Área Cultural

Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal


- E D I T O R I A L -
0 1  /  M A R Ç O  /  2 0 0 9

INFORMAÇÃO TÉCNICA - Tributos x Taxas x Contribuições - Recebo muitas perguntas sobre a diferença entre tributo, imposto e taxa.  Na verdade tributo engloba os impostos, as taxas e as contribuições, ou seja, é um conceito genérico. Tornou-se comum usar os dois termos como sinônimos, mas são coisas distintas.

            Os impostos são tributos que não têm uma destinação específica. Por exemplo, o IPVA é um imposto cobrado sobre os veículos e quando ele entra no caixa do governo pode ser utilizado para pagar pessoal, fornecedores, etc.

            No caso das contribuições há uma destinação específica do tributo. A CPMF, por exemplo, era uma contribuição destinada para a saúde, custeio da previdência e fundo de pobreza. O INSS é uma contribuição dos empregados ativos para pagamento de benefícios como aposentadorias e pensões.

            Já as taxas são tributos que têm uma contraprestação de serviço. Por exemplo: pagamos taxa para obter passaporte, as empresas pagam taxas para obter alvarás e de fiscalização, etc.

ELOGIOS - Portal Brasil continua recebendo inúmeros elogios - Sempre recebemos elogios e agradecimentos pelos serviços prestados - a grande maioria totalmente gratuita, suportados pelos patrocinadores em parte e em parte por trabalhos que prestamos a terceiros. Abrimos mão de parte do nosso faturamento, transformando isso em benefício de todos. Além disso são horas e horas trabalhadas fora de horário de expediente - finais de semanas, férias, feriados, madrugadas, etc. tudo isso pensando no melhor aos nossos clientes e usuários. Nessa quinzena destacamos alguns emails recebidos:

1. "Olá, meu nome é Patrícia trabalho na Geração Futuro Corretora de Valores. Todo ano nos fazemos uma integração entre as mulheres do nosso grupo de funcionários em função do Dia Internacional da Mulher. Gostaria de saber se existe a possibilidade do Dr. Fernando Toscano vir aqui dar alguma palestra no dia 06/03/2009. Em média são 50 funcionárias. Ou então fornecer algum tipo de brindes, folhetos demonstrativos etc." - NOTA: Infelizmente não houve tempo de planejamento adequado, o pedido foi muito em cima da hora, mas me senti honrado.

2. "Oi, adoro suas mensagens de reflexão, acho muito lindas, parabéns.....Abraços". - Raquel Brito.

3. "Parabéns... Acho lindo homens sensíveis que gostam de poesia...". Paula.

4. "Gostei muito do seu perfil...é um homem especial!!!! Parabenizo pelas suas conquistas, está de parabéns!!! continue assim!!! Que Deus lhe abençoe!!!!! Abraços fraternos..." Cida Nunes.

5. "Muito difícil achar um site tão completo, bem elaborado e esteticamente PERFEITO. Parabéns ao web designer." Confidence Dandara.

6. "Senhores,  Parabéns pelo site. É o melhor que já consultei." Jandir Brustolin (Engenharia da TAP, Portugal).

DENÚNCIA - Associação Brasileira de Previdência denuncia fraude em Decreto - Dia 18 de fevereiro de 2009, a ABRAPREV, representada por seu Presidente, protocolizou ofício ao Superior Tribunal de Justiça - STJ, dirigida ao Excelentíssimo Senhor Presidente Ministro Francisco Cesar Asfor Rocha, informando a comprovação de FRAUDE NO DECRETO Nº 81.240/78 e solicitando providências e remédio jurídico para sanar os enormes prejuízos aos seus associados demitidos por pressão e coação do Banco do Brasil.

Destaco que a PREVI, entidade com maior volume de ativos disponíveis do Brasil atualmente, quiçá da América Latina, apoiou-se nesta FRAUDE para beneficiar-se absurdamente, da reserva matemática de milhares de ex-funcionários e funcionários do Banco do Brasil e que a conseqüência mais preocupante ainda, foi o fato do Superior Tribunal de Justiça – STJ, ter se alicerçado neste decreto para estabelecer a Súmula 290, matando o direito de milhares de brasileiros em lutar igualitariamente por justiça.

Espero do Superior Tribunal de Justiça – STJ um remédio jurídico que faça prevalecer o que realmente foi assinado pelo então presidente Ernesto Geisel e uma revisão à altura da Súmula 290. A ABRAPREV se comprometeu em ir até os organismos internacionais de direitos humanos bem como todas as organizações de Direito, OAB, imprensa e canais de discussão sobre a matéria caso seja necessário.

Maiores detalhes: www.abraprev.com.br.

LEGISLAÇÃO - Projeto de lei extingue fator previdenciário para aposentadorias - O projeto de lei que extingue o fator previdenciário será um dos primeiros assuntos da agenda da Comissão de Finanças e Tributação em 2009. O relator da proposta (PL 3299/08, do Senado), deputado Pepe Vargas (PT-RS), vai pedir a realização de três audiências públicas para debater o tema.

            A comissão retoma seus trabalhos na quarta-feira (4), com a eleição de seu presidente. A previsão de Pepe Vargas é de que as audiências sejam realizadas até 20 de março, para que seu relatório seja apresentado até o fim do mês. A intenção do relator é ouvir representantes dos trabalhadores, dos empresários e do governo.

Cálculo da aposentadoria

            O fator previdenciário é aplicado no cálculo do valor da aposentadoria e leva em conta a idade, o tempo de contribuição e a expectativa de sobrevida do segurado ao se aposentar. Em vigor desde 1999, ele foi criado para desestimular aposentadorias precoces, pois diminui o benefício para aqueles que se aposentam por tempo de serviço e não por idade.

            Pepe Vargas adiantou que pretende modificar a regra do cálculo da aposentadoria. O texto aprovado pelos senadores propõe que o valor tome como base os últimos 36 meses de contribuição do trabalhador. O relator, assim como o governo e entidades sindicais, considera esse critério injusto e pretende sugerir outra fórmula.

            Ele também pretende propor que o trabalhador tenha a oportunidade de se aposentar com 100% do salário-benefício quando a idade e o tempo de contribuição somarem, pelo menos, 95 para homem e 85 para a mulher. Para os professores, seriam necessários cinco pontos a menos.

            O projeto que acaba com o fator previdenciário também precisa passar pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e pelo Plenário. Se sofrer modificações na Câmara, a matéria voltará ao Senado.

QUIZ BRASIL - O Quiz Brasil está instalado num moderno escritório, com servidor dedicado e acesso exclusivo, tudo isso resultando em maior estabilidade, confiabilidade e velocidade de acesso. Além do Portal Brasil, no site do "superdownloads" o QuizBrasil também está disponível para downloads e, desde 04.01.2007, até 28.02.2009 já haviam sido feitos naquele site, cerca de 6.044 downloads (138 na última quinzena) - www.superdownloads.com.br (link direto abaixo). Além disso é o único  quiz que "roda" a versões "Windows" versões 9X, NT, 2K, Me, XP, 03, DOS e Vista. Estamos desenvolvendo estudos para firmar parcerias de forma a tornar o Quiz ainda mais divertido e emocionante. O Quiz Brasil tem a maior base de dados de jogos de Quiz do Brasil!!

            Dando continuidade ao histórico do jogo segue abaixo um resumo com alguns dados do mesmo, lembrando que o forum continua firme e forte:

Orkut: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=24875694
Forum
: http://quizbrasil.6.forumer.com/index.php

Download e instruções gerais no site do Portal Brasil: Clique aqui
Download no site Superdownloads: Clique aqui

No link a seguir apresentamos uma tabela onde podemos demonstrar a evolução do Quiz Brasil, lançado em 28.11.2004, no decorrer desse período ==> CLIQUE AQUI

Quinzena que vem tem mais....

Abraços,

Fernando Toscano       
Editor do Portal Brasil     

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DO COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SEU AUTOR E AO PORTAL BRASIL

LEIA OUTRAS COLUNAS AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI