Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

R E L I G I Ã O
0 3 /  J A N E I R O  /  2 0 1 0

PÚRPURA
Por Bruno Aníball Peixoto de Souza, colunista do Portal Brasil

            O versículo 1º do Salmo 19 afirma que os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos, incluso o pôr de sol.

            Sempre que em “la puesta del sol”, na viração do dia, quando a luz se retira para que a escuridão embale o descanso, o sono, como uma mãe balança seu bebê, as nuvens assumem invariavelmente matizes que orbitam o púrpura.

            DEUS descia em toda a viração do dia, no pôr do sol, para falar com Adão e Eva no jardim do Éden antes da queda e da expulsão do homem, momento em que hoje as nuvens espraiam um roxo cerúleo.

            Curiosamente, a roupa sacerdotal israelita era feita de ouro, estofos azul, púrpura e carmesim – Êxodo, capítulo 28, versículo 15. Com ela o sumo sacerdote uma vez por ano adentrava no Santo dos Santos, onde estava a Arca da Aliança e a presença de DEUS em toda a sua santidade. Se não estivesse puro, morreria ali e seus pares o retirariam com uma corda para que não morressem também.

            Esse é o drama do encontro entre DEUS absolutamente puro e o homem em pecado, caído. Assim como a luz destroça as trevas, a presença DEUS fulmina o pecador, a não ser que o sangue do cordeiro, simbolizando JESUS, revestisse sua alma, atraindo a redenção que adviria com o sangue de JESUS, porque o poder do sangue de JESUS é atemporal, alcança os que o esperavam antes e após sua vinda. É o único meio de acesso ao PAI.

            O ouro significa a abundância e a riqueza da bondade de DEUS; o azul, o céu, morada do altíssimo, enfim, DEUS; e o carmesim, vermelho, o homem. O primeiro homem se chamava Adão que quer dizer vermelho, a cor da terra porque dela foi formado.

            Por sua vez, púrpura é a cor que resulta da fusão da cor azul com a vermelha, ou seja, literalmente reflete o desejo de DEUS que mora no céu azul em se unir outra vez com o homem formado da terra vermelha.

            Isso é o que cada “puesta del sol” atesta, numa linguagem de cor, sem palavra, mas audível a um coração que deseja conhecer a DEUS.

            Paz púrpura! 

Leia outras colunas sobre Religião ==> CLIQUE AQUI

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DO COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SEU AUTOR E AO PORTAL BRASIL


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI