Área Cultural

Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal


E D I T O R I A L
1 6  /  D E Z E M B R O  /  2 0 0 9

Fernando Toscano, editor-chefe do Portal Brasil

TECNOLOGIA - Solução vai integrar todos os dados da Carteira Nacional de Habilitação - Com o objetivo de integrar em um único sistema todos os dados relacionados à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o Serpro desenvolveu, atendendo solicitação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o projeto “Base de Índice Nacional de Condutores - Ampliada” (BCA), solução que pretende garantir a segurança de informações já disponíveis para os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) de todo o país.

O processo de desenvolvimento da BCA durou cerca de dois anos, período em que técnicos do Denatran, dos Detrans e do Serpro se reuniram para definir como seria a criação e a implantação da nova base de dados.

Além do projeto que contempla o Registro Nacional de Carteiras de Habilitação (Renach), o Serpro também desenvolve e faz a gestão de outros dois sistemas para o Denatran: o Antifurto, que deverá possuir tecnologia para o bloqueio do funcionamento de veículos a distância; e o da Identificação Via TAG, que tem por objetivo localizar o automóvel por meio de antenas construídas para essa finalidade, que serão instaladas nos Estados.Eles foram desenvolvidos para atender as deliberações do Denatran (nº 82 e nº 83) e do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e visam combater o furto de automóveis em território nacional.

POLÍTICA I - Profissionais de educação tem piso regulamentado - A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou hoje o Projeto de Lei 2738/03, do deputado Carlos Abicalil (PT-MT), que regulamenta o Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) para os profissionais de Educação. A iniciativa também prevê a criação de planos de carreira em níveis municipal, estadual e federal.

            De acordo com a proposta, o valor do PSPN a ser fixado anualmente pela União, no mês de maio, nunca será inferior a 12% e 15% do Produto Interno Bruto (PIB) per capita do País no ano anterior - respectivamente para os profissionais de Educação habilitados em nível médio e superior.

Segurança jurídica

            A relatora, deputada Gorete Pereira (PR-CE), apresentou parecer pela aprovação da proposta. Ela observou que fixar um piso nacional para os profissionais da educação escolar resulta em segurança jurídica para a Administração Pública. "Deve ser sempre lembrado que os profissionais da área de Educação são fundamentais para o desenvolvimento do País e merecem uma remuneração digna", afirmou.

POLÍTICA II - Novo visto para os Estados Unidos será de dez anos - O Plenário da Câmara aprovou o Projeto de Decreto Legislativo 1658/09, que contém o acordo entre o Brasil e os Estados Unidos para aumentar, de cinco para dez anos, o prazo de validade dos vistos concedidos aos cidadãos dos dois países. A matéria será votada ainda pelo Senado.

O acordo, celebrado em Brasília em 2008, beneficia aqueles que viajam a turismo ou a negócios. Eles também serão isentos de emolumentos consulares para emissão de vistos, exceto a taxa de solicitação, chamada pelos Estados Unidos de MRV. A isenção valerá também para visto de estudante e de intercâmbio.

Durante a estada no território americano os brasileiros não poderão se dedicar a atividades como trabalho, estudo ou ação missionária. A mesma restrição se aplicará aos americanos no Brasil.

Sem reciprocidade
O princípio da reciprocidade, porém, não foi observado em um dos pontos do acordo: o Brasil dispensará os cidadãos americanos de usar o visto de dez anos dentro de um prazo de 90 dias de sua emissão, mas o mesmo benefício não está previsto para os brasileiros.

Segundo o relator da matéria na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), deputado Eliseu Padilha (PMDB-RS), "o acordo traduz substancial simplificação no procedimento de viagens dos cidadãos de ambos os países, representando mais uma aproximação na longa história de boas relações diplomáticas entre o Brasil e os Estados Unidos".

ESPORTES - Mais um brasileiro na fórmula 1 em 2010 - Ontem (15), a Virgin - equipe formada com a estrutura da Manor, uma das novatas do Mundial, em parceria com a empresa de Richard Branson - confirmou que Lucas Di Grassi será o companheiro de equipe de Timo Glock em 2010. O baiano Luiz Razia e o português Álvaro Parente serão os pilotos reservas. A nova equipe anunciou o seu duo e logotipo em um evento realizado em Londres. Agora teremos quatro brasileiros competindo em 2010: Felipe Massa (Ferrari), Rubens Barrichello (Williams), Bruno Senna (Campos) e Lucas di Grassi (Virgin Manor).

            A parceria entre a Virgin de Branson e a Manor de John Booth já havia sido confirmada pelas partes, aparecendo até mesmo na lista de inscritos da FIA para 2010. Apesar disso, apenas agora o logo e as cores do time foram revelados - o motor será fornecido pela Cosworth.

            A equipe também brincou com o fato de Lucas ter sido especulado como possível companheiro de Glock há tempos, chamando o anúncio de "o segredo mais mal-guardado da F1". O brasileiro assinou seu contrato há poucos dias, enquanto Timo já havia sido confirmado há semanas.

            Branson, Booth e o projetista Nick Wirth - responsável pelo polêmico desenho do carro da equipe, que não vai passar pelo túnel de vento - entraram no palco do local em que foi realizada a entrevista coletiva do anúncio, no bairro de Notting Hill, sob o som de 12 guitarristas, que buscaram reproduzir o mesmo barulho de um motor de F1. E o dono da Virgin foi o principal protagonista da festa.

            Primeiro, Branson explicou o porque de deixar a Brawn, com quem esteve associado em 2009 e ajudou a conquistar os Mundiais de Pilotos e Construtores, para partir do zero. "Nosso primeiro ano foi de tremendo sucesso para a Virgin. Então, por que não partir do começo? Se você ver a história da Virgin, sempre amamos apoiar idéias inovadoras, grandes engenheiros, e há algo como 120 deles trabalhando neste projeto", explicou.

            O milionário também garantiu que a Virgin terá o menor orçamento de qualquer um dos novos times, operando abaixo das £ 40 milhões (cerca de R$ 129 mi). E Booth ressaltou a importância da redução de custos no trabalho do novo time - que usa a estrutura da sua Manor. "Foram as restrições que permitiram o nosso envolvimento, e, agora, estou por sobre as nuvens. Mas somos os novatos no pedaço e precisamos ganhar nosso espaço no grid", finalizou

QUIZ BRASIL - O Quiz Brasil está instalado num moderno escritório, com servidor dedicado e acesso exclusivo, tudo isso resultando em maior estabilidade, confiabilidade e velocidade de acesso. Além do Portal Brasil, no site do "superdownloads" o QuizBrasil também está disponível para downloads e, desde 04.01.2007, até 15.12.2009 já haviam sido feitos naquele site, cerca de 8.002 downloads (146 na última quinzena) - www.superdownloads.com.br (link direto abaixo). Além disso é o único quiz que "roda" a versões "Windows" versões 9X, NT, 2K, Me, XP, 03, DOS e Vista. Estamos desenvolvendo estudos para firmar parcerias de forma a tornar o Quiz ainda mais divertido e emocionante. O Quiz Brasil tem a maior base de dados de jogos de Quiz do Brasil!!

            Dando continuidade ao histórico do jogo segue abaixo um resumo com alguns dados do mesmo, lembrando que o forum continua firme e forte:

Orkut: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=24875694
Forum
: http://quizbrasil.6.forumer.com/index.php

Download e instruções gerais no site do Portal Brasil: Clique aqui
Download no site Superdownloads: Clique aqui

No link a seguir apresentamos uma tabela onde podemos demonstrar a evolução do Quiz Brasil, lançado em 28.11.2004, no decorrer desse período ==> CLIQUE AQUI

Quinzena que vem tem mais....

Abraços,

Fernando Toscano       
Editor do Portal Brasil     

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DO COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SEU AUTOR E AO PORTAL BRASIL

LEIA OUTRAS COLUNAS AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI