Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

M O T I V A Ç Ã O   &   E M P R E E N D E D O R I S M O
0 1  /  J U N H O  /  2 0 0 9

Dra. DENISE AMARALVOCÊ - UM PROFISSIONAL EXCELENTE!
Por Denise Amaral (*)

            Quanta energia nós desperdiçamos, quanto talento, achando que não somos capazes de conseguir aquilo que queremos. Talvez porque acreditamos mais naquilo que outras pessoas nos dizem do que na nossa própria voz interior. Talvez porque achamos que merecemos desejar, mas não merecemos possuir. Ou talvez porque encontremos tempo e energia apenas para pensar, mas nos falta a força necessária para realizar.

            Cercados que estamos por um triste hábito de fazer apenas o mínimo necessário, que parece ser o estímulo mais forte a mover a grande maioria das pessoas, passamos a conviver com a idéia de que a perfeição é um padrão inatingível de qualidade. Mas onde é que está escrito que não podemos chegar bem perto? Quando foi que criaram a regra de que não vale a pena fazer um esforço maior na direção do resultado excelente?

            Apesar de ser uma idéia bastante disseminada esta de que o desempenho médio já é mais do que suficiente, ainda há pessoas que acreditam na qualidade. E realmente se esforçam para alcançá-la. Ainda bem! Pois seria desesperador, insuportável mesmo, ver à nossa frente uma grande distância a ser percorrida, o caminho livre, e estarmos presos a um veículo que andasse a passo de tartaruga, enquanto a potência de seu motor permitisse alta velocidade.

            Cada um de nós deve olhar com muita atenção para dentro de si mesmo, buscando todos os sinais de força, todas as manifestações de talento, todos os dons que nos foram dados. E a partir daí, traçar estratégias concretas para conseguirmos realizar tudo aquilo que desejamos. Acreditar em nossa capacidade é o primeiro passo, mas é preciso adicionar trabalho! Não podemos ficar parados, esperando que felicidade e reconhecimento venham ao nosso encontro. Devemos ir buscá-los. Temos que perseguir os nossos sonhos, temos que criar oportunidades para que se realizem, fazer o que estiver ao nosso alcance para que se concretizem. E o fato de acreditarmos em nós mesmos, e na nossa capacidade real de ter sucesso em nossos projetos, é como uma dose extra de vitamina.

            Complicado como está o nosso mundo, encontramos pelo caminho muitas pessoas dispostas a criticar nosso trabalho, desvalorizar nossas realizações, a apontar falhas e defeitos na forma como agimos, no modo como trabalhamos. Não importa quantas coisas boas nós já tivermos conseguido, se houver uma falha, é justamente ela que será notada e claramente apontada.

            Não podemos nos deixar levar pela insegurança que essas circunstâncias provocam. Somos, sim, capazes de fazer grandes coisas, somos capazes de conseguir resultados realmente excelentes – basta acreditar de verdade, e trabalhar com empenho. Escorregadelas podem ser inevitáveis, mas se estivermos bem focados em nossos objetivos concretos, com certeza podemos aproveitá-las como uma oportunidade de aperfeiçoar ainda mais as nossas metas, e maximizar a eficiência de nossas energias.

            Podemos colecionar conquistas! Não devemos deixar de realizar tanto quanto podemos por medo de ouvir críticas, ou por receio de enfrentar a reação daqueles que escolheram contentar-se com muito menos do que nós já temos, ou ainda vamos conseguir.  Pessoas com pouca força de vontade, ou pouco dispostas a enfrentar as demandas de um trabalho bem feito, preferem usar suas energias e sua criatividade para manter o nível geral de conquistas em um patamar bastante baixo – como se assim o desempenho médio passasse a ser aceitável, e até considerado bom se comparado a todos os outros.  Mas esta é uma forma perversa de enganar a si mesmo, e ainda puxar para baixo pessoas que poderiam obter excelentes resultados.

            Todos se beneficiam por um bom trabalho. Aquele que o realiza, aquele que o utiliza, aquele que o coloca como exemplo a ser seguido, ou até mesmo a ser superado. Devemos usar todos os recursos que estão ao nosso alcance até o máximo de sua capacidade, qualquer coisa menos do que isso seria puro desperdício de talento e de oportunidade. Seria dizer “não” a grandes possibilidades!

            Quando algo nos move o suficiente para se transformar em desejo, é porque, em algum lugar dentro de nós, está a capacidade de realizá-lo. Se procurarmos com atenção e com cuidado, se trabalharmos com afinco, vamos estar cada dia mais perto daquilo que entendemos por verdadeira felicidade! Não podemos nos intimidar pelas falhas que cometemos, mas reforçar nossas metas com base em tudo o que nós já conquistamos. E superá-las, sempre que possível, dando nosso testemunho pessoal e concreto de que o futuro pode ser melhor para todos.

            A utilização consciente de recursos e tecnologias, aliada ao amor sincero por aquilo que fazemos, é caminho seguro para produtos e serviços da mais alta qualidade – e conquistas pessoais  admiráveis, além de extremamente gratificantes.

(*) Denise Rodrigues do Amaral é escritora, advogada e pós-graduada em Teoria da Comunicação, especialista em comunicação e produtividade.
É autora do livro "Crianças podem voar", publicado pela Editora Internacional e possui mais de 400 editoriais publicados na área de relacionamento no trabalho.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO AUTOR

Leia aqui mais colunas sobre Motivação & Empreendedorismo


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI