A Partida
Um grande filme japonês
A consciência de nossa mortalidade
pode ser esteticamente fecunda. Um magnífico exemplo
disso é o comovente drama japonês A Partida (Okuribito,
2008), atual vencedor do Oscar de Filme em Língua
Estrangeira e desde já um dos melhores filmes do ano
– além de um dos mais belos dos últimos tempos.
O fato surpreende, pois a
carreira do diretor Yôjirô Takita parece ter se
restringido a trabalhos de insignificante valor
artístico até então. Com A Partida, o
realizador passa a integrar a melhor tradição
cinematográfica japonesa, ao lado de Akira Kurosawa,
entre outros.
O filme acompanha Daigo
Kobayashi (Masahiro Motoki), um jovem violoncelista
que fica subitamente desempregado depois da
dissolução de sua orquestra. Perdido, ele decide
deixar Tóquio e voltar à sua pacata cidade natal,
embarcando em uma jornada de autoconhecimento na
companhia da carinhosa esposa Mika. O casal
instala-se na antiga casa onde Daigo viveu sua
infância. Guiado por um anúncio de jornal
enganosamente atrativo, ele encontrará um emprego
inusitado: agente funerário.
Feita com muito cuidado,
perícia e respeito, a cerimoniosa preparação dos
cadáveres é de uma beleza tocante. Trata-se,
essencialmente, de uma obra de arte que consegue
transfigurar a tristeza da perda em harmonia.
Ambiciosa, mas simples, a
fita cumpre seu propósito com louvor. É longa, densa
e profunda; poderia se perder, mas flui com
facilidade, sem qualquer passo em falso. Alterna
momentos engraçados e solenes com muita elegância.
Demonstra a importância dos rituais e, ao tratar da
morte, constitui uma exaltação da vida, emocionando
sem pieguice.
Retrata com perfeição a maneira como
se encara a morte no Japão. Celebra a tradição
nacional ao mesmo tempo que inclui Bach e Beethoven
na sua preciosa trilha sonora – ao lado do ótimo
compositor japonês Joe Hisaishi. Isso pode parecer
estranho para alguns. Nada mais apropriado, porém.
A Partida representa um eloqüente testemunho
de que a boa Arte é essencialmente universal. Bravo!
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