Área Cultural

Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal


E D I T O R I A L
0 1  /  O U T U B R O  /  2 0 0 9

Fernando Toscano, editor-chefe do Portal Brasil

ESPORTES - Rio de Janeiro será sede das Olimpíadas de 2016 - O Rio de Janeiro venceu a batalha contra Chicago, Madri e Tóquio e foi anunciada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) como sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Com a vitória da cidade brasileira, a América do Sul receberá pela primeira vez uma Olimpíada em um dos seus países, graças a 66 votos, contra 32 a favor dos espanhóis, cidades que chegaram às finais.

A cidade brasileira já era apontada nas casas de apostas como uma das favoritas, ao lado de Chicago (que foi precocemente eliminada). Durante a campanha, o Rio de Janeiro foi apontado pelo COI como um dos melhores projetos entre os quatro apresentados na final.

O município fluminense usou como pontos fortes de sua campanha a beleza visual, a hospitalidade do povo brasileiro e o fato de sua economia ter sido a menos afetada pela recessão do que algumas das cidades concorrentes.

Outro ponto positivo a favor do Rio de Janeiro foi o grande apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no projeto. Desde quarta-feira Lula virou um verdadeiro cabo eleitoral na cidade em Copenhague, na Dinamarca, local onde foi realizada a votação para a escolha da sede.

Agora, com a vitória na Dinamarca, o Rio terá de começar a se preparar para superar os problemas apontados durante o processo de escolha da sede. As questões segurança, transporte e acomodação foram as mais criticadas.

Mais um ponto muito ressaltado pelos críticos foram as suspeitas de superfaturamento nas obras dos Jogos Pan-Americanos de 2007. O Rio de Janeiro terá de superar as suspeitas de que fará uma edição de Jogos Olímpicos com contas transparentes.

Números

Os espanhóis, derrotados pelo Rio na decisão, ganharam a rodada inicial com 28 votos, contra 26 dos cariocas. Tóquio teve 22 e Chicago acabou eliminada, com 18.

Após a eliminação de Chicago, todos os votos mais dois foram para o Rio, que começou assim a sacramentar a vitória. Na segunda rodada a cidade venceu com 46, contra 29 de Madri. A capital japonesa acabou fora, com 20.

A rodada final acabou com "goleada" do Rio de Janeiro sobre Madri, com 66 a 32, e a cidade terá a honra de receber o evento pela primeira vez na América do Sul em toda a história.

TRANSPORTES - "Sondas Pitot" causaram acidente com avião da Air France - As sondas Pitot, que medem a velocidade, provocaram o acidente do voo AF447 entre Rio de Janeiro e Paris, afirma um sindicato de pilotos após uma nova investigação que terá os resultados anunciados nesta semana à Justiça, informa o jornal francês Journal du Dimanche (JDD).

O Bureau de Investigações e Análises (BEA), responsável pela investigação técnica na França da tragédia do Airbus A330, que matou 228 pessoas em 1º de junho entre Rio e Paris, afirmou em suas primeiras conclusões em 2 de julho que uma falha das sondas Pitot era "um elemento, mas não a causa do acidente".

No relatório, dois pilotos, Gérard Arnoux, comandante de bordo em aviões A320 e presidente do Sindicato de Pilotos da Air France (SPAF), e Henri Marnet-Cornus, também comandante de A330, já aposentado, afirmam que o acidente "sem dúvida poderia ter sido evitado".

"Tal acontecimento não se resume a uma causa única. Mas é uma verdade incontestável que devemos repetir sem cessar: sem a falha das sondas Pitot, o acidente não teria acontecido", afirmou Arnoux em entrevista ao JDD, que dedica a primeira página ao relatório.

As sondas Pitot, que forneceram dados incoerentes no caso do AF447, permitem ao piloto controlar a velocidade do avião, um elemento crucial para o equilíbrio do voo.

"O BEA tenta minimizar o papel desempenhado pelas Pitot porque não fez as fiscalizações que as leis e regulamentos exigem, pelo menos desde o alerta feito pelo seu equivalente alemão em 1999 e, de qualquer modo, desde os incidentes de 2008", completou Arnoux.

Em uma nota interna divulgada em junho aos pilotos, a Air France registrou nove incidentes com sondas Pitot congeladas entre maio de 2008 e março de 2009, oito deles em aviões de longo alcance A340 e um em uma aeronave A330.

"Todos subestimaram o problema das sondas", conclui Arnoux.

ECONOMIA - Países emergentes farão parte da administração do FMI - A cessão de poder aos países em desenvolvimento nas estruturas econômicas internacionais deu hoje um novo passo, com o compromisso dos países-membros do Fundo Monetário Internacional (FMI) de colocar fim ao controle europeu da chefia deste organismo.

O Comitê Monetário e Financeiro Internacional, que representa os 186 países-membros do FMI, prometeu aprovar em abril um novo processo de seleção dos diretores da entidade, que será "aberto, baseado no mérito e transparente".

Desde sua fundação, em 1944, todos os diretores-gerentes do Fundo foram europeus, enquanto o "número dois" foi americano. Em troca, os Estados Unidos se reservaram a designação do presidente do Banco Mundial.

Esse é um acordo tácito entre os dois máximos acionistas das instituições, contra o que os países em desenvolvimento protestam há anos.

A declaração do Comitê, realizada ao final de sua reunião semestral, significa que, pela primeira vez em sua história, o próximo diretor-gerente do FMI poderá não ser europeu, confirmou à Agência Efe uma fonte da entidade.

O Comitê se reuniu em um centro de convenções na parte européia de Istambul.

A reunião aconteceu uma semana depois de o Grupo dos Vinte (G20, os países ricos e os principais emergentes) se consolidar como o fórum de coordenação econômica mais importante mundo, em substituição ao Grupo dos Oito (G8), dos países desenvolvidos e da Rússia.

Os países em desenvolvimento conseguiram mais que isso na cúpula de Pittsburgh (EUA), ao ganhar o apoio do G20 de transferir "pelo menos" 5% dos votos no FMI para os países ricos sub-representados.

Na prática, isso significa uma cessão de voto da Bélgica, Suíça e possivelmente Reino Unido e França, por exemplo, a países como Brasil, China, México, Índia e Rússia.

Hoje, os outros 166 membros do Fundo expressaram seu acordo com o sugerido pelo G20 por meio do Comitê Monetário e Financeiro Internacional, que apoiou a proposta em sua declaração.

O ministro da Economia brasileiro, Guido Mantega, insistiu hoje em seu discurso diante do Comitê em que 5% são o mínimo, e demandou que se ceda 7% do voto. Isso dividiria o poder a 50% entre países avançados e em desenvolvimento dentro do FMI. "Esperamos que os países avançados super-representados percebam que podem prejudicar muito o Fundo se tentarem bloquear ou adiar a reforma", disse Mantega.

O diretor-gerente do organismo, o francês Dominique Strauss-Kahn, ressaltou em entrevista coletiva posterior à reunião do Comitê que uma transferência de 5% "não seria mal" e se acrescentaria ao 2,7% aprovado no ano passado.

As mudanças no G20 e no FMI são um reflexo de uma grande mudança na estrutura econômica mundial, que ficou especialmente evidente durante a crise, gerada nos países ricos.

As nações em desenvolvimento ajudam o resto do mundo a sair da recessão com seu aumento atual e demandam uma influência nos órgãos de poder em consonância com seu novo peso econômico.

Além disso, são a chave para um crescimento mais equilibrado no futuro, já que o mundo "não poderá confiar tanto na despesa americana para impulsionar o crescimento", disse na sessão do Comitê o secretário do Tesouro dos EUA, Timothy Geithner.

Para isso, a China, especialmente, deverá promover a demanda interna e importar mais. Em troca, os países em desenvolvimento querem mais representação e a possibilidade de colocar um dos seus na chefia do FMI.

QUIZ BRASIL - O Quiz Brasil está instalado num moderno escritório, com servidor dedicado e acesso exclusivo, tudo isso resultando em maior estabilidade, confiabilidade e velocidade de acesso. Além do Portal Brasil, no site do "superdownloads" o QuizBrasil também está disponível para downloads e, desde 04.01.2007, até 30.09.2009 já haviam sido feitos naquele site, cerca de 7.480 downloads (113 na última quinzena) - www.superdownloads.com.br (link direto abaixo). Além disso é o único  quiz que "roda" a versões "Windows" versões 9X, NT, 2K, Me, XP, 03, DOS e Vista. Estamos desenvolvendo estudos para firmar parcerias de forma a tornar o Quiz ainda mais divertido e emocionante. O Quiz Brasil tem a maior base de dados de jogos de Quiz do Brasil!!

            Dando continuidade ao histórico do jogo segue abaixo um resumo com alguns dados do mesmo, lembrando que o forum continua firme e forte:

Orkut: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=24875694
Forum
: http://quizbrasil.6.forumer.com/index.php

Download e instruções gerais no site do Portal Brasil: Clique aqui
Download no site Superdownloads: Clique aqui

No link a seguir apresentamos uma tabela onde podemos demonstrar a evolução do Quiz Brasil, lançado em 28.11.2004, no decorrer desse período ==> CLIQUE AQUI

Quinzena que vem tem mais....

Abraços,

Fernando Toscano       
Editor do Portal Brasil     

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DO COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SEU AUTOR E AO PORTAL BRASIL

LEIA OUTRAS COLUNAS AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI