Área Cultural

Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal


E D I T O R I A L
1 6  /  M A I O  /  2 0 0 9

AUDIÊNCIA PÚBLICA - Câmara agenda audiência pública sobre fraude em decreto lei para 09 de junho - A Câmara dos Deputados marcou oficialmente para o próximo dia 09 de junho a audiência pública para discutir sobre a fraude no Decreto-Lei nº 81.240/78. É uma discussão de suma importância para todos os participantes dos fundos de previdência privada já que a Súmula 290 do Superior Tribunal de Justiça se baseia nesse Decreto-Lei, que foi fraudado. Resultado: tudo deve ser discutido e anulado. Na verdade os fundos de pensão "surrupiaram" milhões, bilhões de reais dos participantes de fundos de pensão e se utilizaram dos PDVs para encherem os cofres de dinheiro e atenderem aos interesses do governo, comprando empresas, muitas delas não rentáveis, utilizando as parcelas depositadas pelas empresas e que são dos participantes (beneficiários). É um roubo escancarado que será denunciado pelos dirigentes da Associação Brasileira de Previdência - ABRAPREV - www.abraprev.org.br, advogados e outros participantes num movimento que deverá agitar aquela casa.

            O mais curioso é que, em 18 de fevereiro de 2009, o presidente da ABRAPREV enviou um ofício ao presidente do STJ que sequer se dignou a respondê-lo. Também o deputado Celso Russomanno (PP/SP) e a Procuradoria Geral da República se calaram. A Secretaria de Previdência Complementar também se faz de morta. É um vexame e uma vergonha e que expõe o nível de pessoas públicas que esse país tem à disposição do seu povo. O Portal Brasil apóia na íntegra esse desafio e vai fazer tudo o que estiver ao seu alcance para colaborar nessa "guerra" contra o sistema, denunciando no país e no exterior.
FONTE: ABRAPREV - www.abraprev.org.br

LEGISLAÇÃO - Senado tenta suspender a cobrança de IR sobre horas extras - A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) examinará nos próximos dias, uma pauta com dez projetos, entre eles um que elimina a cobrança de Imposto de Renda sobre o serviço extraordinário dos empregados. O autor do projeto (PLS 109/06), senador Valdir Raupp (PMDB-RO), argumenta que o pagamento de hora extra pelo patrão é uma indenização pelas perdas e danos do empregado, que troca o lazer pelo trabalho.

            Raupp lembra que as indenizações não são tributadas com Imposto de Renda, pois não são geradoras de renda. Pondera ainda que, apesar de a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) deixar claro que o empregado não é obrigado a cumprir hora extra, na prática quem recusar a convocação da empresa ou do órgão público pode acabar sofrendo retaliações ou até ser demitido.

            O relator da matéria, senador Gim Argello (PTB-DF), diz que a argumentação contra a cobrança de IR "é defensável", mas pondera que a isenção pode levar as empresas a optarem sempre pelo pagamento de horas extras aos empregados, em vez de criarem novas vagas. Lembra que o custo de contratação e de dispensa de empregados é alto, o que pode tornar corriqueira a prática do serviço extraordinário. Por isso, Gim Argelo recomenda a rejeição do projeto.
FONTE: AGÊNCIA SENADO

INCLUSÃO DIGITAL - Governo quer ampliar a inclusão digital no país - O Projeto é uma ação do governo federal que pretende ajudar na implantação de dois a três mil novos telecentros e fortalecer de cinco a dez mil unidades já existentes no país. A coordenação do Projeto é responsabilidade dos Ministérios das Comunicações, da Ciência e Tecnologia e do Planejamento, sendo esse último o responsável pela coordenação executiva.

            A iniciativa visa ampliar a inclusão digital nas comunidades através da instalação de computadores, conexão com a Internet, bolsas de auxílio financeiro a jovens monitores e formação de monitores bolsistas e não-bolsistas para atuar nos telecentros. O objetivo da audiência pública foi fomentar o debate sobre qual a melhor forma de se alcançar esses objetivos.

Inclusão e cidadania
            Durante o evento, o diretor do Serpro, Nivaldo Cunha, salientou que os projetos sociais do governo são de suma importância e resgatam a cidadania. "Esta audiência é uma oportunidade para enriquecer o projeto que contribuirá para estruturar as iniciativas isoladas de inclusão digital e traçará o caminho das ações inclusivas no país", ressaltou.

            O secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, disse que a inclusão digital é uma bandeira do Estado brasileiro e que, para realizá-la, é imprescindível a ativa participação da sociedade civil organizada. "Esse projeto é o resgate de uma dívida com a sociedade. Precisamos de parcerias com entidades privadas e públicas para que as ações e boas práticas já em curso no país sejam replicadas", afirmou. Ele acrescentou que a audiência e a consulta pública disponível na Internet são oportunidades importantes para a sociedade se manifestar a respeito.

            O coordenador de Inclusão Digital da Presidência da República, Cezar Alvarez, citou que o projeto foi maturado dentro do governo, com a articulação de vários ministérios e órgãos públicos. Para ele, a iniciativa complementa ações já efetivadas como o ProInfo, o Portal do Professor e o projeto Um Computador por Aluno. O Programa Banda Larga nas Escolas, que vai levar Internet de alta velocidade a 100% dos municípios brasileiros até o final de 2010, também foi citado pelo coordenador.

Consulta pública
            As contribuições e sugestões para o Projeto Nacional de Apoio a Telecentros devem ser encaminhadas, preferencialmente, por meio do formulário eletrônico disponível no endereço:
www.governoeletronico.gov.br/consulta-publica, até às 24h do dia 29 de maio de 2009. Também serão consideradas as manifestações encaminhadas por carta, fax ou correio eletrônico, recebidas até às 17h do dia 29 de maio de 2009.

  • Endereço: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão - Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, Esplanada dos Ministérios, Bloco C, sala 300, CEP 70046-900 - Brasília - DF

  • Fax: (0xx61) 3322-4410

  • Correio Eletrônico: [email protected]

FONTE: www.serpro.gov.br

JUSTIÇA & TECNOLOGIA - STJ inicia a distribuição de processos eletrônicos no próximo dia 08 de junho - A revolução digital na Justiça brasileira tem data marcada. No próximo dia 8 de junho, ocorre a primeira distribuição de processos eletrônicos no Superior Tribunal de Justiça (STJ). O portal do Tribunal na internet passa a oferecer uma sala denominada e-STJ, onde estarão disponíveis ferramentas para peticionamento eletrônico e visualização digital dos processos. A evolução representa maior velocidade e maior segurança na tramitação dos processos eletrônicos, vantagem para o cidadão e para o advogado.

O portal do STJ permitirá que os advogados com certificação digital consultem os processos a qualquer momento, em qualquer lugar do mundo, por meio da internet. O procedimento segue o que está estabelecido na Lei n. 11.419/2006, a lei do processo eletrônico. O acesso é franqueado ao advogado titular do processo. Os advogados poderão praticar os atos processuais em tempo real, durante as 24 horas do dia, uma vantagem, já que não precisarão se limitar ao horário de funcionamento do Tribunal.

Atualmente o advogado precisa vir ao Tribunal, levar o processo para analisar e voltar para devolver. Nesse período, por exemplo, o advogado da outra parte fica impedido de ter acesso aos autos. Com o processo eletrônico, o conteúdo poderá ser analisado ao mesmo tempo pelas partes e seus procuradores sem a necessidade de comparecer ao STJ. Para os advogados que não dispuserem de certificação eletrônica, o Tribunal disponibilizará meios para consulta em sua sede.

Em uma primeira fase, serão distribuídos recursos especiais e agravos de instrumento digitalizados, classes que somam 80% dos processos do STJ. O mesmo ocorrerá com os processos da competência do presidente do STJ – suspensão de segurança, suspensão de liminar e de sentença e reclamação.

A expectativa é eliminar os processos em papel até o final de 2009. Com a digitalização, o presidente do STJ, ministro Cesar Asfor Rocha, estima que 300 mil processos sejam devolvidos aos tribunais de origem até o final do ano.

A certificação digital no padrão ICP-Brasilé oferecida por entidades certificadoras. Veja aqui como proceder para obter a certificação digital que lhe permitirá acessar os benefícios do processo eletrônico do STJ.

FONTE: Coordenadoria de Editoria e Imprensa do STJ.

QUIZ BRASIL - O Quiz Brasil está instalado num moderno escritório, com servidor dedicado e acesso exclusivo, tudo isso resultando em maior estabilidade, confiabilidade e velocidade de acesso. Além do Portal Brasil, no site do "superdownloads" o QuizBrasil também está disponível para downloads e, desde 04.01.2007, até 15.05.2009 já haviam sido feitos naquele site, cerca de 6.437 downloads (104 na última quinzena) - www.superdownloads.com.br (link direto abaixo). Além disso é o único  quiz que "roda" a versões "Windows" versões 9X, NT, 2K, Me, XP, 03, DOS e Vista. Estamos desenvolvendo estudos para firmar parcerias de forma a tornar o Quiz ainda mais divertido e emocionante. O Quiz Brasil tem a maior base de dados de jogos de Quiz do Brasil!!

            Dando continuidade ao histórico do jogo segue abaixo um resumo com alguns dados do mesmo, lembrando que o forum continua firme e forte:

Orkut: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=24875694
Forum
: http://quizbrasil.6.forumer.com/index.php

Download e instruções gerais no site do Portal Brasil: Clique aqui
Download no site Superdownloads: Clique aqui

No link a seguir apresentamos uma tabela onde podemos demonstrar a evolução do Quiz Brasil, lançado em 28.11.2004, no decorrer desse período ==> CLIQUE AQUI

Quinzena que vem tem mais....

Abraços,

Fernando Toscano       
Editor do Portal Brasil     

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DO COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SEU AUTOR E AO PORTAL BRASIL

LEIA OUTRAS COLUNAS AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI