Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

I M I G R A Ç Ã O
0 1  /  J U N H O  /  2 0 0 9

EXPRESSAS
Reforma sem reforma

            Os parlamentares americanos devem ser reunir com o presidente Barack Obama no dia 8 de junho.

            No cardápio: reforma migratória.

            Obama prometeu um ampla reforma nas leis de imigração ainda em 2009.

            Mais de 70% dos americanos são contra qualquer lei que beneficie os 22 milhões de imigrantes ilegais.

            A sociedade americana quer tolerância zero em se tratando de trabalhadores ilegais.

Dirigindo ilegalmente

            A partir de 1° de junho será possível a renovação da carteira para os residentes do estado de Maryland que estão ilegalmente no país. O documento, porém, só terá validade até o ano de 2015.

Vereda Tropical

            Os burocratas brasileiros e os barnabés de Washington têm mantido contatos informais com o objetivo de consolidar um acordo comercial que aumente a venda de petróleo brasileiro para o mercado americano.

            A Venezuela não quer ver essa parceria.

I-94: o que o turista brasileiro tem que saber

            Esqueci de entregar meu cartão I-94 ao deixar os Estados Unidos. Como as autoridades norte-americanas vão saber que eu sai dos Estados Unidos dentro do prazo autorizado pelo Oficial de Imigração?

            O cartão de chegada/saída I-94 é emitido por um oficial do serviço de Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP) para estrangeiros que visitam os Estados Unidos e pode ser branco ou verde (formulário I-94W). O formulário é geralmente entregue ainda no avião, ou você pode sempre obtê-lo no aeroporto, no momento de sua chegada aos Estados Unidos. Todo e qualquer visitante precisa preencher o formulário antes de passar pela Imigração, no porto de entrada.

            O oficial do CBP irá grampear o formulário em seu passaporte e carimbar no formulário a data limite que você está autorizado a permanecer nos Estados Unidos (sua data de saída). Você deve deixar os Estados Unidos até a data de saída autorizada e entregar o formulário I-94 no momento de deixar o país. O cartão I-94 é geralmente retirado de seu passaporte por funcionários da companhia aérea no momento do check-in, quando é feito seu registro de vôo de saída dos Estados Unidos (isso nem sempre acontece, portanto, certifique-se de que o cartão foi retirado!). Caso você não entregue o cartão, sua saída dos EUA não será registrada, e consequentemente, da próxima vez que você viajar para os EUA, seu registro mostrará que você permaneceu além do tempo autorizado e sua entrada no país pode ser negada.

            Se você não entregou o cartão I-94 no momento de sua saída dos EUA, por favor mande-o por correio juntamente com cópias de outros documentos que comprovem que você não está mais nos Estados Unidos. Abaixo, alguns exemplos de documentos que podem comprovar sua saída do país:

· O cartão de embarque usado para deixar os Estados Unidos;
· Cópias de carimbos de entrada ou saída em seu passaporte, que indicam entrada em um outro país após sua saída dos Estados Unidos (você deve fazer cópias de todas as páginas de seu passaporte que não estejam completamente em branco e incluir a página que contém seus dados biográficos e sua fotografia);
· Registros bancários datados, que mostrem transações realizadas em outro país após sua saída dos Estados Unidos;
· Registros de uma escola fora dos Estados Unidos que mostrem sua frequência escolar, indicando que você estava em outro país após sua partida dos EUA;
· Recibos datados de cartão de crédito com seu nome (mas com o número do cartão apagado) para compras efetuadas após sua saída dos Estados Unidos para demonstrar que você estava em outro país após deixar os Estados Unidos, etc.

            Você pode enviar seu cartão I-94 e a documentação adicional para o seguinte endereço:

ACS-INS SBU
P.O. Box 7125
London, KY 40742-7125
USA

            Caso você queira confirmar que o registro de sua saída foi computado, por favor espere 4 (quatro) meses e depois envie uma carta para:

U.S. Customs and Border Protection
Air Sea Passenger Operations
Room 5.4D1300 Pennsylvania Ave.
Washington D.C. 20229

            Inclua as seguintes informações (escreva em inglês): sua pergunta (“Was my departure from the United States recorded?”), além do seu nome (‘name”), data de nascimento (“date of birth”, no formato mês, dia, ano), número do passaporte (“passport number”) e data de saída do país (“departure date”).

Próxima coluna:

            O que muda com a indicação de Thomas Shannon para o cargo de embaixador dos Estados Unidos no Brasil?

Obrigado por ler a minha coluna.

Até a próxima quinzena.

Freddy de Freitas.

(*) Freddy de Freitas, 48 anos, divorciado, é cidadão americano, nascido no Hospital de Base em Brasília; ex-aluno dos colégios Marista e Objetivo;
cursou jornalismo na Universidade de Brasília (UnB) e é colunista titular do Portal Brasil.

A PROPRIEDADE INTELECTUAL DOS TEXTOS É DE SEU AUTOR
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO MESMO E AO PORTAL BRASIL©
PROIBIDA A REPRODUÇÃO DESTE SEM AUTORIZAÇÃO PRÉVIA POR ESCRITO

Leia mais sobre Imigração ==> CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI