Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

M O T I V A Ç Ã O   &   E M P R E E N D E D O R I S M O
0 1  /  M A I O  /  2 0 0 8

PEQUENAS MUDANÇAS, GRANDES CONQUISTAS
Por Denise Amaral (*)

            Quando um ano vai chegando ao fim, as pessoas sentem uma urgência em terminar os projetos inacabados, para que possam começar o novo ano com novos planos, novos propósitos, e energia renovada. A sensação é de que os erros e as dificuldades do passado vão poder ser definitivamente deixados para trás, e que poderemos, finalmente, passar para uma página em branco de nossas vidas, sem garranchos, sem rasuras. Desta vez, temos o firme propósito de caprichar mais.

            O que passou deixa de ser um peso que carregamos ao longo do caminho, para se transformar em experiência de vida, capaz de nos tornar pessoas melhores.

            Leve para si somente as coisas boas que você acumulou até hoje. E a partir daí, faça grandes mudanças. Não tenha medo de melhorar! Muitas pessoas ficam ano após ano presas a uma mesma situação simplesmente porque estão acostumadas com ela. Não querem arriscar uma realidade nova, mesmo sabendo que ela pode ser muito mais vantajosa – a idéia de enfrentar os desequilíbrios de uma mudança os assusta demais. Mas sem mudança não há progresso. Mesmo as dificuldades que enfrentamos são positivas para nós, pois nos tornam mais fortes, mais sábios, mais experientes. Nossas grandes conquistas estão sempre atreladas a desafios de igual tamanho.

            E quanto maiores os desafios que enfrentamos e superamos, mais capazes nos tornamos de vencer maiores distâncias, e abraçar maiores vitórias.

            O que há de bom no futuro será daqueles que tiverem a ousadia de buscar. O tempo não pára. Você também não pode se acomodar.

            Se você quer chegar ao topo de sua carreira, então deve estar disposto a subir os degraus que levam até lá, para que adquira toda a experiência que está ao longo do caminho. Suas conquistas devem ser apoiadas em uma estrutura forte de conhecimento, para que você esteja realmente preparado a enfrentar e vencer todos os desafios de uma posição profissional e social mais elevada. Não basta ocupar uma posição, é preciso ser digno dela, e estar à altura das responsabilidades que lhe são inerentes.

            Mostre-se capaz de realizar trabalhos importantes, de assumir novos projetos. Assuma uma atitude de liderança e busque novas oportunidades, ao invés de simplesmente esperar que as chances lhe sejam oferecidas em uma bandeja. Mostre boa vontade e criatividade, e faça sempre um pouco mais do que aquilo que esperam de você.

            É muito fácil ter um desempenho apenas mediano, suficiente para não perder o emprego. Mas os vencedores não se contentam com pouco, e não desperdiçam oportunidades de mostrar que podem ir mais adiante, que podem assumir riscos maiores com resultados surpreendentes.

            Visualize o futuro que você deseja, e comece a trabalhar por ele, dia a dia, passo a passo. Mostre que você está preparado para fazer mais, ser mais, produzir mais, fazendo, sendo e produzindo além do que lhe é solicitado. O reconhecimento virá, com todas as suas recompensas.

(*) Denise Rodrigues do Amaral é escritora, advogada e pós-graduada em Teoria da Comunicação, especialista em comunicação e produtividade.
É autora do livro "Crianças podem voar", publicado pela Editora Internacional e possui mais de 400 editoriais publicados na área de relacionamento no trabalho.
Seu e-mail: [email protected].

A PROPRIEDADE INTELECTUAL DOS TEXTOS É DE SEU AUTOR
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS©

Leia aqui mais colunas sobre Motivação & Empreendedorismo


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI