Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

I M I G R A Ç Ã O
1 6  /  J U L H O  /  2 0 1 0
 

Coluna da quinzena
Por
Freddy de Freitas (*)

Independência dos Estados Unidos no Brasil

            Na noite de segunda-feira, dia 5 de julho, o Cônsul Geral dos EUA no Rio de Janeiro, Dennis W. Hearne, e o Embaixador dos EUA para o Brasil, Thomas A. Shannon, receberam cerca de 300 convidados para comemorar os 234 anos da Independência dos Estados Unidos, no Palácio da Cidade, no Rio de Janeiro.
 
            Estiveram presentes à comemoração representantes do governo do estado do Rio de Janeiro, oficiais militares do Brasil e representantes de organizações não-governamentais, da sociedade civil e do corpo consular internacional.
 
            O Cônsul Geral Dennis Hearne deu as boas-vindas aos convidados e apresentou o novo embaixador da missão diplomática Americana no Brasil. Em seguida o Sr. Thomas Shannon leu a mensagem da Secretária de Estado Hillary Clinton sobre o Dia da Independência dos EUA e em seu discurso aos convidados, salientou a importância da celebração dos valores e direitos que preservam o bem-estar e da liberdade do indivíduo ...
 
            "... Este é um dia que é dedicado aos direitos fundamentais do indivíduo, e também, mais amplamente, nas palavras de nossos pais fundadores, à vida, à liberdade e à busca da felicidade. Neste dia, nós nos comprometemos com o bem-estar e liberdade do indivíduo. Nossa comemoração não é marcada por desfiles militares e espetáculos de força, mas por churrascos, jogos de beisebol, shows e fogos de artifício. É uma reunião de homens e mulheres livres, unidos em comunidade, e expressar o nosso espírito americano...".
 

            Ao final de seus discursos, o Embaixador Shannon e o Cônsul Geral Hearne convidaram os convidados a levantar um brinde ao Dia da Independência e aos laços que unem os dois países.

ONGs brasileiras são destaque em filme sobre futebol

Rio de Janeiro - O Consulado dos EUA no Rio organizou duas exibições do filme “Gol! Futebol para um futuro melhor”. No dia 1º julho, cerca de 60 jovens, a maioria integrantes do programa “Vencedoras”,  assistiram ao documentário e em seguida participaram de um debate sobre a importância de valores ligados ao esporte tanto na vida pessoal como profissional de cada um. Na sexta-feira, 9 de julho, foi a vez de aproximadamente 80 jovens do programa “Bola pra Frente” assistirem ao filme na sede da ONG em Guadalupe, zona norte do Rio de Janeiro.
 
"Gol! Futebol para um futuro melhor” foi filmado nos EUA, Brasil e África do Sul e produzido pelo
America.gov, do Departamento de Estado dos EUA. O documentário - produzido para coincidir com a Copa do Mundo de 2010 na África do Sul - mostra o trabalho de ONGs que usam o futebol como ferramenta para motivar e capacitar a juventude economicamente desfavorecida nos três países além de abordar questões como respeito, diversidade, igualdade de gênero e trabalho em equipe.
 
            “Não é coincidência que esse filme tenha sido gravado no Brasil, Estados Unidos e na África do Sul. Os três países têm em comum a diversidade em suas sociedades, o que é muito importante e uma grande vantagem”, disse o cônsul Erik Holm-Olsen, diretor da seção de imprensa, educação e cultura do Consulado dos EUA no Rio.

            No Brasil, um dos programas retratados é o "Vencedoras" , uma iniciativa da organização
Companheiros das Américas” com foco no empoderamento econômico de mulheres através do ensino do futebol.
 
            "Fiz novas amizades no programa, pessoas que eu vou levar para a vida inteira. As habilidades que eu aprendi lá também vou levar para sempre, como respeito e foco em resultado”, diz Natanielle, de 21 anos.
 
            Outro programa brasileiro que é destaque no filme é o “Bola pra Frente”. O instituto, criado pelos ex-jogadores Jorginho e Bebeto em 2000, atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, na faixa etária de 6 a 17 anos.
 
            “O ‘Bola pra Frente’ é tudo pra mim”, disse Abraão, de 13 anos, à equipe do Consulado durante a visita à sede da ONG.
 
            Alunos dos programas “Bola pra Frente” e “Vencedoras” participaram das filmagens do documentário, em março deste ano, no Rio. Muitos dos jovens estavam ansiosos para se verem na televisão pela primeira vez, especialmente em um filme que está rodando o mundo. 
 
            “Pra mim, participar do “Vencedoras” foi muito gratificante, mudou muito a minha vida, eu aprendi muitas coisas. Participar do filme foi muito legal, eu sei que o mundo todo vai estar me vendo”, orgulha-se Bianca, de 17 anos.
 
            “O filme é maravilhoso porque a gente viu que lá na África, nos EUA e no Brasil, todos jogam pelo mesmo objetivo: mostrar que não há diferenças entre as pessoas, todos estão lá com a mesma finalidade que é jogar futebol e aprender com isso”, diz Tatiane, 17 anos, aluna do “Instituto Bola pra Frente”. Tatiane continua:
“O ‘Bola pra Frente’ foi feito com a esperança de dar oportunidades a jovens da comunidade que tinham o mundo fechado. Eu vi que nos outros países é a mesma coisa: todos lutam por um mundo melhor.”

            No filme, celebridades ligadas ao esporte contam histórias pessoais e falam sobre a importância do diálogo desde cedo, tanto dentro quanto fora do campo, sobre capacitação para a vida e os benefícios sociais resultantes. Entre os entrevistados estão os astros do futebol brasileiro Carlos Alberto Torres, capitão da seleção tricampeã de 1970,  e Marta da Silva, considerada a melhor jogadora de futebol do mundo. 
 
            O documentário “Gol! Futebol para um futuro melhor” está disponível no sites
America.gov, em inglês, e Youtube, com legendas em português. - uma ONG que utiliza o esporte como ferramenta motivacional para meninas, visando a capacitação profissional e a capacitação técnica de treinamento para jovens em comunidades de baixa renda em todo Rio de Janeiro. Vencer é implementado pela Partners organização afiliada ao Instituto Companheiros das Américas (ICA) e já formou mais de 1.000 jovens a partir de seis diferentes comunidades do Rio de Janeiro, em parceria com diversas ONGs, universidades e empresas. 

(*) Freddy de Freitas, divorciado, é cidadão americano, nascido no Hospital de Base em Brasília; ex-aluno dos colégios Marista e Objetivo;
cursou jornalismo na Universidade de Brasília (UnB) e é colunista titular do Portal Brasil.

A PROPRIEDADE INTELECTUAL DOS TEXTOS É DE SEU AUTOR
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO MESMO E AO PORTAL BRASIL©
PROIBIDA A REPRODUÇÃO DESTE SEM AUTORIZAÇÃO PRÉVIA POR ESCRITO

Leia mais sobre Imigração ==> CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI