Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

I M I G R A Ç Ã O
1 6  /  O U T U B R O  /  2 0 0 9

Jovens Embaixadores 2010 

            A Embaixada do Tio Sam no Brasil divulgou a lista final dos selecionados para participar do Intercâmbio Cultural “Jovens Embaixadores 2010”. Esta é a oitava edição do programa que levará os jovens aos Estados Unidos por três semanas, de 8 a 30 de janeiro de 2010. O anúncio foi feito pela Encarregada de Negócios da Embaixada, Lisa Kubiske, na sede do Banco Bradesco, empresa que inicia neste ano parceria com a embaixada para este programa. “A experiência de ser um Jovem Embaixador dá a eles a oportunidade de expandir seus horizontes, ao mesmo tempo nos ajuda a fortalecer os laços de amizade, respeito e colaboração entre o Brasil e os Estados Unidos”, disse Kubiske.

            Mais de quatro mil estudantes do ensino médio de todos os estados brasileiros participaram do  processo de seleção que envolveu 54 instituições parceiras da embaixada dos EUA espalhadas por todo o território nacional. Cento e trinta e nove estudantes chegaram à etapa final e disputaram as trinta e cinco vagas disponíveis.

            Os Jovens Embaixadores passarão uma semana na capital americana, Washington D.C., participando de reuniões com autoridades, visitando monumentos históricos, museus e outras organizações. Nas duas semanas seguintes, os estudantes irão para um estado norte-americano para conviver com uma família americana que os hospeda voluntariamente. Eles também irão frequentar aulas em uma escola de ensino médio (“high-school”) onde, além de conhecerem o dia-a-dia do jovem estudante americano, também terão a oportunidade de fazer apresentações sobre o Brasil.

            O programa Jovens Embaixadores foi criado em 2003 e é uma iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos para jovens da rede pública de ensino entre 15 e 18 anos que tenham perfil de liderança, consciência cidadã  e que pertençam às camadas sócio-econômicas menos favorecidas. 

            O programa não tem custo financeiro algum para os participantes, já que é patrocinado pelo governo dos EUA e conta com o apoio das empresas: Federal Express – FEDEX, Merck Sharp & Dohme, Dow Brasil, Microsoft Brasil, Carlson Wagonlit Travel, United Airlines e a novo parceiro, Banco Bradesco. O programa tem o apoio também do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (CONSED) e dos centros binacionais Brasil-Estados Unidos. Nos Estados Unidos, o programa conta com o apoio da organização World Learning que monta a programação dos jovens no território americano e seleciona as famílias que irão hospedá-los.

            Desde a criação do programa em 2003, cento e setenta e sete jovens brasileiros já foram beneficiados. O estudantes finalistas que não foram selecionados para viajar para os Estados Unidos serão convidados pela Embaixada dos EUA para participar de uma semana de imersão em língua inglesa e cultura americana em julho de 2010, em Brasília.

Hot site dos Jovens Embaixadores: http://www.jovensembaixadores.org.br/

Flickr: http://www.flickr.com/photos/embaixadaeua-brasil/

Facebook: http://www.facebook.com/pages/Jovens-Embaixadores/69669009419


Estados Unidos apóiam Aliança dos Movimentos da Juventude

A segunda edição da Cúpula Aliança dos Movimentos da Juventude realizou-se na Cidade do México, entre 14 a 16 de outubro de 2009.

            O objetivo do evento foi o de reunir indivíduos, autoridades, acadêmicos e líderes dos setores público e privado do mundo todo para explorar maneiras de avançar movimentos populares que buscam mudanças sociais positivas por meio de tecnologias e ferramentas do século 21.

            Patrocinada pelo Departamento de Estado dos EUA e por diversas empresas da sociedade civil, a cúpula explorou o papel da tecnologia em conectar jovens que trabalham para combater a violência na América Latina e no mundo. A cúpula reuniu 15 parceiros públicos e privados com indivíduos que trabalham para promover mudanças sociais e que já foram pioneiros de movimentos populares bem sucedidos.

            A secretária de Estado Hillary Clinton declarou que os EUA apóiam a Aliança dos Movimentos da Juventude “a fim de conectar jovens que trabalham no combate à violência na América Latina – seja violência doméstica, violência nos relacionamentos conjugais ou ilegalidade nas ruas das comunidades, todos temos que tomar posição contra a violência. E essa é uma nova ferramenta que irá ajudar”.

            “A Aliança dos Movimentos da Juventude é o melhor guia ‘saiba como’ porque compartilha melhores práticas e idéias inovadoras sobre como usar ferramentas tecnológicas em movimentos sociais”, observou Jason Liebman, co-fundador da Aliança dos Movimentos da Juventude, organização sem fins lucrativos por trás da cúpula.

(*) Freddy de Freitas, 48 anos, divorciado, é cidadão americano, nascido no Hospital de Base em Brasília; ex-aluno dos colégios Marista e Objetivo;
cursou jornalismo na Universidade de Brasília (UnB) e é colunista titular do Portal Brasil.

A PROPRIEDADE INTELECTUAL DOS TEXTOS É DE SEU AUTOR
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO MESMO E AO PORTAL BRASIL©
PROIBIDA A REPRODUÇÃO DESTE SEM AUTORIZAÇÃO PRÉVIA POR ESCRITO

Leia mais sobre Imigração ==> CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI