Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

-  C  I  N  E  M  A  -
C R Í T I C A

1 6  /  F E V E R E I R O  /  2 0 0 9
ATUALIZAÇÕES QUINZENAIS


INDICAÇÕES DA QUINZENA:
POR LOURIVAL BAPTISTA SOBRAL

Equus, de Sidney Lumet, 77 - A relação entre um psiquiatra (Richard Burton) a quem cabe dar parecer sobre um jovem que surtou e cegou alguns cavalos em um surto (Peter Firth) é a trama central da versão cinematográfica da peça de Peter Shaffer.

            O filme desvenda a conflituada relação do jovem com seus pais castradores e sua dificuldade de lidar com sexo, ao mesmo tempo o psiquiatra internaliza os questionamentos que o rapaz o faz e revê seus pontos de vista sobre si mesmo.

            Sidney Lumet, que saía do sucesso “Rede de Intrigas” (76), conduz o elenco com precisão, ainda que o filme se ressinta da origem teatral, com longas seqüências em que Burton fala diretamente ao público sobre seus questionamentos.

            Um filme com cenas difíceis em que Burton mantém sua persona cinematográfica e nos brinda com brilhante atuação, enquanto Firth – um iniciante à época – surpreende com uma interpretação intensa na medida exigida pelo texto e seu personagem.

            Uma pequena jóia perdida no final dos anos 70 que merece ser conhecido ou redescoberto para quem gosta de um filme denso.

Cotação: *** ½

Com Licença, Eu vou a Luta, de Lui Farias 86 - A história de Eliane Maciel virou best seller no início dos anos 80 quando narrou o momento em que, ainda adolescente, enfrentou seus pais e foi viver um de seus professores.

            Eliane (Fernanda Torres) se envolve com seu professor (Carlos Augusto Strazzer) contra os desejos de seus pais (Marieta Severo e Reginaldo Faria) numa relação que foi recheada de momentos de muita tensão.

            O fato de ser uma história verídica empresta ao filme a carga de dramaticidade que o roteiro simples não conseguiria por si só.

            As atrizes centrais, destaques principais de uma das mais profícuas fases do cinema nacional, têm brilhantes atuações, trazendo graça e simpatia a um filme gostoso de se assistir.

Cotação: ***

PROIBIDA REPRODUÇÃO SEM AUTORIZAÇÃO PRÉVIA EXPRESSA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO PORTAL BRASIL
® E AO SEU AUTOR

Para ler colunas anteriores, Clique aqui


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI