Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

R E L I G I Ã O
1 1
 /  J U L H O  /  2 0 1 0

VOCÊS SÃO DEUSES? PARTE II
Por Bruno Aníball Peixoto de Souza, colunista do Portal Brasil

            O Salmo 82 talvez seja um dos mais polêmicos e de difícil interpretação, ademais, foi expressamente mencionado por JESUS, o messias, o cumprimento das profecias, a palavra de DEUS que se fez carne habitou entre nós, o que acentua esse viés:

            “DEUS está na congregação dos poderosos; julga no meio dos deuses. Até quando julgareis injustamente, e aceitareis as pessoas dos ímpios? Fazei justiça ao pobre e ao órfão; justificai o aflito e o necessitado. Livrai o pobre e o necessitado; tirai-os das mãos dos ímpios. Eles não conhecem, nem entendem; andam em trevas; todos os fundamentos da terra vacilam. Eu disse: Vós sois deuses, e todos vós filhos do Altíssimo. Todavia morrereis como homens, e caireis como qualquer dos príncipes. Levanta-te, ó Deus, julga a terra, pois tu possuis todas as nações.”

            Há três correntes de interpretação para a expressão “deuses” conforme a “Bíblia de Estudo de Genebra” de R. C. Sproul: a) seria uma referência a poderes angelicais, seres espirituais menores a compor o concílio celeste de DEUS, logo não humanos; b) literalmente seriam divindades subordinadas ao SENHOR; e c) a mais aceita, “deuses” em hebraico “Elohim” é usado a indicar juízes humanos em Êxodo 21:6, 22:8-9, ou seja, na qualidade de juízes os homens poderiam ser chamados de senhores, apesar de mortais, além do que o contexto do Salmo se refere a julgamento.

            Contudo se a Bíblia é a palavra de DEUS, nada melhor a explicá-la que ela mesma e, sobretudo, as citações de JESUS, porque JESUS é a essência do Velho e do Novo Testamento, o supra sumo das Escrituras, o alpha e o ômega, o princípio e o fim, aquele que sustenta toda a criação pelo poder da sua palavra, as quais por sua vontade vieram a existir, enfim, o que mais conhece as Escrituras porque ELE é o cumprimento delas, o espírito das profecias. 

            Assim, o contexto em que JESUS menciona o Salmo 82 é enigmático e extrapola a percepção esposada.

            Até o próximo texto.

            Paz.

Leia outras colunas sobre Religião ==> CLIQUE AQUI

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DO COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SEU AUTOR E AO PORTAL BRASIL


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI