Área Cultural

Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal


E D I T O R I A L
0 1  /  M A I O  /  2 0 1 0

FERNANDO TOSCANO

SOCIEDADE - Bolsa Família ajuda na Educação de Jovens - Alunos cujas famílias recebem dinheiro do Bolsa Família apresentam melhores índices de aprovação e abandono escolar que os estudantes regulares da rede pública brasileira. Esse é o principal resultado do cruzamento de informações entre o Educacenso e o Sistema Presença, ferramenta do Ministério da Educação (MEC) que verifica se os filhos dos beneficiados do principal programa social do governo federal estão indo à escola.

            De acordo com dados do MEC, dos 500 mil alunos do ensino médio de 16 e 17 anos que recebem o Bolsa Família 81,1% passam de ano, enquanto a taxa de aprovação média dos mais de 7 milhões de jovens do censo escolar de 2008 no antigo colegial é de 72,6%. O índice de abandono da escola nesse ciclo educacional chega a 7,2% entre os beneficiários de transferência de renda do governo e 14,3% entre o total geral de estudantes contabilizados pelo Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão de estatísticas do MEC.

            No ensino fundamental, que concentra mais de 30 milhões de crianças matriculadas da 1ª à 8ª séries, a taxa de evasão dos mais de 9 milhões de alunos beneficiários do Bolsa Família é de 3,6%. O restante dos estudantes dessa etapa apresenta índice de 4,8% de abandono da escola. Em termos de aprovação, os alunos do ensino fundamental que não recebem apoio social têm melhor desempenho, com taxa de 82,3%, ante média de 80,5% daquelas crianças cujos pais recebem recursos federais.

ECONOMIA - Renda variável tem grande aumento na volatilidade - O investidor deve se preparar para um novo período de instabilidade e fortes emoções. Ontem foi o melhor exemplo de como apenas os que tiverem nervos de aço devem se arriscar a acompanhar os mercados e seus choques no dia a dia. Ao ver o índice Dow Jones cair 9,16%, mesmo que por alguns minutos, até os mais experientes executivos de mercado não conseguiam esconder o espanto.

            A queda de ontem teria sido agravada por um o erro de digitação em uma operação de venda de ações no mercado americano - bilhões no lugar de milhões de papéis -, o que teria provocado uma reação em cadeia de ordens de venda via computador. Mas, mesmo sem isso, a perda já teria sido expressiva, como mostraram os fechamentos dos índices mundiais.

            As oscilações de ontem mostram o perigo dos sistemas eletrônicos na bolsa, diz um analista de mercado que pediu para não ser citado. "Mas isso não aconteceu do nada, o mercado já estava caindo, nervoso com risco para a Europa e isso levou a um acúmulo de ordens de venda e teria havido uma errada", diz. No Brasil, afirma, isso dificilmente aconteceria porque há limites de oscilação a partir dos quais os negócios param e a ação entra em leilão. Para os papéis que fazem parte das carteiras dos índices, esse limite é de 3%. Nos demais, é de 10% de queda.

            Entre outros fatores que ajudaram a derrubar o mercado estariam as declarações do presidente do BC Europeu dizendo que não previa nova ajuda aos bancos da região e a reforma do sistema bancário americano, com a criação de novas taxas para as instituições.

POLÍTICA - Dilma, Serra e Marina fizerem primeiro debate - No que foi provavelmente o primeiro debate político de caráter eleitoral em sua vida, a presidenciável petista Dilma Rousseff foi vaiada duas vezes por prefeitos reunidos no Congresso da Associação Mineira dos Municípios, em Belo Horizonte. O tucano José Serra adotou um tom conciliador e afirmou que convidará o PT e o PV para compor sua equipe, caso seja eleito presidente. A candidata do PV, Marina Silva, surpreendentemente com muitos apoiadores na plateia de prefeitos, queixou-se de problemas de saúde e foi irônica ao atacar ambos os adversários.

            Muito nervosa, a pré-candidata petista passou boa tarde de seu tempo relacionando resultados dos sete anos de governo Lula e pouco falou de suas propostas para o futuro. Esqueceu de fazer uma saudação aos organizadores do evento e aos colegas presidenciáveis em sua primeira fala. Usou as considerações finais para responder a uma pergunta sobre os royalties do petróleo, feita no bloco anterior. Só foi assertiva ao prometer realizar uma reforma tributária, sem entrar em detalhes sobre seu conteúdo.

            Serra surpreendeu ao prometer, se eleito, cometer o que chamou de "heresia" e convidar seus adversários para o governo. "O Brasil vai precisar estar junto. A oposição sempre empurra o governo para um lado que ele não devia ir", disse. O tucano fez a afirmação logo após Marina Silva fazere uma ironia em relação a seus rivais: "Gostaria de que saíssemos destas eleições com um novo acordo social. Sábios são os que aprendem com os erros dos outros. Estúpidos são os que não aprendem com os próprios erros. O PSDB tornou-se refém dos piores erros do DEM e o PT tornou-se refém dos piores erros do PMDB", disse a senadora.

            Os candidatos foram evasivos ao detalhar pontos sobre a reforma tributária que defendem e se esquivaram de comentar o projeto de lei do deputado Ibsen Pinheiro (PMDB-RS) que muda a destinação dos royalties do petróleo. Ao comentar o tema, Marina falou longamente sobre educação. Dilma discorreu sobre "o mal dos alagamentos". Serra disse ser favorável ao redesenho dos royalties do setor mineral.

CINEMA - Em busca do ouro - Quem tinha dez anos em 1980 lembra-se bem do frenesi contínuo na cratera aberta em plena floresta amazônica. Eram milhares de corpos monocromáticos, recobertos de barro da cabeça aos pés - devidamente calçados com kichute, tênis da Alpargatas que era hit no garimpo por ter travas na sola, que evitavam escorregões. Picaretas na mão, homens vindos do Ceará, de Pernambuco, do Maranhão, de São Paulo, de todos os cantos, sonhavam em "enricar". Serra Pelada era imagem constante na televisão do fim da ditadura. Dizia-se que o país iria pagar a dívida externa com a riqueza extraída do maior garimpo a céu aberto do mundo. Mas, a rigor, nem se sabe ao certo quanto a mina produziu. Estimativas falam em 40 a 60 toneladas. O que não saiu pela Caixa Econômica Federal, a única compradora oficial do ouro de Serra Pelada, ninguém sabe, ninguém viu.

            O garimpo foi fechado em 1992, quando o buraco ficou muito fundo, a segurança mais precária e a produção minguava. Na cabeça dos garimpeiros que ainda vivem na vila, o garimpo parou quando começaram a chegar perto dos grandes veios de ouro, que o governo nunca quis que alcançassem. Sem os homens para bombear a água que brotava das paredes, a cava encheu. Formou um lago meio sem graça, igual a qualquer outro. Claro que não é. Quem lembra das fotos preto e branco de Sebastião Salgado ou Jorge Araújo nem registra os adolescentes que hoje nadam ali, depois da aula. Só pensa nas histórias movidas a mercúrio e ouro, sangue e suor, que ainda estão debaixo daquela água. Veja mais na grande tela...

QUIZ BRASIL - O Quiz Brasil foi desativado, temporariamente, após cinco anos e meio. Motivo: A Oi (leia-se Brasil Telecom) bloqueou de alguma forma o acesso externo aos servidores. Mesmo com a configuração do modem de forma adequada, liberação das portas necessárias e todo o aparato tecnológico, por mais que tentássemos, não conseguimos disponibilizar acesso externo ao servidor do Quiz Brasil. Enquanto a situação perdurar o servidor permanecerá desligado. Agradeço a compreensão dos participantes ativos e em breve informaremos a decisão final.

Orkut: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=24875694
Forum
: http://quizbrasil.6.forumer.com/index.php

Download e instruções gerais no site do Portal Brasil: Clique aqui
Download no site Superdownloads: Clique aqui

No link a seguir apresentamos uma tabela onde podemos demonstrar a evolução do Quiz Brasil, lançado em 28.11.2004, no decorrer desse período ==> CLIQUE AQUI

Quinzena que vem tem mais....

Abraços,

Fernando Toscano       
Editor do Portal Brasil     

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DO COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SEU AUTOR E AO PORTAL BRASIL

LEIA OUTRAS COLUNAS AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI