixo índice de criminalidade e a taxa de desemprego inferior a 5%.

            O que o governo canadense não gostou?

            O jornalismo da Globo mostrou que o serviço de Imigração canadense é menos rigoroso do que o dos Estados Unidos.

            Uma alta fonte do governo canadense me disse que “a Globo é conhecida mundialmente por fabricar a informação..” Segundo ele, o governo canadense tem um departamento de Imigração eficiente e eficaz.

N.C: A vida no Canadá é bem sem graça. Por exemplo, prisão federal (segurança média) tem piscina, campo de Golfe, sauna, tv a cabo, restaurantes com cardápios. É melhor que hotel 5 estrelas no Brasil.

Brasiltur:

            O Canadá é destino número um dos brasileiros que querem aprender Inglês (Toronto, foto abaixo, à direita).

MONTREAL               TORONTO

Cerca de 80 mil brasileiros foram estudar fora do país em 2006.     

N.C: O presidente Lula está mudando o Brasil. Para melhor, mais justo e equilibrado. A economia crescendo, o dólar despencando. Pela primeira vez na história, um presidente para se ter orgulho. Orgulho de ser brasileiro.

N.C: Em Montreal (foto acima, à esquerda) os moradores falam Francês e Inglês. A ex-professora da Aliança Francesa, Ana Lucia Menescal, que fala e escreve francês melhor do que qualquer jornalista do Le Monde, ficaria irritada com o forte sotaque dos residentes (les Québécois).
         

O rei Roberto Carlos:

            O rei brasileiro estará retornando aos Estados Unidos no mês de maio.

            Confira a agenda da majestade brasileira em solo americano.

            Roberto Carlos - Tour 2008

23 de maio - New York City: The Theater at Madison Square Garden
24 de maio - Boston: Agganis Arena
25 de maio - Jersey City: 28 e 29 de maio – Santo Domingo, República Dominicana
31 de maio - Miami: American Airlines Arena
07 de junho - Los Angeles: Universal Amphitheater.

 

 

 

(*) Freddy de Freitas, 46 anos, divorciado, é cidadão americano, nascido no Hospital de Base em Brasília; ex-aluno dos colégios Marista e Objetivo;
cursou jornalismo na Universidade de Brasília (UnB e é colunista titular do Portal Brasil.

A PROPRIEDADE INTELECTUAL DOS TEXTOS É DE SEU AUTOR
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO MESMO E AO PORTAL BRASIL©
PROIBIDA A REPRODUÇÃO DESTE SEM AUTORIZAÇÃO PRÉVIA POR ESCRITO

Leia mais sobre Imigração ==> CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI