Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

R E L I G I Ã O
0 6
 /  J U N H O  /  2 0 1 0

JESUS PERGUNTA PELA "PADARIA"
Por Bruno Aníball Peixoto de Souza, colunista do Portal Brasil

            JESUS multiplicou o pão duas vezes. Na primeira alimentou cinco mil homens, afora mulheres e crianças. Mas antes perguntou a Felipe aonde encontraria pão a alimentar tanta gente - João, capítulo 6, versículos 1 a 13:

            “Depois disto partiu Jesus para o outro lado do mar da Galiléia, que é o de Tiberíades. E grande multidão o seguia, porque via os sinais que operava sobre os enfermos. E Jesus subiu ao monte, e assentou-se ali com os seus discípulos. E a páscoa, a festa dos judeus, estava próxima. Então Jesus, levantando os olhos, e vendo que uma grande multidão vinha ter com ele, disse a Filipe: Onde compraremos pão, para estes comerem? Mas dizia isto para o experimentar; porque ele bem sabia o que havia de fazer. Filipe respondeu-lhe: Duzentos dinheiros de pão não lhes bastarão, para que cada um deles tome um pouco. E um dos seus discípulos, André, irmão de Simão Pedro, disse-lhe: Está aqui um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas que é isto para tantos? E disse Jesus: Mandai assentar os homens. E havia muita relva naquele lugar. Assentaram-se, pois, os homens em número de quase cinco mil. E Jesus tomou os pães e, havendo dado graças, repartiu-os pelos discípulos, e os discípulos pelos que estavam assentados; e igualmente também dos peixes, quanto eles queriam. E, quando estavam saciados, disse aos seus discípulos: Recolhei os pedaços que sobejaram, para que nada se perca. Recolheram-nos, pois, e encheram doze alcofas de pedaços dos cinco pães de cevada, que sobejaram aos que haviam comido.”

            Felipe recebeu uma pergunta que pressupunha prisão à limitação humana, estavam no meio do nada, numa relva, onde haveria “padaria” com estoque para cinco mil homens, afora mulheres e crianças. Agarrou firme a “isca” e seguiu calculando o valor, o montante, a conta.

            No tabernáculo de Moisés havia a Arca da aliança onde estava a presença de DEUS, lugar em que DEUS falava com e ele e, diante dela, uma mesa com pães especiais, os pães da proposição que explicam o porquê da pergunta de JESUS - Êxodo capítulo 25, versículos 23 a 30:

            “Também farás uma mesa de madeira de acácia; o seu comprimento será de dois côvados, e a sua largura de um côvado, e a sua altura de um côvado e meio. E cobri-la-ás com ouro puro; também lhe farás uma coroa de ouro ao redor. Também lhe farás uma moldura ao redor, da largura de quatro dedos, e lhe farás uma coroa de ouro ao redor da moldura. Também lhe farás quatro argolas de ouro; e porás as argolas aos quatro cantos, que estão nos seus quatro pés. Defronte da moldura estarão as argolas, como lugares para os varais, para se levar a mesa. Farás, pois, estes varais de madeira de acácia, e cobri-los-ás com ouro; e levar-se-á com eles a mesa. Também farás os seus pratos, e as suas colheres, e as suas cobertas, e as suas tigelas com que se hão de oferecer libações; de ouro puro os farás. E sobre a mesa porás o pão da proposição perante a minha face perpetuamente.”

            DEUS disse a Moisés que nem só de pão viveria o homem, mas de toda palavra que procede da boca de DEUS – Deuteronômio 8:3 - porque é um ser físico e espiritual, logo necessita suprir o corpo e espírito, pelo que, por óbvio, reconhece que o homem possui necessidades materiais.

            Era disso que JESUS tratava quando lhe indagou da “padaria” e Felipe indiretamente respondeu que a esquecesse, pois não havia dinheiro.

            A mesa com o pão da proposição face à Arca da aliança, portanto da presença de DEUS, significa que diante de DEUS o homem tem supridas suas necessidades, ainda que impossível à dimensão física, porque ELE é quem chama à existência todas as coisas, as que por sua vontade vieram a existir.

            E mais, DEUS usa o que está na mão daquele que se esforça a estar diante de sua face, usou a vara de Moisés para desbaratar o exército de Faraó e dividir o Mar Vermelho em dois, e agora usava cinco pães e dois peixinhos.

            vós, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite" (Isaías 55 : 1). Esse texto é um convite profético a que o homem experimente a abundância em DEUS de alimento espiritual e físico, não a satisfação distorcida pelo pecado direcionado ao consumo vaidoso, soberbo e desenfreado, mas a de abundância que o homem precisa para usa integridade, saúde e higidez física e espiritual.

            A resposta correta seria: JESUS, você é DEUS, portanto na sua presença está o pão da proposição, não precisamos de “padaria”, podemos comprar e comer sem dinheiro e sem preço.

            Paz.

Leia outras colunas sobre Religião ==> CLIQUE AQUI

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DO COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SEU AUTOR E AO PORTAL BRASIL


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI