Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

R E L I G I Ã O
0 7
 /  M A R Ç O  /  2 0 1 0

ELIAS, HUMANO?
Por Bruno Aníball Peixoto de Souza, colunista do Portal Brasil

            Elias estava no cume de um monte e por duas vezes foi abordado por uma divisão do exército de Israel com cinqüenta homens. Nas duas disse que se era homem que descesse fogo dos céus e os consumisse. É possível imaginar que ele fosse cabalmente humano? Ademais, não morreu, uma carruagem de fogo o levou ao céu.

            Daí se extrai a idéia de um homem especial, quase sobrenatural, um santo. Mas não era assim. Elias sofreu ao menos um momento de depressão e possuía um sarcasmo cáustico, conforme dois enxertos pinçados das Escrituras – I Reis 18:25 a 29 e 19:4: 

“E disse Elias aos profetas de Baal: Escolhei para vós um dos bezerros, e preparai-o primeiro, porque sois muitos, e invocai o nome do vosso deus, e não lhe ponhais fogo.

26  E tomaram o bezerro que lhes dera, e o prepararam; e invocaram o nome de Baal, desde a manhã até ao meio dia, dizendo: Ah! Baal, responde-nos! Porém nem havia voz, nem quem respondesse; e saltavam sobre o altar que tinham feito.

27  E sucedeu que ao meio dia Elias zombava deles e dizia: Clamai em altas vozes, porque ele é um deus; pode ser que esteja falando, ou que tenha alguma coisa que fazer, ou que intente alguma viagem; talvez esteja dormindo, e despertará.

28  E eles clamavam em altas vozes, e se retalhavam com facas e com lancetas, conforme ao seu costume, até derramarem sangue sobre si.

29  E sucedeu que, passado o meio dia, profetizaram eles, até a hora de se oferecer o sacrifício da tarde; porém não houve voz, nem resposta, nem atenção alguma.” 

“Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais.” 

            O apóstolo Tiago solapa a percepção de que Elias como um super homem. Na Bíblia só há um super: JESUS. De Elias abaixo, o príncipe dos profetas, todos são iguais: humanos e falhos. Elias apareceu com JESUS e Moisés no monte da transfiguração, no período em que JESUS exerceu seu ministério na terra. A despeito de tamanho, honra, segue sendo humano. Tiago revela o diferencial: 

“Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra. E orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto.” 

            O tempo que Elias dedicava à oração o tornou o que foi, ao invés de seus atributos. O poder de DEUS se aperfeiçoa na fraqueza humana. E o homem se descobre fraco quando ora.

Paz. 

Leia outras colunas sobre Religião ==> CLIQUE AQUI

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DO COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SEU AUTOR E AO PORTAL BRASIL


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI