Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

M O T I V A Ç Ã O   &   E M P R E E N D E D O R I S M O
16 / FEVEREIRO / 2008

QUANDO COMEÇA O FRACASSO?
Por Gilberto Wiesel (*)

            Encontramos na literatura diversas definições sobre fracasso e sucesso. Compartilho com vocês a minha, o meu ponto de vista. Acredito que o fracasso é viver para os outros enquanto sucesso é viver para si. Começamos a fracassar quando deixamos de lado o nosso verdadeiro eu, ou seja, aquilo que realmente somos, quando passamos a viver como os outros acham que é melhor ou mais correto para nós. Quando falo em outros, englobo todas as pessoas, além de familiares, amigos e vizinhos que nos rodeiam, também a sociedade como um todo. Quando começamos a nos preocupar demais com tudo, tendo que justificar nossas atitudes e ações baseadas em uma verdade absoluta, e não na verdade que acreditamos.

            Pare por um momento e pense:

            Como você está vivendo neste momento, está feliz? É realmente isso que escolheu para você? Ou está fazendo o que os outros achavam que era melhor e mais adequado. As coisas que você adquiriu ou que está lutando para ter são realmente importantes para sua vida? Carro novo, casa grande, móveis, eletrodomésticos, roupas, etc, tudo isso é importante mesmo, ou será que está se comprometendo com algo que talvez nem tenha condições de suportar financeiramente, somente para mostrar o quanto você cresceu?

            Poderia lembrar de muito mais coisas para refrescar sua mente, mas creio que já é o suficiente para começar a questionar alguns conceitos. Quando começamos a dar muita importância sobre o que os outros vão dizer a respeito do nosso sucesso ou fracasso, é sinal que estamos perdendo o rumo das coisas, o rumo de nós mesmos ou quem sabe da nossa essência. Sobre o que somos e o que realmente é importante para nossa vida, para nossa alma. Acredito que a partir deste momento então, começamos a fracassar.

            Vamos dar um basta a tudo isso. Pare de viver fingindo, fazendo coisas e se comprometendo com o que no fundo nem lhe traz felicidade e realização. Tenha coragem de mudar e se assumir como realmente é. Faça e viva de acordo com o que você acha importante, viva para si, para sua realidade, para a sua essência. Pense sobre tudo o que realmente lhe deixa gratificado e lute por isso, independente do que os outros e a sociedade ache a respeito. No momento em que você passa a viver de acordo com seus valores, aí então começará o seu verdadeiro sucesso, e ele se refletirá em todos, pois, vivendo alinhado com o seu eu, conseguirá de forma mais tranqüila tudo aquilo que sempre sonhou. Sem cobranças. Esta atitude refletirá na qualidade do seu trabalho, pois fará com muito mais autenticidade e como conseqüência com muito mais qualidade, pois estará fazendo com amor.

            Tenha sucesso.

(*) Gilberto Wiesel é consultor de empresas, conferencista, empresário, escritor, agropecuarista e graduado em Administração de Empresas.
Foi colunista titular do Portal Brasil por alguns anos - Seu site: www.gilbertowiesel.com.br.

A PROPRIEDADE INTELECTUAL DOS TEXTOS É DE SEU AUTOR
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS©

Leia aqui mais colunas sobre Motivação & Empreendedorismo


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI