Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

C  I  N  E  M  A
C R Í T I C A

1 6  /  M A R Ç O  /  2 0 0 9
ATUALIZAÇÕES QUINZENAIS


INDICAÇÕES DA QUINZENA:

ENTRE OS MUROS DA ESCOLA - (Filme francês, o 5º dirigido por Laurent Cantet, 2008 e duração de 128 minutos) - Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes, do Prêmio Lumière de melhor filme (concedido pela imprensa internacional na França), além de ter sido um dos indicados ao Oscar de melhor filme estrangeiro, "Entre les Murs" tem tudo para agradar ao público brasileiro.

            Baseado em livro homônimo de François Bégaudeau (que interpreta a si próprio no longa), o filme relata as experiências de um professor de literatura em uma escola de ensino médio na periferia de Paris. Ele e os demais amigos professores se preparam para enfrentar mais um novo ano letivo. Tudo seria normal se a escola não estive em um bairro cheio de conflitos. Os mestres têm boas intenções e desejo para oferecer uma boa educação aos seus alunos, mas por causa das diferenças culturais - microcosmo da França contemporânea - esses jovens podem acabar com todo o entusiasmo. François quer surpreender os jovens ensinando o sentido da ética, mas eles não parecem dispostos a aceitar os métodos propostos. Drama, 14 anos.

TEXTO: You Tube e Candango, adaptado por Fernando Toscano.

FERNANDO MEIRELLES, NO IESB, EM BRASÍLIA-DFFERNANDO MEIRELLES FEZ SUCESSO EM BRASÍLIA - O cineasta Fernando Meirelles conversou hoje durante mais de uma hora, com estudantes de cinema e interessados em seu trabalho no IESB (Instituto de Educação Superior de Brasília) - faculdade privada de classe média-alta. A presença de Meirelles causou alvoroço e grande interesse nos estudantes.

            Respondendo a perguntas de todos com muita simpatia, o famoso diretor de Cidade de Deus e Ensaio Sobre a Cegueira comentou, também, sobre os bastidores das filmagens, incluindo sua relação com o elenco, em especial com Julianne Moore, de Ensaio Sobre a Cegueira, e Rachel Weizs, de O Jardineiro Fiel. Julianne não gostava muito de ensaiar. O oposto de Rachel, que repetia seis ou sete vezes a mesmo cena”, conta. Meirelles confessou, ainda, que convidou Julianne para fazer seu filme por ser muito fã da atriz.

            Fernando Meirelles estréia em 6 de julho uma mini-série na Rede Globo chamada Som e Fúria. Segundo o diretor, será algo bem diferente de tudo que já fez. “O programa é bem leve. Estou nessa fase mais alegre. Queria muito fazer comédia e esse novo programa mostra bem isso”, adianta Meirelles.

TEXTO: Julia Maria Carricondo, adaptado por Fernando Toscano.

PROIBIDA REPRODUÇÃO SEM AUTORIZAÇÃO PRÉVIA EXPRESSA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO PORTAL BRASIL
® E AO SEU AUTOR

Para ler colunas anteriores, Clique aqui


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI