Área Cultural

Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal


E D I T O R I A L
1 6  /  J U L H O  /  2 0 0 9

Fernando Toscano, editor-chefe do Portal BrasilOPINIÃO - Ministro da Saúde fala bobagem - É lamentável o que o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse na semana passada. Como pode o representante do mais alto poder público do país, na área da saúde, recomendar para que a população brasileira não viaje para a Argentina ou Chile porque esses países representam perigo à saúde dos brasileiros? É uma total falta de tato além do que ele se meteu em pasta que não representa. A presidente do Chile, Michelle Bachelet, reclamou com razão e propriedade. Hoje o Chile possui a mesma quantidade de falecidos que o Brasil em razão da "gripe suína" - 29 mortos. No Chile são 10.491 casos, ou seja, 1 morto para cada 361 casos. Considerando que transitam entre os dois países mais de 20.000 passageiros mensais (considerando apenas voos da LAN e da TAM) os números são ainda mais ínfimos. Somente esse ano transitaram 130.000 passageiros entre os dois trajetos...

            O pior é que neste início de julho estive visitando Santiago, Valparaíso e Viña del Mar, assisti muitas horas de televisão, tanto na CNN Chile quanto na TVN 24 horas, e não se fala praticamente nada a esse respeito. Tampouco vi qualquer cidadão utilizando máscaras de proteção. O Brasil continua sendo esse país continental, de grandes cidadãos e políticos de qualidade duvidosa, atendendo aos interesses do governo, desviando a atenção da opinião pública e da mídia para que não falemos tanto em Sarney, nos 633 atos secretos do Senado, em Dilma Rousseff, no retorno oficial de José Dirceu à cúpula do PT, na visita do presidente de Cuba, enfim, essas "coisas" que tanto prejudicaram e ainda podem prejudicar o nosso país.

            Além disso o nosso país, por ser muito maior e doze vezes mais populoso, corre o risco de ter essa tal de gripe suína (Influenza H1N1) em escalas bem maiores. Quero ver a cara do nosso ministro quando isso ocorrer. Será que vai ser bom para o país quando os demais divulgarem para as populações locais não nos visitarem? Ora, isso além de uma falta de cuidado com um país amigo é também uma falta de visão - uma "falta de noção", para ser mais exato...

POLÍTICA - Deputados querem mudar decisão do STF sobre diploma de jornalista - No dia 17 de junho, o Supremo Tribunal Federal decidiu derrubar a exigência de diploma e registro no Ministério do Trabalho para o exercício do jornalismo. A resposta na Câmara foi rápida e, 21 dias depois, o deputado Paulo Pimenta (PT-RS), que é jornalista e tem o diploma, já havia conseguido a assinatura de 191 deputados para apresentar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC 386/09) que restitui a exigência.

            No mesmo dia, o deputado Miro Teixeira (PDT-RJ) que é jornalista, mas formou-se em Direito, apresentou o Projeto de Lei 5592/09, que regulamenta a profissão com a exigência do diploma para as áreas técnicas de apuração, redação, edição e comentário de notícias.

            A intenção do deputado foi separar essas áreas da impressão de artigos opinativos, que deve ser livre em sua opinião, e motivou o Supremo nessa decisão. Até 1969, o diploma não era exigido, e Miro pertence a essa geração de jornalistas, embora entenda que o diploma foi uma conquista importante.

Frente parlamentar

            Ao mesmo tempo a deputada Rebecca Garcia (PP-AM) está organizando uma frente parlamentar em defesa do diploma. Essa frente deve reunir especialistas para evitar que as propostas sejam consideradas inconstitucionais após sua aprovação.

            A deputada dirigiu, em Manaus (AM), a TV Rio Negro e o jornal O Estado do Amazonas, e acredita que a formação universitária é indispensável aos profissionais da área. "Em minha experiência, nunca vi categoria que discuta tanto as questões éticas da profissão, e isso vem da vivência acadêmica", disse a deputada, que é economista.

            A frente já tem o apoio de 148 parlamentares, mas Rebecca lembra que não houve tempo para percorrer o Senado colhendo assinaturas. "E o presidente Michel Temer também demonstrou apoio à nossa causa e disse que a PEC deve tramitar em regime de urgência", acrescentou.

Apoio de 73%

            Embora a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) tenha uma pesquisa que mostra o apoio de 73% dos entrevistados ao diploma, as reações foram bastante diversas: grandes empresas de comunicação, como a Rede Globo e os grupos Abril e Folha, acharam bem-vinda a mudança.

            Já a Associação Nacional de Jornais (ANJ) afirmou que é favorável ao diploma, mas entende que sua exigência como requisito para a profissão é questionável.

            Por sua vez, estudantes de jornalismo e sindicatos da categoria em todo o País realizaram protestos e apoiam a PEC de Paulo Pimenta. "Existe essa lógica do mercado, que quer a desregulamentação geral, a partir da lógica do lucro, mas a sociedade vai reagir contra as empresas que veem a informação apenas como mercadoria", avisou o deputado.

            Para ele, a decisão do Supremo extrapolou o que foi pensado pelos constituintes, que criaram uma barreira contra a censura a que estavam submetidos os jornais, e não viam a exigência do diploma para exercício profissional como cerceamento da liberdade de expressão.

ESPAÇO - A Terra vem se desgastando pouco a pouco - Um astronauta canadense a bordo da Estação Espacial Internacional disse que as calotas polares da Terra parecem ter se derretido um pouco desde a última vez em que ele esteve em órbita, há 12 anos. Bo Thirsk, que está há dois meses na Estação Espacial Internacional, revelou que costuma ficar maravilhado ao olhar pela escotilha, particularmente quando vê a camada de atmosfera que envolve o planeta. "É um véu finíssimo de atmosfera em torno da Terra que nos mantém vivos", disse Thirsk numa teleconferência com jornalistas. "Na maioria das vezes que olho pela janela fico maravilhado. Mas há alguns efeitos da destruição humana na Terra também. Tenho a sensação de que as geleiras estão derretendo, a cobertura de neve das montanhas é menor do que era há 12 anos, quando a vi pela última vez. Isso me entristece um pouco", confessou.

            Thirsk ficará mais quatro meses na Estação. Por enquanto, tem 12 colegas a bordo, mas os tripulantes do ônibus Endeavour partem na terça-feira, 28, depois de instalarem mais algumas partes do complexo orbital de 100 bilhões de dólares, uma parceria de 16 nações. No próximo dia 27, os astronautas Chris Cassidy e Tom Marshburn devem realizar a quinta caminhada espacial da atual missão, para instalar novos cabos em um giroscópio, consertar o isolamento de um robô canadense e montar câmeras de vídeo que orientarão a atracação de uma nave de carga japonesa, que tem seu primeiro voo programado para setembro.

            Esta missão Endeavour tem sido marcada por alguns percalços. Recentemente um purificador de ar da estação quebrou, obrigando a Nasa a convocar controladores de voo adicionais para realizarem manualmente o procedimento. Um outro purificador deve ser enviado no próximo ônibus espacial, que tem lançamento previsto para agosto.

            O Endeavour deve chegar na sexta-feira, 31.07, ao Centro Espacial Kennedy, na Flórida.

QUIZ BRASIL - O Quiz Brasil está instalado num moderno escritório, com servidor dedicado e acesso exclusivo, tudo isso resultando em maior estabilidade, confiabilidade e velocidade de acesso. Além do Portal Brasil, no site do "superdownloads" o QuizBrasil também está disponível para downloads e, desde 04.01.2007, até 15.07.2009 já haviam sido feitos naquele site, cerca de 6.997 downloads (50 na última quinzena) - www.superdownloads.com.br (link direto abaixo). Além disso é o único  quiz que "roda" a versões "Windows" versões 9X, NT, 2K, Me, XP, 03, DOS e Vista. Estamos desenvolvendo estudos para firmar parcerias de forma a tornar o Quiz ainda mais divertido e emocionante. O Quiz Brasil tem a maior base de dados de jogos de Quiz do Brasil!!

            Dando continuidade ao histórico do jogo segue abaixo um resumo com alguns dados do mesmo, lembrando que o forum continua firme e forte:

Orkut: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=24875694
Forum
: http://quizbrasil.6.forumer.com/index.php

Download e instruções gerais no site do Portal Brasil: Clique aqui
Download no site Superdownloads: Clique aqui

No link a seguir apresentamos uma tabela onde podemos demonstrar a evolução do Quiz Brasil, lançado em 28.11.2004, no decorrer desse período ==> CLIQUE AQUI

Quinzena que vem tem mais....

Abraços,

Fernando Toscano       
Editor do Portal Brasil     

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DO COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SEU AUTOR E AO PORTAL BRASIL

LEIA OUTRAS COLUNAS AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI