Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

I M I G R A Ç Ã O
1 6  /  A B R I L  /  2 0 1 0
 

GOVERNO E EMPRESAS DOS EUA FORNECEM ASSISTÊNCIA ÀS VÍTIMAS DAS ENCHENTES NO RIO DE JANEIRO
Por Freddy de Freitas (*)

Governo e empresas dos EUA fornecem assistência às vítimas das enchentes no Rio de Janeiro

            A missão dos EUA no Brasil e empresas americanas do Grupo Mais Unidos anunciaram hoje que estão unindo forças e recursos em resposta à emergência causada pelas enchentes no estado do Rio de Janeiro.

            A Agência dos EUA para Desenvolvimento Internacional (USAID) e o Escritório de Assistência a Desastres Internacionais (OFDA), fizeram parceria com empresas dos EUA que participam do Grupo Mais Unidos, dedicado à responsabilidade social corporativa, em resposta à situação de emergência no estado do Rio de Janeiro. Todos os esforços estão sendo implementados em parceria com a defesa civil, com os governos municipal e estadual do Rio de Janeiro e com ONGs.

            A intenção é que a assistência seja um complemento aos esforços já feitos pelo governo estadual do Rio de Janeiro.

            A missão dos EUA no Brasil contribuiu inicialmente com 50 mil dólares e as empresas americanas que participam do Grupo Mais Unidos estão contribuindo com mais de 280 mil dólares em dinheiro e em mercadorias para ajudar com os esforços de socorro no estado.

            O embaixador dos EUA no Brasil, Thomas A. Shannon, Jr., expressou na suas condolências para a população do Rio de Janeiro. “Estamos com o povo brasileiro nessa hora de dificuldade, confiantes de que a força e a perseverança do povo fluminense vão superar esta recente tragédia”.

            Além das contribuições financeiras, o apoio do governo dos EUA e a assistência das empresas do Mais Unidos serão usados para adquirir itens de higiene, produtos de limpeza, roupas e medicamentos, que serão fornecidos à população desalojada de suas casas devido às enchentes e aos deslizamentos de terra. A compra dessas mercadorias serão facilitadas pela instituição humanitária ADRA, responsável também pela distribuição dos produtos por meio das agência de defesa civil do estado. As empresas dos EUA também disponibilizam tecnologia e conhecimento e estão mobilizando voluntários.

            A Chevron começou as contribuições com a doação de 135 mil dólares para comprar aproximadamente 3 mil cestas básicas. A Walmart doou 50 toneladas de alimentos e produtos de higiene e limpeza e estabeleceu pontos de coleta que conseguiram 30 toneladas em doações. A FedEx ofereceu ajuda aos outros membros do Mais Unidos com transporte e Baxter fez doações em recursos financeiros.

            Mais empresas membros do Mais Unidos, incluindo Dow, Coca-Cola, ExxonMobil, General Electric e Ketchum doaram água e alimentos e organizaram campanhas internas para incentivar doações voluntárias dos funcionários. Empresas como McDonalds, Accenture, Alcoa, Cummins, Deloitte Touche, Tohmatsu, HP, IBM, Rigesa, Intel, KPMG, PricewaterhouseCoopers, MSD e Whirlpool também doaram dinheiro e itens de emergência, enquanto motivaram seus funcionários a ajudar com doações.

Links úteis:

      USAID/Brazil: http://brazil.usaid.gov
Mais Unidos: www.maisunidos.org
ADRA:  http://www.adra.org

EUA e Brasil Fortalecem Parceria com Assinatura de Acordo de Cooperação em Defesa

            O ministro da Defesa Nelson Jobim e o secretário da Defesa Robert Gates assinaram um acordo de cooperação em defesa entre os governos do Brasil e dos Estados Unidos da América.

            Como as duas democracias mais populosas do Continente Americano, os Estados Unidos e o Brasil desfrutam de relacionamento bilateral cada vez mais estreito, inclusive na área da defesa. O DCA permitirá que a cooperação EUA – Brasil em matéria de defesa se intensifique e se estenda para novas áreas de interesse mútuo.

            Entre os exemplos de cooperação promovidos no DCA, estão:

-  cooperação nos campos de pesquisa e desenvolvimento, apoio logístico, segurança tecnológica e aquisição de produtos e serviços de defesa;

-  trocas de informação sobre assuntos como experiências operacionais, tecnologia de defesa e operações internacionais de manutenção da paz;

treinamento e formação militar combinados e exercícios militares em conjunto;

-  colaboração relacionada a sistemas e equipamentos militares;

-  intercâmbio de instrutores e estudantes de instituições de defesa;

-  visitas a navios da Marinha;

- iniciativas comerciais relacionadas a assuntos de defesa.

            A assinatura do DCA reflete os vários interesses de segurança nacional e internacional compartilhados pelos dois países. Esses interesses comuns e os benefícios da estreita cooperação EUA–Brasil em matéria de defesa foram demonstrados na resposta dada pelos Estados Unidos e pelo Brasil ao terremoto de janeiro de 2010 no Haiti – em que milhares de soldados das Forças Armadas brasileiras e americanas trabalharam lado a lado para prestar assistência emergencial ao povo haitiano e salvar vidas.

            Os Estados Unidos buscam parceria com outras nações das Américas para resolver os complexos desafios de segurança multinacional enfrentados por todos os países do nosso Continente. O fortalecimento da cooperação EUA–Brasil em matéria de defesa, nos níveis estratégicos, operacionais e táticos, permitirá que nossos dois países e nossos vizinhos se unam para atingir esse objetivo.

(*) Freddy de Freitas, 48 anos, divorciado, é cidadão americano, nascido no Hospital de Base em Brasília; ex-aluno dos colégios Marista e Objetivo;
cursou jornalismo na Universidade de Brasília (UnB) e é colunista titular do Portal Brasil.

A PROPRIEDADE INTELECTUAL DOS TEXTOS É DE SEU AUTOR
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO MESMO E AO PORTAL BRASIL©
PROIBIDA A REPRODUÇÃO DESTE SEM AUTORIZAÇÃO PRÉVIA POR ESCRITO

Leia mais sobre Imigração ==> CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI