Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

R E L I G I Ã O
1 8
 /  J U L H O  /  2 0 1 0

VOCÊS SÃO DEUSES? PARTE III
Por Bruno Aníball Peixoto de Souza, colunista do Portal Brasil
           

            Quando os judeus acossaram a JESUS para lhe matar porque se dizia filho de DEUS, ELE os redargüiu assim:

            “Mas vós não credes porque não sois das minhas ovelhas, como já vo-lo tenho dito. As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem. E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mais deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai. Eu e o Pai somos um. Os judeus pegaram então outra vez em pedras para o apedrejar. Respondeu-lhes Jesus: Tenho-vos mostrado muitas obras boas procedentes de meu Pai; por qual destas obras me apedrejais? Os judeus responderam, dizendo-lhe: Não te apedrejamos por alguma obra boa, mas pela blasfêmia; porque, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo. Respondeu-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: Sois deuses? Pois, se a lei chamou deuses àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida (e a Escritura não pode ser anulada), àquele a quem o Pai santificou, e enviou ao mundo, vós dizeis: Blasfemas, porque disse: Sou Filho de Deus? Se não faço as obras de meu Pai, não me acrediteis. Mas, se as faço, e não credes em mim, crede nas obras; para que conheçais e acrediteis que o Pai está em mim e eu nele. Procuravam, pois, prendê-lo outra vez, mas ele escapou-se de suas mãos. E retirou-se outra vez para além do Jordão, para o lugar onde João tinha primeiramente batizado; e ali ficou. E muitos iam ter com ele, e diziam: Na verdade João não fez sinal algum, mas tudo quanto João disse deste era verdade. E muitos ali creram nele.”

            A expressão “vós sois deuses” JESUS pinçou do  Salmo 82:

           “DEUS está na congregação dos poderosos; julga no meio dos deuses. Até quando julgareis injustamente, e aceitareis as pessoas dos ímpios? Fazei justiça ao pobre e ao órfão; justificai o aflito e o necessitado. Livrai o pobre e o necessitado; tirai-os das mãos dos ímpios. Eles não conhecem, nem entendem; andam em trevas; todos os fundamentos da terra vacilam. Eu disse: Vós sois deuses, e todos vós filhos do Altíssimo. Todavia morrereis como homens e caireis como qualquer dos príncipes. Levanta-te, ó Deus, julga a terra, pois tu possuis todas as nações.”

            JESUS usou esse texto para desbaratar o intento assassino dos judeus, que o rejeitavam a despeito do que fizera, porque se o ALTÍSSIMO chamara “deuses” aos que receberam a lei, como lhe apedrejariam por ser filho de DEUS – no caso o unigênito do PAI – atestado por sinais e prodígios que procediam do PAI?

            O versículo 6 choca – “Eu disse: Vós sois deuses, e todos vós filhos do Altíssimo... “ – porque se vislumbra de plano as prerrogativas de DEUS: o poder de se vingar, de impor o que se quer e o de fazer o que se quer.

            Mas não é disso que se trata. Conforme JESUS testifica o versículo 6 do Salmo 82 é afeito exclusivamente ao que receberam a lei de DEUS, portanto aos que se lhe submetem.

            Os tais sabem pelas Escrituras que a vingança pertença ao SENHOR – Salmo 94:1 - que não podem impor sua vontade porque “não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos (Zacarias 4 : 6)”; não vivem para si como JESUS, cuja comida e bebida era fazer a vontade do PAI (João 4:34) e, Paulo para quem o viver era CRISTO e o morrer, lucro (Filipenses 1:21).

            Sobretudo não desejam para si a glória de DEUS – “Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura (Isaías 42:8)". A expressão “vós sois deuses, sois todos filhos do ALTÍSSIMO” nenhuma relação apresenta com a vontade humana decaída, desde que o homem desejou ser como DEUS e comeu o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal no jardim do Éden.

            O “vós sois deuses” é o predicado de DEUS aos que receberam sua lei e responderam à missão desvelado nos versículos 4 e 5, os versículos que antecedem o enigmático versículo 6:

           “Fazei justiça ao pobre e ao órfão; justificai o aflito e o necessitado. Livrai o pobre e o necessitado; tirai-os das mãos dos ímpios. Eles não conhecem, nem entendem; andam em trevas; todos os fundamentos da terra vacilam.”

            Paz.

Leia outras colunas sobre Religião ==> CLIQUE AQUI

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DO COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SEU AUTOR E AO PORTAL BRASIL


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI