Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

-  C  I  N  E  M  A  -
C R Í T I C A

0 1  /  F E V E R E I R O  /  2 0 0 9
ATUALIZAÇÕES QUINZENAIS


INDICAÇÕES DA QUINZENA:

O LEITOR
Excepcionalmente por Túlio Sousa Borges (*)

            Ao contrário do que se tem dito, O Leitor (The Reader, 2008) não é apenas mais um filme sobre o Holocausto (ainda que tratar do tema o tenha certamente ajudado a conseguir cinco indicações ao Oscar, incluindo o de Melhor Filme). Complexo e sofisticado dentro dos limites do cinema comercial, é um filme sobre culpa, sobre os segredos guardados por cada um de nós, sobre escolhas que definem nossas vidas; um filme sobre a natureza humana, em suma. 

            A direção coube a Stephen Daldry, que prova seu talento a cada novo filme. O Leitor vem na esteira de Billy Elliot (2000) e As Horas (2002), com o charme poético e a ambiguidade – sexual e moral – dos antecessores (o roteirista David Hare também assinou o roteiro em 2002). 

            Conta a estória do alemão Michael Berg, um prisioneiro do passado. No início do filme, o vemos como um bem-sucedido, mas atormentado advogado (Ralph Fiennes). Seu sofrimento remonta à juventude, que acessamos por meio de flashbacks. Com quinze anos, em 1958, Michael (David Kross) teve um caso com Hanna Schmitz (Kate Winslet), uma enigmática mulher mais velha que por acaso o ajuda quando, enfraquecido por uma doença, ele não consegue fazer o caminho de casa. Em um romance essencialmente problemático, ela o inicia sexualmente, enquanto, em troca, ele lê para ela.

            Desenrola-se, então, um filme rico, com destaque para o excelente elenco. Diante das fortes competidoras, de filmes por estrear no Brasil, ainda seria arriscado afirmar que Winslet merece sua primeira estatueta. Mesmo assim, é preciso reconhecer mais um grande trabalho dessa ótima atriz, que se mostra muito confortável em cenas de nudez e sexo. O jovem Kross é, por sua vez, uma  revelação. E mesmo que Fiennes não convença como alemão, não deixa de ser uma boa escolha para o papel que interpreta. Como se isso tudo não bastasse, a produção ainda conta com Lena Olin, Bruno Ganz, Hannah Herzsprung e Alexandra Maria Lara.

            Com a ajuda dos fotógrafos britânicos Roger Deakins e Chris Menges e do jovem compositor Nico Muhly (outra revelação), Daldry e seu estelar elenco recriam poderosas sensações e captam verdades emocionais: a bela Sophie (Vijessna Ferkic) encarna o fugaz namoro de verão de Michael, a paixão que poderia ter dado certo; as duas personagens principais demonstram que cada indivíduo constitui um mistério.

            A Arte nos permite escapar, por alguns momentos, da prisão que a vida pode ser, mas existem experiências que deixam uma marca indelével na alma. Por isso mesmo, quando Ilana Mather, escritora que sobreviveu ao Holocausto, envelhece, é interpretada pela mesma atriz que havia encarnado sua mãe, Olin. Estratégia semelhante à adotada por István Szabó em Sunshine (1999), outro filme em que a passagem de gerações não cura certos males (coincidência: Ralph Fiennes interpreta avô, pai e neto na vida adulta de cada um).

            Não obstante, O Leitor tem alguns defeitos. Não é preciso ter lido o livro para perceber que o filme foi incapaz de traduzir em imagens a sutileza e ambiguidade de certas passagens. O romance proibido surge com muita rapidez e, pelo menos no início, carece, curiosamente, de erotismo, impedindo o espectador de sentir a palpitação de Michael. Um diálogo entre o protagonista e Ilana no fim do filme apresenta semelhantes problemas. Além disso, certo artificialismo é provocado quando britânicos falam com sotaque alemão e alemães são obrigados a falar em Inglês. Nada de mais, no entanto. O filme é imperfeito, mas muito, muito bom.

(*) Túlio Sousa Borges é colunista do site "Candango" onde a matéria foi publicada anteriormente.

PROIBIDA REPRODUÇÃO SEM AUTORIZAÇÃO PRÉVIA EXPRESSA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO PORTAL BRASIL
® E AO SEU AUTOR

Para ler colunas anteriores, Clique aqui


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI