Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

C O L U N A     D E     E C O N O M I A
1 6  /  N O V E M B R O  /  2 0 0 9

DR. MARCOS CINTRA, EM PALESTRA, NO "ROTARY CLUB"CSS É MAIS UMA AGRESSÃO À CLASSE MÉDIA
Por Dr. Marcos Cintra (*)

A criação da nova CPMF, batizada de CSS (Contribuição Social para a Saúde), revela impressionante inabilidade política do governo e de sua base parlamentar. Apesar de ser um bom tributo, como tenho reiteradamente afirmado, o eficiente “imposto do cheque” foi travestido de vilão. Houve mesquinharia política para explicar porque condenaram a CPMF, referida pelo renomado tributarista Vito Tanzi como uma das mais importantes novações tecnológicas tributárias dos últimos 50 anos, a assumir o papel de bode expiatório do sistema tributário brasileiro. Maliciosas versões foram habilmente manipuladas para serem consideradas como verdades e hoje poucos têm a coragem de defender esse tributo, apesar de suas reconhecidas qualidades.

No entanto, cabe lembrar que a extinta CPMF é repudiada se for um tributo a mais a elevar a carga tributária brasileira, mas amplamente aceita pela sociedade se for instituída como substituta de outros tributos. Levantamento realizado pela empresa CEPAC – Pesquisa & Comunicação revela que 64% a aceitariam se ela substituísse, por exemplo, a contribuição ao INSS incidente sobre a folha de pagamentos das empresas.

Nesse sentido, há na Câmara dos Deputados a PEC 242/08 do Partido da República (PR) que propõe a criação de um tributo de 0,5% sobre débitos e créditos bancários, que permitiria a total eliminação da contribuição ao INSS sobre a folha de pagamento das empresas e também uma significativa elevação dos limites de isenção do Imposto de Renda de Pessoa Física incidente sobre os rendimentos do trabalho.

A PEC do PR, batizada de Imposto Mínimo, foi discutida com a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, e com o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Ambos demonstraram interesse na proposta e acenaram com a possibilidade de apoio do governo desde que o projeto tivesse origem no Congresso. Tal estratégia foi adotada no ano passado e o projeto encontra-se na Comissão de Comissão e Justiça, após receber parecer favorável do relator.

Em vez de caminhar nessa direção, que com certeza encontraria apoio da sociedade, principalmente dos assalariados e da sofrida classe média brasileira, o governo e sua base parlamentar metem-se nessa insensatez de simples e bruta recriação da CPMF.

É possível que a CSS seja aprovada no Congresso, mas as querelas jurídicas poderão dificultar sua efetiva implementação. Será uma vitória de Pirro para o governo, para o PT e para a bancada da saúde.

A criação da CSS representa mais uma agressão à classe média brasileira. Esse estrato social vem sendo o mais penalizado com a elevada carga de impostos no país e o governo quer aplicar-lhe um ônus ainda maior.

Não há como continuar com uma política pública que privilegia apenas os interesses da base e do topo da pirâmide econômica, jogando a classe média assalariada aos leões. O projeto do Imposto Mínimo consiste em uma proposta de grande alcance social e que alivia a pesada carga que esse contingente de contribuintes tem que carregar.

(*) Marcos Cintra Cavalcanti de Albuquerque, 63 anos, bacharel em economia (1968), mestre em planejamento regional (1972) e em economia (1974) e, doutor pela Universidade de Harvard (1985), é vice-presidente e professor titular da Fundação Getúlio Vargas, desde 1969, ex-vereador e Secretário de Planejamento de São Paulo (SP) entre 1993-1996, ex-deputado federal (1999/2003), ex-Secretário Municipal de Finanças de São Bernardo do Campo (SP) de 2003 a 2006 e atual secretário municipal do Trabalho e Desenvolvimento Econômico de São Paulo. Site: www.marcoscintra.org / E-mail: [email protected].

Leia mais sobre economia ==> CLIQUE AQUI

PUBLICAÇÕES AUTORIZADAS EXPRESSAMENTE PELO DR. MARCOS CINTRA
A PROPRIEDADE INTELECTUAL DOS TEXTOS É DE SEU AUTOR
 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI