Área Cultural

Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal


- E D I T O R I A L -
0 1  /  F E V E R E I R O  /  2 0 0 9

JUSTIÇA & CIDADANIA - Recursos no âmbito do SFH serão submetidos à lei dos recursos repetitivos - O ministro Luís Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), decidiu submeter quatro recursos que tratam de questões no âmbito do Sistema Financeiro de Habitação à Lei dos Recursos Repetitivos (Lei n. 11.672/08). Os casos serão analisados pela Segunda Seção. De acordo com a mudança no Código de Processo Civil (artigo 543-C do CPC), é possível o julgamento em massa de recursos que tratem de questão idêntica de direito, sempre que o exame desta puder tornar prejudicada a análise de outras questões arguidas no mesmo recurso.

            Três dos recursos afetados (Resp 969.129, Resp 1.017.852, Resp 1.070.297)) tratam de contratos celebrados no âmbito do SFH. As questões de direito tratadas são: substituição da Taxa Referencial (TR) pelo Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC/IBGE), como índice de atualização monetária do saldo devedor; legalidade do Sistema Francês de Amortização (também conhecido como Tabela Price) e a obrigatoriedade da contratação do Seguro Habitacional diretamente com o agente financeiro ou por seguradora por este indicada.

            Ainda com relação à taxa de contrato, são discutidas questões referentes à possibilidade de incidência do Coeficiente de Equiparação Salarial (CES) em contratos anteriores à edição da Lei n. 8.692/93; a aplicação do Código de Defesa do Consumidor a contratos anteriores à sua vigência; limitação dos juros remuneratórios ao percentual de 10% ao ano, com base no artigo 6º, alínea “e”, da Lei n. 4.380/64; índice de correção do saldo devedor em março de 1990 e redução de multa moratória de 10% para 2%.

            O último recurso (Resp 1.067.237) é relativo à possibilidade de tutela cautelar com vistas a suspender a execução extrajudicial a que se refere o Decreto-lei n. 70/66, bem como de impedir a inscrição do nome do devedor em bancos de dados desabonadores, desde que o mutuário de contrato celebrado no âmbito do Sistema Financeiro da Habitação consigne os valores que entender devidos.

            Segundo o ministro Salomão, restam afetar, ainda, recursos quanto ao critério de amortização (aplicação de correção monetária e juros, com posterior abatimento da prestação mensal); aplicação do Plano de Equivalência Salarial apenas às parcelas e não ao saldo devedor; legitimidade do cessionário detentor de “contrato de gaveta” para propor ação revisional de contrato em face do agente financeiro e execução extrajudicial.

            O ministro deu ciência, facultando-lhes manifestação no prazo de 15 dias, à Federação Brasileira de Bancos (Febraban), ao Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e à Associação Nacional dos Mutuários. Também encaminhou ofícios a todos os tribunais de justiça e tribunais regionais federais para informar-lhes a suspensão dos recursos que tratam das matérias até o julgamento pelo rito da nova lei. O Ministério Público Federal terá vista dos autos.
FONTE: STJ

LEGISLAÇÃO & TRIBUTOS - Representante do PTdoB defende criação de imposto único no Brasil - O líder do PTdoB, deputado Vinicius Carvalho (RJ), considera as reformas tributária e política, além da crise econômica mundial, como os assuntos que receberão atenção prioritária de seu partido neste ano. O parlamentar faz, inclusive, algumas sugestões em relação a esses temas: defende, por exemplo, a criação de um imposto único no País por meio da reforma tributária.

            Único deputado do PTdoB na Câmara, Vinicius Carvalho é o representante natural do partido na Casa. Ele está em seu primeiro mandato e ingressou na política em 2005, quando se filiou ao PTdoB. Na Câmara, Carvalho já participou das comissões de Defesa do Consumidor; e de Trabalho, de Administração e Serviço Público.

            Vinicius Carvalho tem 43 anos, é jornalista e radialista. Já atuou como diretor de várias emissoras de rádio e TV no Rio, em Fortaleza (CE) e em Belo Horizonte (MG).

COMENTÁRIO DO EDITOR: "Nosso colunista de economia, Dr. Marcos Cintra, defende essa tese há anos".

POLÍTICA & CRISE ECONÔMICA MUNDIAL - Deputados já têm propostas para comissão sobre a crise econômica - Os líderes partidários já começaram a indicar os deputados que deverão integrar a Comissão Especial de Exame e Avaliação da Crise Econômica. A comissão, que terá um total de 17 parlamentares titulares, foi criada pelo presidente da Câmara, Michel Temer, também para apresentar projetos de lei e propostas de ações ao Executivo no combate à turbulência econômica.

            O deputado Edmilson Valentim (RJ), indicado pelo PCdoB para integrar a comissão, quer maior atenção para medidas que garantam o emprego e a distribuição de renda justa em tempos de crise. "O Parlamento já tem dado a sua contribuição, sabiamente, ao aprovar as propostas do Executivo que facilitam a vida dos setores produtivos e da população", afirma.

Investimentos

            O PPS pretende combater os efeitos no Brasil da crise financeira por meio do aumento dos investimentos públicos, sobretudo para a construção civil, agricultura e serviços, como o turismo.

            Além disso, o representante do partido na comissão, deputado Arnaldo Jardim (SP), quer fazer um acompanhamento rigoroso dos resultados das medidas já implementadas contra a crise. "Aprovamos a MP 442/08, que liberava recursos de incentivos a empresas de crédito imobiliário", lembra. Jardim diz que, apesar de o prazo de vigência da MP estar próximo de terminar, só foram efetivamente liberados R$ 50 milhões dos R$ 3 bilhões aprovados.

            Quanto ao sistema financeiro, Jardim sustenta que as decisões do governo devem ser efetivamente cumpridas. "Compulsórios foram liberados aos bancos, mas isso não significou nenhum incremento da disponibilidade de crédito", critica.

Outras indicações

            O PSB indicou para a comissão o deputado Ciro Gomes (CE), ex-ministro da Fazenda. O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro (PE), é o deputado indicado pelo PTB.

            O deputado Albano Franco (PSDB-SE), ex-presidente da CNI, também vai integrar a comissão e pretende sugerir a participação de economistas como o também ex-ministro da Fazenda e ex-deputado Delfim Netto (PP/SP). "Devemos discutir tudo que evite a recessão no País e que defenda a indústria nacional", ressalta.

            Quanto ao desaquecimento da economia, Albano Franco avalia que o País deverá conviver com ele, pois será um problema temporário: "Mas conviver com a recessão, não, porque o País não a suporta; primeiro, porque temos uma população jovem, e depois porque temos uma seguridade social muito precária."

QUIZ BRASIL - O Quiz Brasil está instalado num moderno escritório, com servidor dedicado e acesso exclusivo, tudo isso resultando em maior estabilidade, confiabilidade e velocidade de acesso. Além do Portal Brasil, no site do "superdownloads" o QuizBrasil também está disponível para downloads e, desde 04.01.2007, até 31.01.2009 já haviam sido feitos naquele site, cerca de 5.725 downloads (151 na última quinzena) - www.superdownloads.com.br (link direto abaixo). Além disso é o único  quiz que "roda" a versões "Windows" versões 9X, NT, 2K, Me, XP, 03, DOS e Vista. Estamos desenvolvendo estudos para firmar parcerias de forma a tornar o Quiz ainda mais divertido e emocionante. O Quiz Brasil tem a maior base de dados de jogos de Quiz do Brasil!!

            Dando continuidade ao histórico do jogo segue abaixo um resumo com alguns dados do mesmo, lembrando que o forum continua firme e forte:

Orkut: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=24875694
Forum
: http://quizbrasil.6.forumer.com/index.php

Download e instruções gerais no site do Portal Brasil: Clique aqui
Download no site Superdownloads: Clique aqui

No link a seguir apresentamos uma tabela onde podemos demonstrar a evolução do Quiz Brasil, lançado em 28.11.2004, no decorrer desse período ==> CLIQUE AQUI

Quinzena que vem tem mais....

Abraços,

Fernando Toscano       
Editor do Portal Brasil     

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DO COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SEU AUTOR E AO PORTAL BRASIL

LEIA OUTRAS COLUNAS AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI